Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Sinésio Campos cobra hospitais de campanha para o interior

07/05/2020
Compartilhar

 
O deputado Sinésio Campos (PT) apresentou proposta, na forma de requerimento, para que seja encaminhada indicação ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, objetivando medidas urgentes para a construção de dois hospitais de campanha para auxiliar no combate à Covid-19, com abrangência nas comunidades indígenas do alto Solimões e alto Rio Negro.
As unidades deverão ser construídas nos municípios de Tabatinga (distante 1.106 km de Manaus em linha reta) e São Gabriel da Cachoeira (distante 853 km da Capital em linha reta). A proposta foi protocolizada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Manhã desta quinta-feira (7).
O deputado afirma ser necessária a implementação de medidas urgentes devido a exposição das diversas etnias que habitam o estado do Amazonas, e que o modo de vida comunitário que caracteriza os povos indígenas pode facilitar uma rápida propagação da Covid-19 na região, caso não haja controle na profusão de contaminação e a prevenção apropriada que assegurem a saúde e a vida dos povos indígenas. “Caso essa ação não seja imediata para a instalação de hospitais, para o atendimento das pessoas infectadas, a doença vai avançar e dizimar boa parte de etnias indígenas, por se tratar de pessoas mais vulneráveis à doenças transmitidas por vírus como a gripe”, afirmou.
Sinésio Campos voltou a alertar sobre o fato de esses municípios estarem em região de fronteiras, contudo os territórios indígenas ultrapassam esses limites. Isso significa que a mesma etnia ocupa terras do Brasil e de outros países como Colômbia e Peru. Diante disso, os governos Estadual e Federal podem utilizar as estruturas que o Exército Brasileiro já mantém nas regiões de fronteiras para a instalação dos hospitais.
O parlamentar informou que o prefeito, de origem indígena, de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Moreira Saldanha (PT), contraiu a Covid-19 e teve de ser transportado com urgência para Manaus. Além disso, o deputado afirmou que a recomendação para a construção dos hospitais vai ajudar a aliviar a pressão sobre as demais unidades da rede estadual, com abrangência nas comunidades do Alto Solimões e Alto Rio Negro. “A providência também é um pedido das populações indígenas. O que comprova a existência de demanda que justifica tais obras”, ponderou.
Sinésio Campos também ressalta que a construção dos hospitais seja fundamental para minimizar os impactos da Covid-19, a fim de reduzir a curva epidêmica do Estado que se encontra em ascensão e o iminente colapso, do sistema público de saúde, pode e deve ser evitado a partir de ações concretas. “A superlotação dos pronto-atendimentos, das salas de espera e corredores das salas de emergência, associada às elevadas taxas de ocupação dos leitos de observação, leitos de cuidados semi-intensivos e intensivos é um problema conhecido e amplamente discutido pelos gerentes, gestores e profissionais de saúde. Mas parece que somente agora os governos estão sentindo a necessidade de ações para ampliar e humanizar o sistema de saúde no país”, criticou.
O último boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), emitido na quarta-feira (6) de maio, são 9.243 casos confirmados, 404 pacientes internados, 751 óbitos confirmados e 2.286 recuperados.
Por último, o deputado considera que a constituição das unidades de saúde, nessas regiões, será um avanço e sensibilização das equipes multidisciplinares para um novo modelo de gestão. “A reorganização administrativo-gerencial permitirá a definição de objetivos, metas e compromissos pactuados publicamente com a direção do hospital, aplicando os conceitos contemplados na Política Nacional de Atendimento as Urgências e pela Política Nacional de Humanização”, finalizou.
 
 
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
ascomsinesio@gmail.com
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Estado do Amazons, Manaus, Sinésio Campos, Tabatinga
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo