Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEMED

Prefeitura promove 3ª edição da ‘Noite Africana’ com a participação de 10 escolas da rede municipal

28/11/2019
Compartilhar

Prefeitura promove 3ª edição da ‘Noite Africana’ com a participação de 10 escolas da rede municipal

Com o tema “As Abayomis nas asas da BNCC: Pertencimento, identidade e a diversidade dos saberes afro-brasileiro”, a Prefeitura de Manaus realizou na noite desta quarta-feira, 27/11, a 3ª edição da Noite Africana, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A atividade aconteceu no Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade. Gestores escolares, pedagogos, assessores pedagógicos, formadores, professores, além de alunos e convidados prestigiaram a programação.

A secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, prestigiou o evento e disse que ficou encantada com a organização e com as apresentações que exaltaram a cultura negra.  “O trabalho realizado pelas escolas foi muito bem elaborado e reforçou que é preciso sensibilizar a sociedade sobre a importância da cultura africana na construção da história do Brasil. Todos que participaram estão de parabéns por realizarem esse trabalho que mostra que com educação, arte e cultura é possível vencer o racismo, a discriminação e qualquer tipo de preconceito”, afirmou a secretária.

O evento teve a pretensão de visibilizar, divulgar e produzir conhecimentos, novas atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto a riqueza das diversidades que existem no mundo. Além de estimular o respeito aos direitos e a valorização da identidade do outro, bem como a valorização das raízes africanas da nação brasileira, menosprezadas muitas vezes durante séculos, como também promover o reconhecimento da historicidade e da cultura dos afro-brasileiros.

Segundo a assessora de história e diversidade da Semed, Lídia Helena Oliveira, a iniciativa também teve a intenção de oportunizar um espaço de socialização, com apresentações e exposições de ações e projetos, sobre a temática “Africanidades”, realizadas ao longo deste ano nas 499 escolas de Manaus. E ainda fortalecer o trabalho de implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, propondo assim que as escolas de todo Brasil trabalhem, na sua proposta curricular, a história e cultura africana.

“A noite africana não é uma atividade pontual, ela simboliza a culminância de todas as ações que são desenvolvidas por nossas escolas ao longo do ano. Isso quer dizer que não foi criada apenas para celebrar o dia 20 de novembro, o dia da consciência negra, mas sim, para demonstrar o resultado do trabalho de nossas escolas. E este ano, em especial, voltamos a temática para BNCC, porque tivemos a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento norteador que todas as instituições de ensino vão ter que se adequar e porque com desdobramento da BNCC haverá reformulação da proposta curricular da Semed”, explicou Lídia.

A programação contou com exposições de painéis, bonecas africanas, Aba-yomis e banners autoexplicativos, além disso, houve apresentações culturais de escolas da rede municipal de ensino e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc) e Movimentos Sociais.

Umas das unidades que abrilhantou a atividade com projeto executado em 2019, foi a escola municipal Antônio Matias Fernandes, localizada no bairro da União, zona Centro-Sul, que apresentou o projeto “África de todo nós”, com 240 alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, de forma interdisciplinar. Segundo a pedagoga da unidade, Cláudia Fiaro, com a discussão gerada na escola durante a execução do projeto houve uma mudança de comportamento dos alunos.

“O trabalho realizado sobre as africanidades e a influência da cultura Negra para a população, principalmente do bairro da União, vem de encontro com os princípios norteadores da educação. Quando foi construído o trabalho pela professora foi inserida a discussão sobre a importância da cultura, de nossas origens e das nossas semelhanças. O resultado percebido foi redução de intimidação por causas de diferença física e cultural entre os alunos”, disse.

Durante a ação teve ainda entrega de troféus às escolas que participaram das exposições e das apresentações culturais.

Texto – Emerson Santos/Semed
Fotos –  Cleomir Santos/Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054

Termos encontrados Amazonas, Cultura, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Infraestrutura, Legislação, Manaus, Prefeitura de Manaus, Região Norte do Brasil, SEMED, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Portal Prefeitura de ManausSEMEDTribunal de Contas do Estado do Amazonas

Prefeitura de Manaus se reúne com TCE-AM para tratar sobre a contratação de estagiários para a Semed

09/08/2021
Portal Prefeitura de ManausSEMED

Prefeitura oferece capacitação técnico administrativa para servidores da Semed

25/05/2021

Semed reforça o cuidado de prevenção ao combate a Covid-19 aos servidores da sede

02/03/2021
SEMED

Projeto ‘Protetores do Amanhã’ 2021 inicia por meio on-line

01/03/2021
SEMED

Mais de 13 mil estudantes da rede municipal devem receber ‘kit merenda escolar’

01/03/2021
SEMED

Escolas municipais desenvolvem ações para incentivar os alunos a acompanharem as aulas remotas

26/02/2021
SEMED

Prefeitura faz novo ciclo de vistorias em unidades da rede de ensino

25/02/2021
SEMED

Pesquisa com alunos e professores avalia conectividade na rede de ensino

23/02/2021
SEMED

Prefeitura realiza 1º Encontro Pedagógico de Alfabetização com mais de dois mil profissionais da Educação

19/02/2021
SEMED

Trabalhadores terceirizados da Educação são atendidos pela Prefeitura de Manaus em reunião

19/02/2021
SEMED

Alunos da rede municipal iniciam ano letivo 2021 com atividades remotas

18/02/2021
MancheteSEMED

Prefeitura se reúne com mais uma entidade sindical da área de Educação

17/02/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo