Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Alunos do interior do Amazonas vencem desafio e vão para Roma, na Itália

24/11/2019
Compartilhar

18:07 – 24/11/2019
FOTOS: CLEUDILON PASSARINHO
Projeto dos estudantes foi um dos sete selecionados pelo ‘Criativos da Escola’; jovens desenvolveram um laboratório natural no meio da Amazônia
Três alunos do 3º ano do ensino médio e um professor da Escola Estadual Professora Maria Belém, localizada no município de Barreirinha, a 311 km de Manaus, estão de malas prontas para Roma, na Itália. Juntos, eles criaram um dos sete projetos selecionados pelo desafio “Criativos da Escola”, que encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades – reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.
Ao todo, foram inscritas 1.443 iniciativas de todos os Estados do Brasil. O grupo embarca nesta segunda-feira (25/11) com destino à capital italiana.
Para a disputa, os estudantes José Victor Tavares da Silva, Laís Raquel dos Santos Fonseca e Elem Pimentel Belo e o educador Jonailson Xisto desenvolveram o projeto “Amazônia, um laboratório natural”, que consiste em levar as aulas para fora dos muros da escola. A equipe organizou uma turma experimental de 25 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola e viajou por duas horas de barco até a comunidade São Francisco do Paranã do Moura. No local, os alunos se dividiram em cinco grupos, onde um integrante de cada cumpria o papel de monitor. Toda a atividade foi acompanhada por professores da escola.
Temas – Durante o dia de visitação, cada equipe ficou responsável pela exposição de um dos temas, que foram divididos segundo os tipos de água (clara, branca e preta), os diferentes habitats dos animais (várzea e terra firme), as florestas primária e secundária, os aspectos das diversas plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) e os tipos de serpentes (venenosas e não venenosas).
Para o professor Jonailson Xisto, que orienta os estudantes, o sucesso da experiência transformou a percepção da turma e melhorou significativamente a absorção dos conteúdos. “Nós estaremos representando Barreirinha, o Amazonas e o Brasil, juntamente com outras seis equipes que viajam para Roma. A nossa expectativa é muito grande, além de representarmos o Estado, a possibilidade de estarmos em contato com mais 2 mil crianças de vários países nos deixa ainda mais motivados para apresentar o nosso projeto. Sem contar que o compartilharemos com diversos educadores que buscam transformar vidas através do ensino”, disse.
Estímulo – A estudante Lais Raquel Fonseca citou ainda o esforço de toda a equipe para tornar realidade um projeto de tamanha importância. “Poder representar a nossa escola e o nosso Estado é um grande estímulo para cada um de nós, que nos empenhamos bastante desde o início até recebermos a notícia que que iríamos para Roma. Isso demonstra o retorno que este projeto nos deu: tudo valeu, inclusive, a dedicação e o esforço que depositamos nesta iniciativa”, afirmou.
A novidade desta edição do “Criativos da Escola” ficou por conta da viagem de premiação ser internacional: uma imersão em Roma, na Itália, com mais de 2 mil crianças e jovens de países integrantes do movimento “Design for Change”. Além dos estudantes, a conferência contará com a presença do papa Francisco, de artistas e outras lideranças mundiais.
Sobre o desafio – O “Criativos da Escola” encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.
A iniciativa faz parte do “Design for Change”, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Barreirinha, Educação, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Estado do Pará, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Região Norte do Brasil
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (09/08)

09/08/2025
Governo do Amazonas

Dia dos Pais: O legado que inspira e atravessa gerações por meio da farda

09/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria estrutura que vai realizar mais de 500 exames na Carreta da Saúde da Mulher em Manacapuru

09/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima acompanha trabalhos das cirandas em Manacapuru e entrega EPIs e copos de água para o festival

09/08/2025
Governo do Amazonas

Primeiro dia do Curso de Defesa Pessoal Feminina reúne participantes no Ginásio Renné Monteiro

09/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas acompanha integração de 150 novos contratados em empresa do Distrito Industrial

09/08/2025
Governo do Amazonas

Regularização fundiária: Governo do Amazonas faz atualização cadastral dos moradores do Conjunto Manoel José de Souza, em Rio Preto da Eva

09/08/2025
Governo do Amazonas

No âmbito da Operação Shamar, CIF realiza ação educativa em bares e adegas de Manaus

09/08/2025
Governo do Amazonas

Fepiam celebra Dia Internacional dos Povos Indígenas destacando ações que fortalecem a autonomia e a cultura originária

09/08/2025
Governo do Amazonas

SPA Joventina Dias pede ajuda para localizar familiares de paciente internado na unidade

09/08/2025
Governo do Amazonas

‘EnvelheSer na Roça’: arraial reúne mais de 4 mil idosos assistidos por projeto do Governo do Amazonas

09/08/2025
Governo do Amazonas

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo