Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Presidente da Assembleia anunciará decisão sobre o impeachment do governador e vice na terça-feira (7)

02/07/2020
Compartilhar

 
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), determinou que a Procuradoria da Casa estude a decisão da corte do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que suspendeu a tramitação do processo de impeachment contra o governador Wilson Lima (PSC) e seu vice, Carlos Almeida Filho (PTB) e emita um parecer definitivo até o próximo dia 7, quando o Poder Legislativo começa as sessões híbridas, com deputados em plenário. No último dia 26 de maio o pleno do TJAM manteve a decisão do desembargador Wellington Araújo, que julgou inconstitucionais os artigos do Regimento Interno da Aleam que tratam de processo por crime de responsabilidade contra agentes públicos e suspendeu o processo de impeachment. “Esta Casa não ficará omissa e nem se furtará às suas obrigações em defesa dos interesses do povo do Amazonas”, declarou Josué.
O presidente da CPI da Saúde, deputado Delegado Péricles (PSL), se manifestou ainda no Pequeno Expediente reforçando o que havia divulgado na tarde de quarta-feira (1) de que o marido da secretária de Comunicação do governo seria um dos sócios da empresa Sonoar, que vendeu 28 respiradores para a empresa ,,,, que os revendeu ao governo, superfaturando o preço. “A CPI investiga os fatos, com técnica e imparcialidade”, declarou o deputado Péricles, informando que o nome de Luiz Carlos Avelino Jr, esposo da secretária Daniela Assayag, foi citado pelo ex titular da Susam, Rodrigo Tobias, em seu depoimento à CPI no último dia 29. Na ocasião, Tobias afirmou que Assayag teria participado de reuniões que definiram o processo de aquisição dos materiais hospitalares. “O esquema de corrupção não começou com a loja de vinhos. Começou com a Sonoar”, disse, complementando que o marido era beneficiário da empresa no período de 1/01/2020 a 5/06/2020. Segundo o deputado, os documentos obtidos pela CPI revelam que Luiz Carlos Avelino Jr. é sócio da empresa Andrade e Mansur Comércio de Materiais Hospitalares LTDA., de nome fantasia Sonoar. A entrada do marido da secretária foi feita por meio de um “contrato de gaveta”, não tendo sido registrado na Junta Comercial do Amazonas (JUCEA).
O deputado Wilker Barreto (Podemos) ratificou as palavras do deputado Péricles e pediu a exoneração da secretária de comunicação. “A secretária não possui mais condições morais de permanecer na pasta”, afirmou. Serafim Corrêa (PSB) disse que a CPI está realizando um bom trabalho e que este foi ratificado pela Operação Sangria, deflagrada pela Polícia Federal na manhã da última terça-feira, mas que “nunca teve o objetivo de ferir ou denegrir a imagem e honra de quem quer que seja, e sim passar a limpo as práticas que se enraizaram na administração pública”.
Durante seu pronunciamento o deputado Fausto Júnior, membro da CPI, informou, que nesta manhã, sua assessora jurídica teve seu carro arrombado e, mesmo com alguns objetos de valor dentro do veículo, foi furtado apenas o seu notebook. “Não sei se foi um crime político, mas informo que temos backup do material e a CPI não vai parar”, disse. O parlamentar informou ainda que no computador existiam informações ainda sigilosas sobre documentos e depoimentos.
O deputado Augusto Ferraz afirmou que é preciso ter cuidado com o que é divulgado pela CPI. Para Ferraz “todos são inocentes até que a justiça determino o contrário”, e mesmo diante das provas colhidas é preciso certa cautela. “Isso não quer dizer que sou contra o trabalho da CPI, apenas que eu apoio o Governo, porque vejo os esforços e obras sendo realizadas até aqui”, finalizou.
 
Outros temas
 
A Mensagem Governamental 52/2020, que dispõe sobre a extinção de cargos de provimento efetivo da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), foi outro tema tratado pelo deputado Dermilson Chagas na reunião parlamentar.
Chagas disse que o projeto pretende extinguir 124 cargos de provimento efetivo de Delegado de Polícia e os cargos de Comissário de Polícia. “Isso, na prática, é uma promoção indireta desses servidores”, disse, explicando que segundo a proposta do Governo, seriam extintos os cargos de 4ª classe de delegados, sendo todos transferidos automaticamente para a 3ª classe. “A polícia não é só feita de delegados”, disse, questionando se tal medida não prejudicaria os cargos de escrivão e investigadores.
O deputado Saullo Vianna (PTB) informou que vai enviar um indicativo ao governo solicitando o relaxamento das restrições em relação às viagens fluviais entre os municípios do interior do Estado. Vianna disse que o Executivo suspendeu, no mês de abril, as viagens em razão do aumento do números de casos do novo coronavírus, porém, neste momento, os indicadores em mostram a diminuição desses números em Manaus, o que poderia assegurar a reabertura desse meio de transporte.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Hudson Fonseca
 
 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Augusto Ferraz, Deputada, Deputado, Dermilson Chagas, Estado do Amazons, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Manaus, Saullo Vianna, Transporte, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo