Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Participação feminina na política do Amazonas avança e mostra a força da mulher

08/03/2021
05 ALEAM DEPUTADA MAYARA PINHEIRO PP DIA INTERNACIONAL DA MULHER Foto Danilo Mello Aleam 640x380 1
Compartilhar

 A participação da mulher na política brasileira tem tido avanços ao logo das décadas e a presença de cinco parlamentares mulheres na atual Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) é marca viva desse movimento.
Para a deputada Mayara Pinheiro (PP), que foi eleita com o maior número de votos no último pleito eleitoral, esse é sem dúvidas um momento marcante para a política brasileira. De acordo com ela, o fenômeno tem se espalhado pelo país.
“No Estado do Amazonas, a bancada feminina tem mostrado o valor destas guerreiras com uma legislatura propositiva e atuante. Infelizmente este fenômeno tem se demonstrado um pouco mais desacelerado quando se trata do Poder Executivo. Nas últimas eleições de 2020, apenas 12% dos Chefes dos Poderes Executivos Municipais eleitos foram mulheres”, analisou Mayara Pinheiro.
Mas, para a presidente da Comissão da Saúde da Aleam, para efetivar a representatividade feminina na política muito ainda deve ser feito. “Entendo que temos avançado bem na representatividade feminina na política, mas ainda há muito a ser feito. Os bons exemplos de mulheres na gestão pública têm que ser enaltecidos e precisam ser levados em consideração nas urnas. Considero que o Amazonas tem fazendo sua parte, a ponto de termos quase um quinto da Casa Legislativa composta por mulheres a partir de fevereiro”, ponderou Mayara Pinheiro.
A primeira deputada da Assembleia do Amazonas, a solicitar licença-maternidade, Joana Darc (PL), atualmente se dedica aos cuidados com o pequeno Joaquim, que veio ao mundo na última semana. Ela conta que a data sem dúvidas está sendo vivida e sentida de maneira diferente.
“Estou vivendo o ápice de ser mulher. Já conquistei muito como mulher e luto diariamente para que todas as mulheres do Amazonas possam ter as acesso às mesmas oportunidades. Ter um parlamento com cinco cadeiras femininas demonstra a mudança que o mundo passa, a nossa força, a nossa representatividade e o poder da nossa influência. Que a política seja mais feminina e que nenhuma mulher deixe de alcançar seus sonhos pessoais e profissionais pelo simples fato de ser mulher”, comemora Joana Darc.
Segundo o cientista social Jack Serafim, a pouca representatividade feminina ainda é uma realidade a nível mundial. “A pauta feminina começou a ganhar voz e força nestes últimos anos por conta da abertura da participação da mulher, que realmente, ainda é muito pequena, já que o ideal seria uma proporção de 50/50 para a consolidação desse equilíbrio para uma verdadeira democracia. Porém, até em alguns países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a representação feminina nas câmaras é de cerca de 20% e isso mostra que a nível mundial nós, enquanto sociedade, infelizmente, ainda não conseguimos avançar nesse sentido”, lamentou Jack Serafim.
Ele também aponta a escolha de mulheres na política como a chave para a mudança em termos de garantias de direitos das mulheres. “A democracia tem por fundamento a pluralidade, a representatividade e quando a gente fala de uma Casa Legislativa em que essa representatividade não existe, ainda mais em um estado em que a maioria da população é formada por mulheres, percebemos que as principais demandas desse grupo ficarão, invariavelmente desassistida. Algumas campanhas relacionadas à saúde da mulher, por exemplo, que se transformaram em direito bem recentemente, são reflexos dessa participação feminina, dessa chegada feminina aos postos de poder. Por isso é importante ver o Amazonas ampliando a sua bancada feminina no Parlamento Estadual”, afirmou Jack Serafim.

 
Texto: Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Danilo Mello

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Dra. Mayara, Joana Darc
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

03 Dep. Roberto Cidade PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de criancCCA7as com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correcCCA7aCC83o
ManchetePolítica

PL de Roberto Cidade busca rastrear nascimento de crianças com fissura labiopalatal para agilizar atendimentos de correção

10/07/2023

Vereadores da CMM deliberaram 13 Projetos de Lei durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (10/07)

10/07/2023

Projeto de Caio André que beneficia ex-atletas profissionais avança na CMM

10/07/2023

CMM inicia auditoria interna para recertificação da ISO 9001 e 14001

10/07/2023

No Dia Mundial da Lei, Luis Mitoso destaca suas 30 leis aprovadas em três mandatos como vereador

10/07/2023

Ivo Neto realiza treinão aberto de jiu-jítsu através do Projeto ‘Esporte na Periferia’

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo