Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Com estabilidade nas internações, reabertura do Hospital Delphina Aziz a pacientes não Covid-19 será retomada

11/10/2020
Compartilhar

Com a manutenção na estabilidade de internações por Covid-19 em Manaus, o Governo do Amazonas vai dar prosseguimento ao plano de reabertura do Hospital Delphina Aziz, na zona Norte, para pacientes não Covid-19. A partir de 15 de outubro, a unidade que, desde o início da pandemia, ficou exclusiva para internações de pessoas com o novo coronavírus, passará a receber também pacientes de outras causas encaminhados pela rede pública de saúde.

A meta inicial da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é ofertar 12.524 consultas, 88.266 exames e 1.065 cirurgias eletivas ao mês para usuários da rede pública de saúde. A abertura da unidade está prevista no Programa Saúde Amazonas, que tem como objetivo reduzir filas e o tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A retomada do hospital para outras causas será gradual e avançará conforme os indicadores epidemiológicos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).  O objetivo da secretaria é ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias para atender a demanda que ficou reprimida na rede em função da pandemia. O hospital, no entanto, continuará com leitos específicos para Covid-19 e o avanço na oferta de serviços será conforme a taxa de ocupação de leitos.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, destaca que o plano de trabalho é praticamente o mesmo que estava previsto para setembro e que teve que ser adiado após dectar-se, a partir da segunda quinzena do mês passado, um pequeno aumento nas internações, seguido de nova estabilidade. Ainda segundo ele, a abertura se justifica pela demanda reprimida por exames, consultas especializadas e cirurgias em toda a rede pública.

“As internações estão equilibradas dentro da taxa de ocupação prevista no nosso plano de trabalho. Ao mesmo tempo, há uma demanda reprimida dos atendimentos eletivos que ficaram parados na pandemia, há também demanda de pacientes crônicos e sobrecarga nos prontos-socorros e hospitais para internações por outras causas. Por isso, precisamos retomar o plano de abertura do Delphina Aziz como unidade de retaguarda para a nossa rede”, justifica.

A unidade que, durante a pandemia, teve o número de leitos ampliado de 132 para 362, vai funcionar com toda a sua capacidade, usando os seis andares ativados pelo Governo do Estado, o centro cirúrgico, o hospital dia e o centro de diagnóstico. O hospital não será porta aberta e vai atender pacientes encaminhados de outras unidades pela Central Unificada de Regulação e Agendamentos (CURA).

Para a Covid-19 serão mantidos 70 leitos de UTI e 112 leitos clínicos, com a perspectiva de aumento dessa quantidade. Conforme a secretária Executiva Adjunta em Política de Saúde, Nayara Maksoud, o plano de trabalho segue as orientações e medidas de controle determinadas pela FVS. “Por ser o hospital referência para Covid-19, seguiremos protocolos próprios para separar as alas Covid das não Covid, com todos os cuidados recomendados”, observa.

Conforme o plano de trabalho, o Parque de Imagem será aberto para os serviços de apoio ao diagnóstico em 30 tipos de exames e procedimentos agendados pela CURA. Já o serviço de ambulatório clínico ofertará consultas em 26 especialidades adulto e pediátricas.

Cirurgias – O Hospital Delphina Aziz também irá absorver a demanda da rede pública por cirurgias gerais, urológicas, proctológicas e ginecológicas. A unidade também terá leitos de hospital dia para procedimentos menos invasivos cujo período de internação é inferior a 12 horas – cirurgias urológicas, ginecológicas, vasculares, dermatológicas e a coleta de material para biópsia.

Fisioterapia – Entre as novidades da unidade está o serviço de fisioterapia para pacientes com sequelas de Covid-19. O Delphina Aziz será a referência na rede pública para atendimento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) levando-se em conta que de novembro a maio é o período sazonal das doenças respiratórias no Amazonas.

Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Ações do Governo do Amazonas na área de saneamento básico são destaque em evento do Crea-AM

14/08/2025
Governo do Amazonas

Ministério da Saúde entrega certificação a maternidades do Estado com Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

14/08/2025
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Festival do Beiradão celebra patrimônio imaterial do estado

14/08/2025
Governo do Amazonas

“Vai ajudar com a entrega do nosso produto”, afirma produtora rural sobre triciclo entregue pelo Governo do Amazonas

14/08/2025
Governo do Amazonas

Agenda Fapeam tem 42 eventos científicos e tecnológicos apoiados no segundo semestre de 2025

14/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima defende estratégia integrada para avanços na segurança pública durante Fórum Brasileiro

14/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 239 vagas de emprego para esta sexta-feira

14/08/2025
Governo do Amazonas

No Agosto Verde, Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz reforça visitas domiciliares no Amazonas

14/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (14/08)

14/08/2025
Governo do Amazonas

Manaus recebe ciclo de palestras sobre patrimônio histórico e preservação da memória cultural

14/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destina mais de R$ 7,8 milhões para fortalecimento e incentivo do setor primário no Amazonas

14/08/2025
Governo do Amazonas

‘Gotas de Saberes’ leva espetáculo infantil indígena ao Teatro da Instalação

14/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo