Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDUC

Amazonas adere ao programa de gestão cívico-militar do MEC com indicação de duas escolas estaduais

07/10/2019
Compartilhar

12:58 – 07/10/2019

As unidades indicadas foram a Escola Estadual Profº Nelson Alves Ferreira, localizada na zona sul, e a Escola Estadual Profª Tereza Siqueira Tupinambá, localizada na zona norte
Duas escolas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM) manifestaram interesse em aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A proposta do Ministério da Educação (MEC) aposta na gestão compartilhada entre militares e civis.
O anúncio foi feito nesta semana durante coletiva de imprensa na sede do MEC, em Brasília. No Amazonas, as indicadas pela rede pública estadual foram a Escola Estadual Profº Nelson Alves Ferreira, da zona sul, e a Escola Estadual Profª Tereza Siqueira, da zona norte de Manaus.
As duas instituições foram indicadas pela Seduc-AM, que enviou as sugestões atendendo as orientações e critérios do Pecim-MEC. O secretário de Estado de Educação, Vicente Nogueira, ressalta que a indicação das duas escolas da rede pública de ensino ocorreu após consulta pública junto à comunidade escolar. “Um dos critérios estabelecidos pelo MEC era saber se a comunidade quer receber o modelo, o que é importante para que não seja feito de maneira imposta. Reunimos a comunidade, realizamos uma votação e nas duas situações tivemos o retorno positivo”, contou.
De acordo com o secretário adjunto Pedagógico da Seduc-AM, Raimundo Barradas, no modelo cívico-militar, os professores civis continuam sendo responsáveis pela gestão da organização didático-pedagógica, assim como da financeira. Todas as especificações do programa sobre o funcionamento são do Governo Federal e o Amazonas foi responsável somente pela indicação para receber os investimentos. “Os militares devem atuar como monitores para auxiliar na gestão educacional e administrativa, porém, diferente do modelo das escolas militares, a gestão deverá ser responsabilidade dos gestores civis”, explicou Barradas.
Devem participar da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e bombeiros militares poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal.
Consulta pública – O principal ponto de partida para adesão das escolas foram as consultas públicas à comunidade escolar, formando um mecanismo de transparência para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito do tema. Com isso, houve a possibilidade de debate sobre as questões de interesse coletivo.
Para Antônio Carlos Nogueira, gestor da Escola Estadual Profº Nelson Alves Ferreira, localizada no bairro Betânia, zona sul da capital, a indicação dá à instituição a oportunidade de mudar a rotina de muitos jovens, uma vez que a realidade da escola se dá em meio a uma área de vulnerabilidade social latente. “Nós ficamos muito felizes com a aceitação da nossa escola no programa. Enquanto corpo docente, enfrentamos muitas dificuldades com o comportamento dos adolescentes, mas entendemos, também, o quanto o meio e as influências externas podem interferir diretamente nisso. Por isso acreditamos que o modelo pode nos ajudar nessa mudança”, disse.
José Luiz, gestor da Escola Estadual Profª Tereza Siqueira Tupinambá, localizada no bairro Nova Cidade, zona norte, relata que a consulta pública mobilizou toda a comunidade, que foi unânime durante a votação. “Em nossa comunidade, a mobilização para decidir se iríamos aderir ao programa foi surpreendente: 258 a votos a favor e nenhum contra. Isso mostra como a comunidade entende a importância deste novo modelo no processo educacional dos seus filhos e filhas”, enfatiza.
Modelo – As áreas de abrangência são divididas em três. A área didático-pedagógica, onde atividades de supervisão escolar e psicopedagogia serão inseridas na grade para melhorar o processo de ensino-aprendizagem preservando as atribuições exclusivas dos docentes.
Já a área Educacional pretende fortalecer os valores humanos, éticos e morais, e ainda incentivar a formação cidadã do estudante, além de promover a sensação de pertencimento no ambiente escolar.
Quanto à área administrativa, a ideia é aprimorar a infraestrutura e a organização da escola, tais como aperfeiçoar a utilização de recursos disponíveis na unidade escolar. Os militares vão realizar as tarefas nas três áreas. O governo preservará a exclusividade das atribuições dos profissionais da educação previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

[embedded content]

Termos encontrados Amazonas, Distrito Federal, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Infraestrutura, Legislação, Manaus, Polícia, Região Centro-Oeste, Região Norte do Brasil, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Transparência, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

DestaqueSEDUC

“Foi um sonho que eu sempre tive”, diz candidata ao realizar exame supletivo da Secretaria de Educação

27/07/2022
MancheteSEDUC

Rede estadual de ensino têm até 18 de julho para inscrever projetos no prêmio ‘Respostas para o Amanhã’

28/06/2022
MancheteSEDUC

Secretaria de Educação divulga lista de aprovados para projeto Mestre Qualificado

21/06/2022
EducaçãoSEDUC

Da escola para o trabalho: estudantes conhecem rotina da Secretaria de Educação

09/06/2022
DestaqueSEDUC

Secretaria de Educação inicia treinamento sobre Censo da Educação Básica com municípios do interior

08/06/2022
SEDUC

Professora da rede estadual leva convidados à sala de aula para mostrar Matemática em cada profissão

19/05/2022
SEDUCDestaque

Lei estadual institui o combate ao cyberbullying nas escolas públicas do Amazonas

02/04/2022
SEDUC

8 de março: Secretaria de Estado de Educação é comandada, pela primeira vez, integralmente por mulheres

08/03/2022
EducaçãoDestaqueSEDUC

‘Dia D do Saeb’: Grêmio Estudantil reforça mobilização com estudantes em escola da zona norte

11/11/2021
SEDUCDestaqueGoverno do Amazonas

Secretaria de Educação convoca 60 candidatos aprovados no PSS para atuação em Manaus e no interior

13/08/2021
SEDUC

Alunos da rede estadual podem se inscrever em disputa on-line de xadrez

15/03/2021
SEDUC

Visando início das aulas, Secretaria de Educação promove encontro formativo à equipe escolar indígena da rede

15/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo