Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas impulsiona a produção de abacaxi na comunidade do Caramuri

08/07/2020
Compartilhar

Com um volume de produção semanal, em torno de 6 mil frutos de abacaxi, a comunidade do Caramuri, na zona rural de Manaus, deve produzir 900 mil frutos da cultura agrícola até o final deste ano. A expansão do cultivo e o célere escoamento são resultados dos incentivos do Governo do Amazonas para o fomento da produção na localidade.
A comunidade, que já trabalha com a produção de abacaxi há mais de 20 anos, passou a contemplar o desenvolvimento agrícola com a chegada de implementos e apoio técnico da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Sistema Sepror – que abrange o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Esse impulso fortaleceu o trabalho dos produtores, que já projetam triplicar o volume da produção para o próximo ano.
A safra em 2019 foi de 700 mil frutos produzidos. Entre janeiro e junho de 2020, foi feita a colheita de 500 mil abacaxis. A meta é chegar ao patamar de 900 mil frutos até dezembro. Para o ciclo de 2021, o volume estimado é de 1,2 milhão.
“Os mercados vão aparecendo, o escoamento vai melhorando e a gente vai conseguindo multiplicar o plantio. Isso é positivo na comunidade do Caramuri. A gente agradece a Deus e ao apoio do governo, porque não nos abandonou na produção no período da pandemia”, destaca o produtor rural, Manoel da Silva.
Nesta semana, os mercados e feiras de Manaus, assim como o estado de Roraima, vão ser abastecidos com a produção de Caramuri. A colheita está sendo realizada em 40 hectares de plantio do fruto na região para que este seja, posteriormente, embarcado nos caminhões até os centros consumidores.
“Estamos embarcando para a Feira Manaus Moderna, para o mercado da cidade de Boa Vista e demais comércios locais. Se fosse em outras épocas, não tínhamos tanta colheita porque era tudo manual. Agora com um trator agrícola e triciclos, entregues pelo Fundo de Promoção Social, e o suporte do Idam, estamos conseguindo vender mais todos os dias”, explicou Messias Neves, de 39 anos, produtor de abacaxi há mais de dez anos.
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Pontes Cardoso, a produção de abacaxi da comunidade de Caramuri significa grandes vitórias e carrega muitos simbolismos.
“Vitória da comunidade que se organizou, vitória do Governo do Amazonas, por meio do Idam, que apoiou essas famílias, e vitória dos produtores, que demonstraram que é possível fazer uma agricultura com sustentabilidade na Amazônia, resultando em produtos de qualidade, como o abacaxi produzido nessa região”, disse Valdenor, ao destacar que a organização dos produtores é fundamental principalmente para aqueles que possuem pouca estrutura e que, quando organizados, é possível disputar outros mercados.
Reconhecimento – A produção de abacaxi no Amazonas é reconhecida. Em junho, o fruto recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O reconhecimento, publicado na “Revista da Propriedade Industrial” do Inpi, chegou como um incentivo para os produtores da Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso (Encarem), que engloba produtores rurais das regiões de Vila do Engenho, em Itacoatiara, e Caramuri.
Os agricultores do Novo Remanso e das demais regiões recebem apoio do Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), vinculado à Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).
“Com o selo tivemos a abertura de grandes oportunidades, entre elas o recebimento de uma proposta de exportarmos o nosso abacaxi para a Bélgica e para a cidade do Porto, em Portugal. Estamos atualmente estruturando toda essa logística administrativa para futuramente atender esses mercados”, comentou o presidente da associação comunitária agrícola de Caramuri, Daniel da Silva.
Gastronomia – Com a produção de abacaxi, estão sendo também impulsionadas novas fontes de renda para as famílias de Caramuri. Exemplo disso é a produção artesanal de iguarias alimentícias do abacaxi, como doces, trufas e tortas.
De pudim a bolo, tudo é feito a partir da polpa do fruto mais cultivado na comunidade. A capacitação das mulheres ocorre por meio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM).
“Buscamos diversificar a gastronomia para ampliarmos a atuação do abacaxi. Todos os anos temos treinamento que ajuda a aperfeiçoar nosso trabalho. Cada uma das mulheres da comunidade faz um pouco desse trabalho na cozinha comunitária ou nas suas cozinhas, e assim vamos tendo uma renda”, disse a artesã Elisângela Cortez.

Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Itacoatiara, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

08/08/2025
Governo do Amazonas

Paic: FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora

08/08/2025
Governo do Amazonas

PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Cruzamento da avenida Autaz Mirim e rua Itajubá será interditado temporariamente, neste sábado, para obras do Gasoduto Norte-Leste

08/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam multa empresa em R$ 251 mil por depósito irregular de resíduos no Distrito Industrial

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sepror conclui qualificação de Boas Práticas na Produção de Melancia e de Biofertilizantes em Rio Preto da Eva

08/08/2025
Governo do Amazonas

ADS e Secretaria de Educação discutem planejamento do Programa de Regionalização da Merenda Escolar para 2026

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sect realiza levantamento técnico para regularização fundiária em quatro municípios do Amazonas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Viagem sonora e poética: Nando Montenegro lança EP ‘Rumo’ com paisagens musicais intimistas e espírito amazônico

08/08/2025
Governo do Amazonas

Orquestra nordestina emociona no Amazonas Green Jazz Festival 2025

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sefaz reforça necessidade de agendamento para demandas na Central de Atendimento

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo