Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Aleam mantém PL de Alessandra e Péricles que garante igualdade salarial entre homens e mulheres

21/05/2020
Compartilhar

 
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) derrubou, na manhã desta quarta-feira (20), o veto governamental ao Projeto de Lei (PL), de autoria dos deputados Delegado Péricles (PSL) e Alessandra Campêlo (MDB), que garante igualdade salarial entre homens e mulheres.
Pelo menos 13 dos 24 parlamentares foram contrários ao veto enviado pelo Executivo em janeiro deste ano. De acordo com o documento, o projeto estava fora dos limites de atuação do Estado por violar a competência privativa da União para legislar sobre normas gerais de licitação e contratação ao estabelecer a garantia de igualdade salarial entre homens e mulheres como condicionante para a celebração de contratos com o Estado do Amazonas.
“Embora existam disposições legais, tanto na Constituição Federal quanto na Consolidação das Leis do Trabalho com objetivo de garantir a equidade salarial entre todos os trabalhadores, independente do gênero, tais medidas ainda não são suficientes para garantir o avanço na eliminação da diferença salarial. O projeto busca contribuir com o debate da igualdade salarial no âmbito do Amazonas”, disse a deputada.
Inicialmente, o projeto foi apresentado pelo deputado Delegado Péricles. A deputada Alessandra, que preside a Comissão da Mulher da Casa, também abraçou a iniciativa e ambos resolveram dividir a autoria. Durante a apreciação, houve aprovação por unanimidade.
O projeto prevê, em seu Artigo 1º, que todos os órgãos da Administração Pública Direta, lndireta e Fundacional do Estado deverão exigir das empresas vencedoras de processos licitatórios pertinentes a obras e serviços, inclusive de publicidade, como condição para assinatura de contrato, a comprovação ou o compromisso de adoção de mecanismos para garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres com o mesmo cargo, atribuições e tempo de serviço, e com graus de instrução iguais ou equivalentes.
A empresa vencedora de processo licitatório deverá comprovar documentalmente o cumprimento da exigência de igualdade salarial em seu quadro de funcionários, no prazo de cinco dias, contados da publicação do resultado da licitação e prorrogável, justificadamente, por igual período e uma única vez. A empresa que não contar com mecanismos de garantia de equidade salarial no ato do chamamento para assinatura do contrato poderá apresentar um plano de equiparação salarial entre homens e mulheres no prazo máximo de 180 dias. A empresa vencedora de processo licitatório que não aceitar as condições impostas por esta lei ficará impedida de assinar o respectivo termo de contrato, ficando a Administração Pública autorizada a convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação.
 
Capoeira
 
Os parlamentares derrubaram, também nesta quarta-feira (20), vetos ao projeto Capoeira nas Escolas e também à matéria que declara a Capoeira como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas, ambos de autoria da deputada Alessandra Campêlo. A parlamentar afirmou que a inclusão da capoeira nas escolas amazonenses é uma forma de garantir a inclusão social de crianças e adolescentes.
“A capoeira é esporte, arte e cultura. Sua inclusão como prática desportiva em instituições da rede pública e privada do Amazonas representa um mecanismo de acesso a práticas culturais, musicais e de lazer, além da inclusão social de crianças e adolescentes, visando afastá-los de situações de risco como a violência e as drogas”, explicou.
 
 
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Diego Mota (92) 98415-7558
Raissa Barreto (92) 98418-0395
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Foto: Jimmy Christian
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Delegado Péricles, Deputada, Deputado, Drogas, Estado do Amazons
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo