Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

João Luiz aciona Senacon para combater o sobrepreço de cilindros de oxigênio

25/01/2021
05 JOaO LUIZ REPUBLICANOS CILINDROS DE OXIGeNIO 640x380 1
Compartilhar

 Para reforçar as ações de combate ao sobrepreço de cilindros de oxigênio comercializados no Amazonas e em outros Estados, o presidente da Secretaria de Defesa do Consumidor da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual João Luiz (Republicanos), acionou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. E, com o intuito de municiar o órgão com dados que comprovam a prática abusiva de preços, o parlamentar enviou, nesta segunda-feira (25), um relatório com informações e resultados de fiscalizações realizadas pela força-tarefa do consumidor do Amazonas desde o último dia 14 de janeiro.
Conforme o relatório, a força-tarefa do consumidor – formada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), Procon-AM, Ministerio Público do Estado (MP-AM) e Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) – constatou que o preço dos cilindros de oxigênio sofreu um reajuste de quase 300%. A majoração, explicou João Luiz, que também é presidente da CDC/Aleam, ocorreu após anúncio de que a maior fabricante de oxigênio do Estado, a White Martins, estava com o estoque zerado.
“Neste momento, em que o Amazonas atingiu o pico da pandemia, com hospitais lotados e muitos pacientes de Covid-19 em tratamento em casa, o oxigênio é um dos insumos mais necessários para salvar vidas. Sem poder contar com a White Martins, para obter o insumo, muitas pessoas estão recorrendo a fornecedores e revendedores do Amazonas e também dos Estados do Acre, Rondônia, Pará e São Paulo, os quais estão majorando o valor do produto. Em alguns casos, o preço do cilindro de oxigênio de 50 litros passou de R$ 1,8 mil para R$ 5,8mil, o que é um absurdo. Não podemos permitir que empresários lucrem em cima dessa tragédia”, relatou João Luiz.
Segundo João Luiz, o relatório enviado à Senacon contém dados computados em fiscalizações realizadas pela força-tarefa em Manaus e no interior do Estado, no período de 14 a 21 de janeiro, além de um mapeamento, o qual aponta que cidades como Envira, Boca do Acre, Humaitá, Pauini, Parintins e Barreirinha, por conta da logística, estão adquirindo oxigênio em outros Estados da Região Norte e também Sudeste.
“Constatamos que a majoração está além das fronteiras do Amazonas. Por isso, para tornar essa discussão de cunho nacional, com o intuito de combater esse sobrepreço, estamos acionando a Senacon para que junto à Secretaria de Defesa do Consumidor da Unale, aos Procons estaduais e a outros órgãos de defesa do consumidor possamos inibir a prática abusiva de preços”, completou João Luiz.
A secretária nacional da Senacon, Juliana Domingues, disse ver motivos suficientes para essa atuação conjunta e que, com o relatório em mãos, dará prioridade ao assunto. “Realmente existe indícios fortes de que no meio do aumento da demanda, há também um aproveitamento dos fornecedores e é isso que devemos apurar”, disse.
Na mesma esteira, o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Pedro Aurélio, disse que, com base nos dados que comprovam essas práticas abusivas, a pasta poderá atuar não somente no Amazonas, mas em âmbito nacional. “A ação deverá ser uma intervenção conjunta com os Procons estaduais, de forma efetiva e preventiva”, concluiu.

Denúncias

Em caso de cobrança abusiva de preços, o consumidor pode acionar a CDC/Aleam por meio do e-mail cdcaleam@gmail.com, WhatsApp (92) 994402019 e também pelas redes sociais do deputado João Luiz (@joaoluizam) Facebook, Instagram, Twitter.

Gabinete do Deputado João Luiz (Republicanos)
Texto: Assessoria do Deputado
Jeane Glay (92) 991143368 / 31834409
Foto: Mauro Smith



Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Barreirinha, Boca do Acre, Deputada, Deputado, Envira, Estado do Amazons, Humaitá, João Luiz, Manaus, Parintins, Pauini
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Imagem do WhatsApp de 2023 11 30 as 10.17.17 76fe5427
Geral

Roberto Cidade ultrapassa Menezes e assume a terceira colocação nas intenções de votos para a Prefeitura de Manaus

30/11/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM assegura o fortalecimento do poder fiscalizatório da administração fazendária

10/07/2023

PGE-AM assegura o fortalecimento do poder fiscalizatório da administração fazendária

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo