Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Alunos da rede estadual são premiados em Olimpíada Brasileira de Matemática

09/12/2019
Compartilhar

16:06 – 09/12/2019
FOTO: EDUARDO CAVALCANTE

Ao todo, o Amazonas conquistou 121 medalhas na OBMEP
 Crescido na Escola Estadual Brigadeiro João Camarão, na zona sul de Manaus, João Pedro Barbosa, de 17 anos, teve sua paixão por Matemática incentivada pelos professores e pela gestão da unidade de ensino. O incentivo deu tão certo que o estudante conquistou, neste ano, a sexta medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – sua segunda de ouro.
 “A gente também tem que dar aquele reforcinho em casa, mas a maioria das coisas que fiz foi aqui, na escola, e incentivado pelo professor”, afirmou o estudante.
A conquista de João Pedro garantiu a única medalha de ouro do Amazonas no Nível 3, disputada por estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas. Ao todo, as escolas estaduais tiveram 121 medalhas, nos três níveis: sendo 44 no Nível 1, para alunos do 6º e 7º ano ensino fundamental; outras 45 no Nível 2, para alunos do 8º e 9º anos; e 32 do Nível 3. No total, os três níveis alcançaram a marca de 81 medalhas de bronze, 29 de prata e 11 de ouro, além de menções honrosas.
 Estudantes de Apuí, Eirunepé, Iranduba, Itacoatiara, Manaus, Manicoré, Novo Aripuanã, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá e Tefé conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas pelo desempenho. O aluno Antônio Viana Filho, que cursa o 6º ano na Escola Maria Ivone de Araújo Leite, em Itacoatiara, foi o único a conquistar ouro para o interior do Amazonas.
 Cerimônia no Rio de Janeiro – Os medalhistas de ouro João e Antônio viajarão ao Rio de Janeiro, onde participarão do Encontro de Medalhistas promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e receberão as medalhas do presidente da República. A data ainda não foi informada.
 Preparação – Marcos Antônio Alvim, gestor da Escola Estadual Brigadeiro Camarão, diz que o resultado é fruto da dedicação dos professores e dos alunos, que têm aulas no contraturno para se prepararem melhor para as olimpíadas que fazem durante o ano, inclusive a OBMEP.
 “Temos tradição, já tivemos professores e alunos premiados e fomos reconhecidos como escola pela OBMEP. O rendimento melhora e, por isso, a unidade de ensino tem bons resultados. Além disso, reunimos com os pais para mantê-los informados sobre a OBMEP e os benefícios que pode trazer para os estudantes, como uma bolsa de R$ 1,2 mil por ano, independente se [o aluno] foi ouro, prata ou bronze”, destaca o gestor.
 Apoio da escola – João Pedro, que já acumula duas medalhas de bronze, duas de prata e uma de ouro, é grato pelo apoio recebido na escola, onde estuda desde os 6 anos. Ele, que será egresso em 2020, espera o resultado do Enem e vislumbra vagas em universidades do Amazonas e de São Paulo.
 “O professor Alexandre Duarte começou esse trabalho com a gente e deu partida nesta série de premiações que tivemos, em 2014. Eu gosto das áreas de Exatas, pretendo cursar Engenharia Mecatrônica ou Elétrica e acho que tenho uma boa pontuação para isso. Posso tentar usar meu desempenho na OBMEP para entrar na Unicamp e estou esperando os resultados”, diz o rapaz.
Sobre a OBMEP – Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.
 As provas de 2019 foram aplicadas em duas fases, a primeira em maio e a segunda em setembro. Participaram cerca de 54 mil escolas e quase 950 mil alunos em todo o Brasil.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Apuí, Educação, Eirunepé, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Amazonas, Iranduba, Itacoatiara, Manaus, Manicoré, Novo Aripuanã, Parintins, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, Tefé, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

08/08/2025
Governo do Amazonas

Paic: FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora

08/08/2025
Governo do Amazonas

PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Cruzamento da avenida Autaz Mirim e rua Itajubá será interditado temporariamente, neste sábado, para obras do Gasoduto Norte-Leste

08/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam multa empresa em R$ 251 mil por depósito irregular de resíduos no Distrito Industrial

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sepror conclui qualificação de Boas Práticas na Produção de Melancia e de Biofertilizantes em Rio Preto da Eva

08/08/2025
Governo do Amazonas

ADS e Secretaria de Educação discutem planejamento do Programa de Regionalização da Merenda Escolar para 2026

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sect realiza levantamento técnico para regularização fundiária em quatro municípios do Amazonas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Viagem sonora e poética: Nando Montenegro lança EP ‘Rumo’ com paisagens musicais intimistas e espírito amazônico

08/08/2025
Governo do Amazonas

Orquestra nordestina emociona no Amazonas Green Jazz Festival 2025

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sefaz reforça necessidade de agendamento para demandas na Central de Atendimento

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo