Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Adaf renova registro de revendas e prestadoras de serviços de aplicação de agrotóxicos

21/05/2021
ADAF 2 1 300x225 1
Compartilhar

Há 43 minutos
Por Agência Amazonas

Visando coibir a comercialização, a aplicação de agrotóxicos indevidamente e evitar impactos ambientais e danos à saúde das pessoas no Amazonas, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), renovou, durante esta semana, o registro de uma revenda agropecuária e duas prestadoras de serviços de aplicação de agrotóxicos, ambas localizadas em Manaus.

As renovações de estabelecimentos comerciais para revenda, prestadores de serviços e postos de recebimento de embalagens vazias e com resíduos de agrotóxicos devem ser realizadas anualmente. Entre as empresas com os registros renovados junto à agência estão: Agrominas (revenda de agrotóxicos) e Alfama e Emops (prestadoras de serviços na aplicação de agrotóxicos). 

“O certificado de registro para a comercialização dos agrotóxicos é muito importante para uma empresa, porque esse certificado adequa a empresa vender esses produtos da melhor forma, comercializando esses produtos somente para pessoas que trabalham na agricultura, que vão utilizar de maneira eficaz, para não prejudicar o meio ambiente, a água e o solo. Com isso, podemos trabalhar de maneira responsável com esses produtos”, destacou a assistente administrativa da Agrominas, Kassia Alves.

No Amazonas, a Adaf é responsável por regularizar e registrar os estabelecimentos que revendem agrotóxicos e afins, e prestadoras de serviços na aplicação de agrotóxicos. Além desses registros, a agência cadastra os agrotóxicos que podem ser comercializados no Amazonas, conforme as recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Estamos buscando o registro das revendas e dos produtos, visando coibir a venda de produtos clandestinos, que podem, se utilizados indevidamente, causar danos não só à cultura, mas prejuízos aos produtores rurais, como também ao meio ambiente e à saúde pública”, destacou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo. 

A Adaf alerta que toda venda de agrotóxicos no Amazonas deve ser realizada por estabelecimentos registrados na agência. A meta da Adaf é ter pelo menos um estabelecimento regularizado em cada município amazonense. 

A falta de registro dos estabelecimentos dessa natureza junto à Adaf gera multa de R$ 1 mil, que pode graduar conforme a tipificação, até o limite de R$ 25 mil.

Atualmente, a Adaf conta com 16 estabelecimentos registrados, entre revendas, empresas prestadoras de serviços com agrotóxicos e postos ou centrais de recebimento de embalagens vazias, localizados em Manaus, Manicoré (Santo Antônio do Matupi), Manacapuru, Apuí, Boca do Acre, Tefé e Itacoatiara.

Ao todo, 662 agrotóxicos são cadastrados na Adaf para serem comercializados no Amazonas. São produtos como herbicidas, inseticidas, fungicidas e formicidas, que contribuem para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas para agricultura e pecuária, garantindo o aumento da produção e produtividade.

Regularização

Para solicitar a regularização, revendedores, prestadores de serviços com agrotóxicos e postos de recolhimento de embalagens vazias devem atender a uma série de pré-requisitos e entregar à Adaf um Requerimento disponível no site (www.adaf.am.gov.br), juntamente com cópias de documentos, como licença de operação expedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), contrato do responsável técnico e certidão de registro e quitação da empresa no conselho de fiscalização profissional.

Termos encontrados Amazonas, Apuí, Boca do Acre, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Tefé
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Imagem do WhatsApp de 2023 11 30 as 10.17.17 76fe5427
Geral

Roberto Cidade ultrapassa Menezes e assume a terceira colocação nas intenções de votos para a Prefeitura de Manaus

30/11/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM assegura o fortalecimento do poder fiscalizatório da administração fazendária

10/07/2023

PGE-AM assegura o fortalecimento do poder fiscalizatório da administração fazendária

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo