Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Campanha Novembro Azul começa nesta sexta-feira para conscientizar população masculina sobre o câncer de próstata

31/10/2019
WhatsApp Image 2019 10 31 at 14.38.42 1 500x333 1
Compartilhar

16:10 – 31/10/2019
FOTO: Michell Mello / Secom
Especialista alerta sobre a importância da prevenção a partir de 45 anos
A campanha Novembro Azul começa nesta sexta-feira (1º/11) para conscientizar sobre o câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens. Conhecido como o câncer da terceira idade, desenvolvido em 75% em pacientes a partir dos 65 anos, fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Conforme as últimas estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados 68.220 novos casos no Brasil, sendo 580 no Amazonas, anualmente.
Segundo o urologista George Lins de Albuquerque, chefe do serviço de urologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o Novembro Azul vem para alertar a população masculina, a partir dos 50 anos, sobre a questão da política de rastreamento do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce através do exame de PSA, com coleta de sangue para verificar os antígenos específicos da próstata que denunciam alguma afecção na glândula, e do exame de toque. Ele explica que quando são realizados os dois procedimentos, a chance de erro em detectar o câncer é de 5% a 10%.
“Existem também dois grupos de risco que, a partir de 45 anos, devem procurar o especialista. São pacientes com histórico familiar de primeiro grau, que tem cerca de dez vezes mais chances de desenvolver o câncer de próstata; e os negros”, informa o médico. “É importante a população entender que o rastreamento é fundamental para que se possa diagnosticar precocemente a doença e instituir um tratamento com intenção curativa imediatamente”.
Tratamento – O especialista reforça que, atualmente, as alternativas estão evoluindo e a tecnologia vem somando, agregando de forma positiva aos resultados cirúrgicos. Albuquerque destaca que, no diagnóstico precoce, tanto o procedimento cirúrgico, que pode ser feito por robótica, laparoscopia ou o procedimento clássico; quanto a radioterapia, são mais efetivos.
“Quando o paciente entra na FCecon com o diagnóstico, a próxima etapa é identificar o estágio da doença, que pode existir basicamente em três cenários: a localizada, confinada a próstata; a localmente avançada, ou seja, quando o tumor já extravasa a capa prostática; e tem o terceiro, quando a célula tumoral atinge a corrente sanguínea e vai se depositar no osso, promovendo lesões ósseas. Feito isso é que vamos determinar o tratamento”, detalha o urologista.
“Já as duas principais complicações da cirurgia é a disfunção erétil e a incontinência urinária, mas as taxas são muito variáveis. Com a evolução das técnicas, dos novos recursos tecnológicos, essas taxas foram reduzindo de maneira que tem paciente com 12 meses de pós-operatório e 80% recuperam a incontinência. Já da disfunção erétil demora um pouco mais, 18 a 24 meses, o princípio é privilegiar o controle oncológico, mas sempre tentando a preservação dos aspectos funcionais”.
Acompanhamento – O auxiliar de produção Elias Assis faz acompanhamento na FCecon de seis em seis meses depois que precisou remover a próstata, em novembro de 2013. Ele conta que decidiu procurar o médico após não conseguir ter relações sexuais com a mulher dele.
“Na época, com 54 anos, eu achava que o problema era a bebida, fui deixando passar e, depois de uma sequência, percebi que tinha alguma coisa errada.  Procurei um especialista, fiz uma biopsia e descobri um tumor maligno na próstata”, lembra o paciente. “Hoje em dia, eu alerto as pessoas sobre a importância da prevenção, porque existe um machismo que tem que acabar. Os homens a partir dos 40 anos não devem deixar de fazer o exame por vergonha ou preconceito. Se eu tivesse feito isso antes, eu teria evitado tudo que eu passei e o que estou passando ainda”.
Assis ressalta que para superar o momento entre o diagnóstico e a cirurgia contou com o apoio da família e dos psicólogos da FCecon. “Para o homem é um baque, no início é complicado superar o medo da cirurgia e a família é muito importante no processo, a minha me apoiou e esteve ao meu lado”, afirma o auxiliar de produção. “Mas os psicólogos nos ajudam a lidar melhor com isso”.
Campanha – A campanha Novembro Azul é mundialmente conhecida como Movember – Moustache (bigode) + November (novembro) – e surgiu em 2003, na Austrália. O mês foi escolhido porque o dia 17 de novembro é instituído como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Câncer, Câncer de próstata, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Saúde, Tecnologia, Tributação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UGPE BID MISSAO PRE ARRANQUE FOTO MIKAELLA MORAES 1 300x225 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas recebe Missão de Pré-Arranque do BID para alinhar os próximos passos das obras do Prosai Parintins

13/05/2025
483dde72 8dc6 492a 8806 bc613b07143b 300x200 1
Governo do Amazonas

8Em Parintins: Sedurb e Sedel vistoriam as obras de revitalização do Ginásio Elias Assayag

13/05/2025
67de393b 0dde 4003 abd0 832c9d5702c8 300x225 1
Governo do Amazonas

Cirurgia de separação das gêmeas siamesas nascidas no Amazonas é bem-sucedida

13/05/2025
FVS RCP SIMPOSIO FOTO Girlene Medeiros FVS RCP 300x169 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP destaca importância da vigilância em saúde na Tríplice Fronteira durante simpósio internacional

13/05/2025
cultura museu do seringal estudantes Ufam foto Gabi Vitim 1 300x200 1
Governo do Amazonas

Museu do Seringal recebe visitantes de São Paulo e pesquisadores da Ufam durante Semana Nacional de Museus

13/05/2025
Educacao PSS Convocacao Professores Foto Euzivaldo Queiroz 2 300x200 1
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 158 candidatos do PSS para a capital do Amazonas

13/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo