Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Wilson Lima recebe embaixador e comitiva da Dinamarca e apresenta projetos sustentáveis desenvolvidos no Amazonas

22/11/2019
Compartilhar

11:57 – 22/11/2019
FOTO: Diego Peres/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou a uma comitiva de autoridades do parlamento dinamarquês e ao embaixador da Dinamarca, Nicolai Prytz, projetos sustentáveis desenvolvidos no Amazonas. O grupo visitou, na quinta-feira (21/11), a comunidade Tumbira, que fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

“Há um interesse muito grande das pessoas com relação à Amazônia, e o que eu tenho defendido é que se tem que vir ao Amazonas para entender a nossa realidade, para entender o que nós vivemos no nosso dia a dia e qual a realidade do caboclo”, disse o governador ao desejar boas-vindas ao grupo dinamarquês.

Primeiro eles se reuniram na sede do Governo do Amazonas, na Compensa II, zona oeste da capital, onde o governador apresentou um panorama da situação ambiental do estado e as estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável.

Em seguida, Wilson Lima, acompanhado do titular da Sema, Eduardo Taveira, e do presidente da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Vianna, visitaram a comunidade Tumbira.
O grupo conheceu a escola da comunidade, que tem aulas por meio do ensino mediado por tecnologia, oferecido pela Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc). Também conheceram as sessões de telemedicina realizadas em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e conversaram com lideranças comunitárias.

O governador Wilson Lima destacou que a RDS Rio Negro é modelo de equilíbrio ambiental. “O que o Estado está fazendo, juntamente com algumas ONGs e também com a iniciativa privada, naturalmente, é que as pessoas que estão aqui protejam, mas que acima de tudo, essas pessoas tenham algum tipo de atividade econômica e que elas possam desenvolver algumas cadeias produtivas. Aqui nós temos o manejo da madeira, e essa madeira aqui que é extraída, ela só pode sair daqui quando ela é beneficiada. Ou seja, sai daqui uma cadeira, uma mesa”, afirmou ele, ao ressaltar que a atividade agrega valor, beneficiando diretamente as famílias que vivem na comunidade.

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a renda da comunidade melhorou e ela passou também a desenvolver o turismo de base comunitária a partir do momento que se organizou para receber os turistas.

“O Tumbira é um grande exemplo de parcerias, de ação conjunta do Governo do Estado, para que a gente possa ter uma melhoria concreta da renda das pessoas. Só aqui, nessa comunidade, a renda já foi incrementada em mais de 40% ao longo dos anos, com as atividades investidas pelo Governo do Estado, em cinco principais cadeias produtivas”, disse o secretário.

O Governo do Amazonas quer trabalhar ainda mais projetos sustentáveis dentro das Unidades de Conservação. Em parceria com o Governo Federal, estão previstos investimentos de R$ 900 milhões em 24 unidades de conservação dessa categoria para o ano que vem, no intuito de fortalecer a participação da comunidade, mas também investindo em cadeias produtivas que são exclusivas para reservas como essa; como manejo de pequena escala, os manejos florestais, manejo de pirarucu, manejo de quelônios e outras atividades que são facilitadas, pelo fato de ser uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

Para a presidente da comunidade Tumbira, Izolena Garrido, a visita dos dinamarqueses e do próprio governador gerou uma expectativa para o desenvolvimento de novos projetos.

“A tradição milenar do ser humano é sempre tirar da natureza e nem sempre devolver. Na concepção do cuidar na natureza, cuidar com a natureza, você também fica com essa parceria de tirar dela e devolver para ela. É uma educação continua, diária e de uma importância maior que as outras porque no momento que você precisa comer, beber, respirar… E precisa dos quatro elementos da natureza, você precisa saber o que fazer com tudo isso, o que está fazendo com ela e o que vai poder tirar dela se você não cuidar. É uma reeducação humanitária ou humana, humanizando o povo para manter esse equilíbrio”, disse a líder comunitária.

O governador Wilson Lima, ao término da visita, disse que o Amazonas agora é um alvo dos governos europeus, e isso tem sido algo muito positivo, segundo ele. O Amazonas já recebeu em torno de 40 representantes internacionais.

“Eles vêm tentando saber qual é a posição do Governo do Estado a respeito da conservação ambiental. Tem as questões relacionadas à composição ou não de um novo fundo, do próprio Fundo Amazônia. Mas, o mais importante é que, antes de fazer qualquer parceria com o Governo do Estado, esses países venham aqui e entendam o papel que têm as pessoas que moram aqui nas unidades de conservação e o que é esse desenvolvimento sustentável”, disse Wilson Lima.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Educação, Tecnologia, Turismo, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

No Dia do Cardiologista, Hospital Francisca Mendes destaca a ampliação do acesso à cirurgia cardíaca minimamente invasiva

13/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia envio de 60 viaturas para reforçar segurança no interior do estado

13/08/2025
Governo do Amazonas

Exploração e exposição de crianças e adolescentes na internet: PC-AM alerta sobre o crime e orienta a população sobre formas de denúncia

13/08/2025
Governo do Amazonas

Bioeconomia: Ciama realiza Diálogo Participativo em Careiro

13/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

13/08/2025
Governo do Amazonas

Primeira edição do ‘Banzeiro Cabôco’ leva música regional ao Largo de São Sebastião

13/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre matrículas para mulheres nos núcleos fixos do Formando Campeões

13/08/2025
Governo do Amazonas

UEA e SSP-AM promovem conferência para debater inovação em Segurança Pública do Amazonas

13/08/2025
Governo do Amazonas

Sefaz divulga sorteados da Nota Fiscal Amazonense do mês de Agosto

13/08/2025
Governo do Amazonas

Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas apresentam ‘Requiem’, de Dvořák, no Teatro Amazonas

13/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 309 vagas de emprego para esta quinta-feira

13/08/2025
Governo do Amazonas

Mais de 8 mil pessoas participaram da programação do Amazonas Green Jazz Festival 2025

13/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo