Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Economia

Erradicação da Febre Aftosa pode reduzir custos a pecuaristas do Amazonas

15/03/2021
FOTO DIEGO PERES 2 1 1024x683 1
Compartilhar

Há 58 minutos
Por Agência Amazonas

Vacinação contra febre aftosa – Foto: Diego Peres/SecomCom o início da primeira fase da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa” nesta segunda-feira (15/03), a meta estabelecida pelo Governo do Estado é de imunizar aproximadamente 600 mil cabeças de gado durante esta etapa. A vacinação faz parte do processo de erradicação da doença, status que o Amazonas está perto de atingir, e que traz como consequência uma série de benefícios para os pecuaristas em todo o estado.

Durante a cerimônia de abertura da campanha, realizada na Fazenda São Bento, situada no município de Iranduba (distante 27 km de Manaus), o governador Wilson Lima destacou que um dos principais benefícios ao setor, com a erradicação da febre aftosa, é a valorização do gado, o que pode trazer lucro para os pecuaristas, além da consequente geração de empregos.

“O que vocês estão fazendo aqui é proteção às pessoas, porque isso aqui significa geração de emprego e renda, significa o sustento de famílias e quanto mais a gente avança na questão da sanidade animal, a gente garante valor agregado a esse produto, a gente consegue colocar em outros estados e consegue também colocar em outros países”, disse o governador.

Primeira etapa da campanha para erradicar a febre aftosa no estado – Foto: Diego Peres/SecomSegurança para pecuaristas

Para o pecuarista Oswaldir Bento, proprietário da Fazenda São Bento, uma das principais preocupações do setor com a doença é a velocidade com a qual ela se espalha pelo organismo do animal, o que pode acarretar em um surto em todo o gado. Nesses casos, os prejuízos são enormes.

“O gado emagrece, até morre, e quando há o surto, é obrigação do pecuarista sacrificar o gado. Então veja o quanto é prejudicial. Se você tiver que sacrificar o gado, sem direito a nada, à remuneração nenhuma, acaba com a pecuária”, destaca.

Por isso, a iniciativa vem sendo celebrada por representantes do setor, que tem no apoio do Governo do Estado um grande aliado na luta para transformar o Amazonas em uma zona livre da doença. Segundo Bento, esse suporte, por meio da campanha de vacinação, traz um sentimento de segurança aos pecuaristas.

“A gente está entusiasmado, inclusive, pela união de todos os departamentos aqui conosco, inclusive temos a presença do nosso governador, isso nos fortalece como produtores rurais. É a melhor coisa, o governo empenhado nos dá a garantia, a certeza de que vamos, em breve, chegar lá”, celebra o pecuarista.

Reconhecimento

Desde agosto de 2020, 13 municípios amazonenses contam com o status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e parte de Tapauá. 

Em maio deste ano, esses municípios devem ser reconhecidos internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). A chancela internacional dará respaldo para que as ações do Governo do Amazonas possam ser ampliadas, fazendo com que em breve todo o estado não precise mais da vacina, algo que também representa economia, segundo Wilson Lima.

“O pecuarista geralmente tem gasto para comprar a vacinação e quando esse animal tem o risco de ser acometido por algum tipo de doença, isso é um prejuízo a mais, porque é um animal que não vai ter condição de produzir leite ou estar apto para corte. Enfim, quando a gente garante essa sanidade animal, além de estar agregando valor a esse animal, a gente também está diminuindo os custos do pecuarista”, destacou o governador.

Termos encontrados Amazonas, Apuí, Boca do Acre, Canutama, Economia, Eirunepé, Envira, Governador Wilson Lima, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itamarati, Lábrea, Manaus, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Tapauá, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

carteira de trabalho e previdencia social ctps 150x150 1
EconomiaManchete

Americanas conseguirá garantir direitos trabalhistas?

27/01/2023
Obras e Acoes Governo do AM 6 Foto Divulgacao Secom 1024x682 1
EconomiaManchete

Obras e ações do Governo do Estado para recuperação da economia ampliam empregos no Amazonas

01/05/2022
PARINTINS GOVERNADOR WILSON LIMA LUCAS SILVA SECOM 1024x682 1
CulturaEconomiaManchete

Festival Folclórico 2022 deve injetar R$ 100 milhões na economia de Parintins

03/04/2022
Auxilio Thayna Rodrigues Foto Tacio Melo Secom
EconomiaManchete

Auxílio Estadual: comércio registra movimentação e aumento no lucro pode chegar a 45% em estabelecimentos

15/03/2022
WhatsApp Image 2022 03 14 at 17.35.07 1 1024x683 1
EconomiaDestaque

Balança Comercial: Amazonas registra crescimento de 21% em janeiro

14/03/2022
SEMA PURANGA 03 1024x768 1
EconomiaManchete

Plano de Gestão da RDS Puranga Conquista é aprovado após consulta pública

12/03/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo