Mais de três mil estudantes do município de Manacapuru, a 95 quilômetros de Manaus em linha reta, foram alcançados pelo projeto de educação para o trânsito “Jovem Multiplicador: Ação entre pares pela paz no trânsito”. A iniciativa é desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto.Nesta segunda-fera (21/10), ocorreu o encerramento do projeto em Manacapuru com a presença de 220 alunos, no auditório da Escola Nossa Senhora de Nazaré. O projeto, realizado desde o início do ano letivo de 2019, foi desenvolvido nas escolas estaduais Nossa Senhora de Nazaré e Prefeito Washington Luís Regis da Silva.
A iniciativa tem o objetivo de promover a paz no trânsito, por meio da conscientização de jovens e adultos em vários municípios. A implementação do projeto nas escolas públicas possibilita ao Detran-AM capacitar professores e alunos, bem como jovens lideranças do bairro para a promoção de um trânsito seguro. Os participantes são sensibilizados sobre prevenção de acidentes de trânsito, grupos de vítimas vulneráveis, diretrizes gerais da legislação de trânsito vigente, orientação sobre o uso de equipamentos de segurança e, ainda, comportamentos seguros no trânsito.
A técnica de Educação do Detran-AM, Delnandina Monteiro, relatou que o projeto tem uma importância enorme, pois envolve todos, jovens ou adultos, sempre levando a conscientização no trânsito. “O projeto tem o objetivo de trazer novos olhares no trânsito para os jovens e todos os envolvidos. Nós estamos sempre mostrando estatísticas e exemplos de situações, ressaltando que o trânsito é um problema de todos, pois os jovens precisam ter novos olhares para essas situações”, ressaltou.
Em Manacapuru, mais de três mil estudantes de escolas estaduais são alcançados com projeto de educação para o trânsito
