Segundo a gestora da unidade escolar, Socorro Falcão, a ideia surgiu durante a Jornada Pedagógica deste ano e é destinada a todos os estudantes da instituição. “Com a pandemia, muitos são os nossos desafios diários. Por isso, a nossa coordenação pedagógica e os nossos professores desenvolveram uma série de vídeos que, com a rede de apoio familiar, consegue levar aos alunos conteúdos educacionais durante o período das aulas remotas”, explica.
Há 28 minutos
Por Agência Amazonas
Docentes passaram a produzir vídeos curtos de suas atividades diárias e enviá-los aos seus alunos. FOTOS: Lincoln Ferreira/Seduc-AMProfessores e pedagogos da Escola Estadual (EE) J.G de Araújo, localizada no bairro Santa Luzia, zona sul de Manaus, decidiram traçar estratégias para alcançar os estudantes durante o período de aulas remotas. Para isso, os docentes passaram a produzir vídeos curtos de suas atividades diárias e enviá-los aos seus alunos, por meio do aplicativo WhatsApp.
Com base no monitoramento diário das videoaulas, a equipe da escola consegue identificar esses alunos e, prontamente, contactar os pais ou responsáveis para evitar que eles deixem de estudar.
Ainda conforme Socorro, o trabalho está tendo boa aceitação com os estudantes frequentes, mas há uma lacuna que deve ser preenchida a partir de outro serviço realizado pela escola. A gestora se refere à busca ativa dos alunos, que tem como objetivo localizar os estudantes em possível situação de abandono escolar.
Apostila
Outra estratégia que deve ser adotada pela unidade de ensino, nos próximos dias, é a produção de uma apostila, desenvolvida a partir das atividades enviadas pelos professores à escola. Todos os exercícios disponíveis no material são complementares aos conteúdos trabalhados durante a programação do “Aula em Casa” e deverão ser impressos e entregues aos pais e responsáveis, após um agendamento prévio.
“Na prática, a busca ativa se resume em solicitar dos professores o nome desses estudantes que não estão acompanhando os conteúdos do ‘Aula em Casa’. Após a listagem, é feita uma triagem para conferência de dados para, assim, realizarmos o contato via telefone com o responsável, com o intuito de inseri-los nos grupos de atividades escolares e evitar que o aluno deixe de assistir às aulas”, reitera.