Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

FVS capacita médicos e enfermeiros para diagnósticos e tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos

15/10/2019
listen pt br 444
Compartilhar

14:23 – 15/10/2019

Aproximadamente 17,7% de todos os acidentes com animais peçonhentos no Amazonas são oriundos na população indígena. Para tratar do tema, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e o Ministério da Saúde (MS) realizam, a partir dessa quarta-feira (16/10), treinamento para o Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. Participam 120 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros que atuam no Distrito Sanitário de Saúde Indígena (Dsei).

A capacitação acontece a partir das 8h30, no auditório do Instituto de Pesquisa Clínica, no 2º andar da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e encerra-se na quinta-feira (17/10). Estão confirmadas as presenças da representante do Ministério da Saúde, Lúcia Monte Belo; do representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Jaime Henrique Valência; e do médico de referência da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Siqueira Franca.

O treinamento faz parte, segundo a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, da preparação dos polos estratégicos para o atendimento de pacientes agredidos por animais peçonhentos, tendo em vista a recente implantação da rede de frios por energia solar.

“É preciso conhecer os fluxos de notificação dos pacientes, a prescrição e transcrição dos procedimentos, além do tratamento profilático seguindo os protocolos do Guia de Vigilância do Ministério da Saúde, que visa, sobretudo, aprimorar a vigilância e a diminuição de óbitos pelo agravo”, ressalta Rosemary.

Para o médico veterinário da Gerência de Zoonoses da FVS, Deugles Cardoso, após o treinamento, a FVS deverá constatar as estrutura dos citados polos que, juntamente com o Ministério da Saúde, autorizarão a dispensação dos soros antivenenos. “Durante a segunda etapa, classificada como validação das redes de frios dos polos, é de fundamental importância, a constatação adequada do sistema de refrigeração para conservação de todo os imunobiológicos”, destaca Cardoso.

Acidentes por peçonhentos – O diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, explica que, na região amazônica, as características ambientais, a diversidade de espécies nativas e a dinâmica relacionada à subida do nível das águas dos rios com as cheias das bacias hidrográficas favorecem o risco de exposição e acidentes por animais peçonhentos.

“Com o aumento das águas, os animais são desalojados dos abrigos naturais e buscam refúgios próximos ou mesmo nas residências. Com esta proximidade com as habitações, aumenta o risco de acidentes, pois muitos animais se abrigam nos quintais, dentro das casas, entre as roupas, sapatos, mantimentos e por aí vai”, alertou Fernandes.

O número de acidentes com animais peçonhentos chegou a 2.389, no período de janeiro a setembro de 2019, no Amazonas. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o dado apresenta aumento de 4%. Foram 2.283 casos entre janeiro e setembro de 2018.

Os registros incluem casos envolvendo serpentes (cobras), aranhas, arraias, escorpiões, lagartas e abelhas.

População indígena – As notificações por acidentes com animais peçonhentos na população indígena chegaram a 422 casos, até setembro deste ano. Quando comparado ao mesmo período de 2018 foram registrados 452 casos, o que representa uma redução de 6%.

Dentre os acidentes mais frequentes destacam-se, esse ano, os causados por serpentes (cobras surucucu e jararaca), com 335 casos; escorpião, com 34 casos; e outros, incluindo as arraias, somando 19 casos.

Programação – Entre assuntos a serem abordados durante a capacitação constam: “Situação Epidemiológica dos Acidentes por Animais peçonhentos no Brasil: A importância da notificação dos Acidentes no Sinan”, “Atenção à saúde dos povos indígenas no Brasil, com foco para o Estado do Amazonas”, “Imunização Redes de Frios”, “Identificação e Biologias das Serpentes de importância em Saúde no Estado do Amazonas”, “Diagnóstico e Tratamento por acidentes aracnídeos, escorpiões e aranhas e outros animais peçonhentos de importância em  saúde”, entre outros.

Referência – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas é o órgão do Governo responsável por manter a gestão da vigilância em acidentes por animais peçonhentos incluindo capacitações, envio de insumos, assessoria técnica e treinamento em serviço.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Educação, Energia, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Ministério da Saúde, Região Sudeste, Saúde, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UGPE BID MISSAO PRE ARRANQUE FOTO MIKAELLA MORAES 1 300x225 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas recebe Missão de Pré-Arranque do BID para alinhar os próximos passos das obras do Prosai Parintins

13/05/2025
483dde72 8dc6 492a 8806 bc613b07143b 300x200 1
Governo do Amazonas

8Em Parintins: Sedurb e Sedel vistoriam as obras de revitalização do Ginásio Elias Assayag

13/05/2025
67de393b 0dde 4003 abd0 832c9d5702c8 300x225 1
Governo do Amazonas

Cirurgia de separação das gêmeas siamesas nascidas no Amazonas é bem-sucedida

13/05/2025
FVS RCP SIMPOSIO FOTO Girlene Medeiros FVS RCP 300x169 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP destaca importância da vigilância em saúde na Tríplice Fronteira durante simpósio internacional

13/05/2025
cultura museu do seringal estudantes Ufam foto Gabi Vitim 1 300x200 1
Governo do Amazonas

Museu do Seringal recebe visitantes de São Paulo e pesquisadores da Ufam durante Semana Nacional de Museus

13/05/2025
Educacao PSS Convocacao Professores Foto Euzivaldo Queiroz 2 300x200 1
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 158 candidatos do PSS para a capital do Amazonas

13/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo