Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Produtores de 13 municípios deverão realizar a atualização cadastral de animais

22/04/2020
Compartilhar

Campanhas de atualização serão semestrais, sendo a primeira etapa de 1º a 31 de maio, e a segunda, de 1º a 30 de novembro
Os produtores rurais de 13 municípios das regiões sul e sudoeste do Amazonas, que fazem parte do Bloco I do Plano Estratégico de 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PE-Pnefa), com a suspensão da vacina contra a febre aftosa, a partir de maio, deverão realizar a atualização cadastral de animais. Os restantes dos municípios manterão o calendário de vacinação normalmente.
A atualização é um procedimento obrigatório, prevista na Portaria nº 085, do dia 8 de abril de 2020 e, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), na última segunda-feira (13/04).
Municípios – De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa está sendo substituída pela atualização cadastral dos animais, nos municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Envira, Eirunepé, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, e parte de Tapauá que faz divisa com Humaitá.
As campanhas de atualização serão semestrais, sendo a primeira etapa de 1º a 31 de maio, e a segunda, de 1º a 30 de novembro.
“A suspensão da vacinação requer novas formas de vigilância e controle dos rebanhos de todas as espécies. A partir de agora, as campanhas de atualização cadastral de animais serão fundamentais a cada semestre, para termos a estimativa dos rebanhos do estado mais próximo do real, para auxílio na execução de metas e prevenção de doenças de todos os programas sanitários”, comentou a coordenadora estadual do Pnefa e médica veterinária da Adaf, Joelma Silva.
Todos os animais – A atualização cadastral não é direcionada somente para bovinos e bubalinos. O produtor rural deverá atualizar a quantidade de todos os animais existentes em sua propriedade rural, ou seja: bois, búfalos, cavalos, jumentos, mulas, suínos, cabras, ovelhas, galinhas, perus, patos, aves ornamentais, peixes e abelhas.
“O Amazonas está avançando no cumprimento do plano de ação para a suspensão da vacinação, visando o reconhecimento nacional pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e internacional, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Por isso, neste momento, contamos com o apoio de todos os pecuaristas desses 13 municípios, que efetivamente  estarão contribuindo com a defesa agropecuária do Amazonas, garantindo o controle da sanidade e trânsito de animais”, comentou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Aráujo.
Cadastro – O produtor rural deverá realizar a atualização cadastral diretamente nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Adaf no município onde sua propriedade rural está cadastrada.
Nesse sentido, levando em consideração a pandemia do novo coronavírus, a Adaf orienta os produtores rurais para que realizem o agendamento prévio do atendimento, por meio do Whatsapp da unidade de seu respectivo município.
Além disso, o produtor poderá acessar a ficha de notificação dos rebanhos no site da Adaf (www.adaf.am.gov.br), onde conseguirá preencher as informações pessoais da propriedade rural, informado os animais existentes e em seguida deverá encaminhar a ficha pelo e-mail ou Whatsapp da unidade para realizar a notificação.

Termos encontrados Amazonas, Boca do Acre, Canutama, Envira, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Ipixuna, Itamarati, Pauini, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Largo de São Sebastião vira palco do lançamento inédito do Festival de Barreirinha, em Manaus 

10/08/2025
Governo do Amazonas

“Vai ser o maior de todos os tempos”, artistas destacam fortalecimento do Festival de Cirandas de Manacapuru com investimento recorde do Governo do Amazonas

10/08/2025
Governo do Amazonas

População de Manacapuru destaca impacto da Carreta da Saúde no diagnóstico precoce

10/08/2025
Governo do Amazonas

Dia do Pais: Transplante de rim realizado no Delphina Aziz fortalece laços entre pai e filho no Amazonas

10/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (09/08)

09/08/2025
Governo do Amazonas

Dia dos Pais: O legado que inspira e atravessa gerações por meio da farda

09/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria estrutura que vai realizar mais de 500 exames na Carreta da Saúde da Mulher em Manacapuru

09/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima acompanha trabalhos das cirandas em Manacapuru e entrega EPIs e copos de água para o festival

09/08/2025
Governo do Amazonas

Primeiro dia do Curso de Defesa Pessoal Feminina reúne participantes no Ginásio Renné Monteiro

09/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas acompanha integração de 150 novos contratados em empresa do Distrito Industrial

09/08/2025
Governo do Amazonas

Regularização fundiária: Governo do Amazonas faz atualização cadastral dos moradores do Conjunto Manoel José de Souza, em Rio Preto da Eva

09/08/2025
Governo do Amazonas

No âmbito da Operação Shamar, CIF realiza ação educativa em bares e adegas de Manaus

09/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo