Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Idam lança Projetos Prioritários para seis cadeias produtivas em Itacoatiara

27/09/2019
Compartilhar

Seis Projetos Prioritários que irão fortalecer as cadeias produtivas da bovinocultura, citros, cupuaçu, borracha natural, pesca e piscicultura em Itacoatiara, município a 270 quilômetros de Manaus, foram lançados na quinta-feira (26/09) pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O evento aconteceu na sede do Centro de Educação Tecnológica (Cetam/Itacoatiara), situada na avenida Mário Andreaza, São Francisco.

A execução dos 21 Projetos Prioritários, criteriosamente selecionados pelo Idam conforme o potencial das cadeias produtivas em cada município, visa oportunizar uma assistência técnica de qualidade, com profissionalização, capacitação, metodologias participativas, acompanhamento técnico, elaboração de projetos de crédito rural e inserção de novas tecnologias no campo para os mais de 30 mil beneficiários dos projetos em todo o estado.

Segundo a diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, as ações dos projetos serão executadas com apoio e participação dos órgãos parceiros. “Os projetos serão desenvolvidos em parceria com as instituições de pesquisa, ensino, comercialização, defesa sanitária e outros órgãos do setor primário, cada um na sua especificidade”, explicou Eda, ao destacar que a Instituição dará atenção especial à elaboração dos projetos de crédito rural, para viabilizar oportunidades de desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida de quem produz alimentos.

Para o secretário de Produção Rural de Itacoatiara, Rudson Araújo, esses projetos são de grande importância para os agricultores familiares e produtores rurais, principalmente porque irão contemplar o município de Itacoatiara. “Aqui no município temos um projeto na Costa da Conceição para alavancar a produção dessa comunidade, que apresenta potencial na produção de frutíferas, e esses projetos vieram em boa hora”, disse.

Na ocasião, foram realizadas apresentações sobre as atividades de pesca e cultivo do cupuaçu, que estão entre os projetos contemplados em Itacoatiara.

Para a cultura do cupuaçu, por exemplo, o Idam pretende incentivar o plantio de cultivares resistentes à vassoura-de-bruxa, principal doença do cupuaçuzeiro. A meta é aumentar a produção e produtividade em sete municípios contemplados com o projeto.

De acordo com a agricultora Maria do Socorro Silva, de 61 anos, esses projetos irão animar os agricultores de sua comunidade, a São João do Araçá, que hoje precisam de apoio para comercialização dos produtos.

“Cultivamos uma variedade de produtos e, com apoio das instituições, queremos comercializar para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Regionalização da Merenda Escolar (Preme)”, disse Maria, ao destacar que o projeto para borracha natural também servirá como incentivo para que a comunidade volte a produzir e completar a renda com mais essa atividade.

Agricultura indígena – A unidade local do Idam em Itacoatiara realiza atendimento e visitas técnicas a 20 famílias indígenas das aldeias Correnteza, Sateré e Maquira. Na região, os agricultores indígenas trabalham com uma diversidade de produtos da fruticultura. Segundo o gerente do Idam em Itacoatiara, Carlos Barros, a meta é atender, até o final do ano, 50 famílias indígenas.

“É um prazer representar o nosso povo. Queremos, como indígenas, contribuir por meio do nosso trabalho com a produção de culturas como a goiaba, maracujá, graviola e cupuaçu”, disse o tuxaua Cacheado, representante da Adeia Correnteza, ao destacar que o apoio de instituições do setor é essencial no processo de comercialização desses produtos.

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal, Aluísio Neto; o diretor de Planejamento Institucional, Armando Jorge; o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Alfredo Pinheiro; o diretor do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Jadeilson Ribeiro; os coordenadores dos Projetos Prioritários e representantes do Banco da Amazônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e demais lideranças de agricultores.

Termos encontrados agricultura, Amazonas, Cultura, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Itacoatiara, Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo