Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Manaus

Elias Emanuel repudia fala do presidente da República contra o prefeito de Manaus

18/05/2020
Compartilhar

E antes do início da análise e votação dos projetos de lei constantes na pauta da reunião ordinária virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM), desta segunda-feira (18/5), o vereador Elias Emanuel (PSDB) pediu um minuto de silêncio em respeito à memória do senador Arthur Virgílio Filho, que foi ofendido pelo presidente Jair Bolsonaro, durante a reunião ministerial do dia 22 de Abril. Na parte do áudio que já circula nas redes sociais, o presidente também ofendeu o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), o que provocou a edição de uma moção de repúdio contra o Presidente da República.

Após a Ordem do Dia, foi realizada uma audiência pública que contou a participação do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), e Elias Emanuel aproveitou para questioná-lo sobre a instalação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) nos municípios do interior e sobre a situação da economia brasileira.

No dia 22 de abril, durante uma reunião com seus ministros em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro falou em alguns momentos sobre a pandemia e citou especificamente o prefeito de Manaus, fazendo referência ao pai do político, Arthur Virgílio Filho, senador que foi perseguido e cassado pela Ditadura Militar (1964-1985). No áudio Bolsonaro se refere ao prefeito como “aquele ‘vagabundo’, que está abrindo cova coletiva para enterrar gente e aumentar o índice da Covid. Vocês sabem filho de quem ele é, né?”.

Em resposta, Arthur Neto afirmou que o presidente é despreparado, não se dá ao respeito e que por isso, ele jamais poderia falar de seu pai. “O presidente me chamou de vagabundo, mas só me tocou porque usou a expressão ‘sendo filho de quem é’. Não fosse isso, eu iria dar um puxão de orelha nele, porque ele é um presidente que não se dá ao respeito. Ele insultou a memória do meu pai, um dos maiores parlamentares da história desse país”, disse.

Elias defendeu o gestor do Executivo municipal e citou que Arthur montou um hospital de campanha, que é referência no atendimento aos pacientes infectados pelo coronavírus, enquanto o Governo Federal, que prometeu a construção tanto no município quanto para os indígenas, até agora não fez nada.

“Bolsonaro atacou a honra do prefeito e de seu falecido pai, um dos parlamentares de maior honra desse Estado, que garantiu o abastecimento de energia elétrica para a nossa cidade e foi o pai da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)”, afirmou, de forma exaltada.

A Moção de Repúdio, de autoria de Elias Emanuel, foi subscrita pelos vereadores Raulzinho (PSDB) e Mirtes Salles (Republicanos) que também prestaram sua solidariedade à família do prefeito. Outros parlamentares também repercutiram o caso alegando ser um ato injurioso do presidente da República que não conhece a história das pessoas e se coloca numa posição de extrema irresponsabilidade, achando que pode jogar pedras em todo mundo.

UTI’s no interior

Ao falar com o deputado Silas Câmara, o vereador expressou sua preocupação quando no meio de uma pandemia, o País mude duas vezes o ministro da saúde, estando hoje, com o cargo vazio. E externou sua peculiar preocupação com os municípios do interior do estado, onde se percebe a deficiência na distribuição dos leitos de UTI.

O parlamentar, que também abordou esse assunto com os senadores Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB) na audiência pública virtual da última quarta-feira (13/5), questionou como o deputado se colocaria na posição de rediscutir a divisão de leitos de UTI para o interior do estado. Comentou ainda, na questão econômica, que o mundo está à mercê da China, quando se fala em materiais hospitalares necessários para o controle da pandemia, e colocou o Brasil como um país grande e de história, que poderia agir nesse sentido.

“O Brasil também é um gigante, a gente precisa reposicionar a economia com algo também de produção desses materiais para a saúde e assim movimentar a economia dentro do nosso próprio país”, defende Elias Emanuel.

Silas Câmara concordou que o Brasil precisa avançar nesse momento, mas ressaltou que em algum momento o enfraquecimento da produção industrial do Brasil e a falta de investimento em pesquisas, o deixou à mercê  de países que desenvolveram tecnologia de ponta e que o maior desafio agora seria na área de educação: “Tudo começa pela educação brasileira e até acredito que não nos falta nem capacidade de produção, acreditem, o que nos falta na verdade é capacidade de entender que a produção brasileira precisa estar ajeitada, entusiasmada com o sentimento de quem governa o país e de quem constrói a nossa atividade econômica estrategicamente, para que as indústrias de ponta percebam que temos o interesse de fato em produzir”, disse o deputado.

E finalizou dizendo que o Brasil esqueceu e ficou perdido no tempo e agora está vivendo e pagando o preço por isso, desejou que todos olhassem as consequências e aprendessem com o covid-19 o que é de fato uma economia diversificada e que protege o patrimônio nacional.

 

Texto: assessoria do vereador Elias Emanuel

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM

O post Elias Emanuel repudia fala do presidente da República contra o prefeito de Manaus apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.

Termos encontrados Amazonas, Câmara Municipal de Manaus - CMM, Coronavírus, COVID, Covid-19, Economia, Eduardo Braga, Educação, Elias Emanuel, Estado do Amazonas, Manaus, Prefeito Arthur Neto, Raulzinho
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Manaus

Caio André e diretores da CMM participam de reunião com representantes da Manausprev

25/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

Vereador Rodrigo Guedes reúne com representantes de movimentos ambientais de Manaus

25/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

PL de Dr. Daniel, que incentiva a doação de livros para organizações sociais, avança na CMM

25/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

PL de Gilmar Nascimento que institui semana de atenção e conscientização do TDAH avança na CMM

25/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

Comissão de Constituição, Justiça e Redação discute 14 Projetos de Lei na CMM

24/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

Vereadores da CMM aprovam construção de creche durante Sessão Plenária desta quarta-feira (24/04)

24/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

Gilmar Nascimento destaca importância de Dom Leonardo Steiner para a cidade de Manaus

24/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

Caio André denuncia mudança irregular de ponto de ônibus no bairro Compensa

24/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

PL de Thaysa Lippy para tornar obrigatória economia de energia e água em órgãos públicos é aprovado

24/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

Projeto de Lei de Jander Lobato voltado para alunos superdotados é sancionado em Manaus

24/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

PL de Mitoso que garante intérprete de libras em hospitais privados é aprovado na CMM

24/04/2024
Câmara Municipal de Manaus

Vereador Jaildo Oliveira parabeniza iniciativa de combate a roubos no transporte público de Manaus

24/04/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo