Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Com o apoio do Governo do Amazonas, representantes de 17 etnias se reúnem para discutir Educação Indígena

25/11/2021
Compartilhar

Com o tema “Os desafios da educação escolar indígena no contexto da pandemia do COVID-19”, representantes de 17 etnias participam da primeira Reunião do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (Ceei-AM). O evento, realizado com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, acontece até o dia 26 de novembro e tem como foco debater as demandas da educação indígena, além de proporcionar formação para os conselheiros no âmbito das políticas públicas frente às realidades no Amazonas. O encontro está sendo realizados no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Distrito Industrial I, Av. Silves, 2222, bairro Crespo, zona sul de Manaus.

Atividade acontece durante toda a semana e debate pautas ligadas à educação indígena

Por determinação do governador Wilson Lima, a Secretaria de Educação é a responsável pela viabilização do evento. Desde 2019, a pasta tem trabalhado para atender às demandas no que diz respeito à Educação Escolar Indígena, de acordo com a secretária Kuka Chaves. “Temos avançado em questões que vão desde a contratação de profissionais até a aquisição de merenda escolar específica”, afirmou Chaves, que participou do evento de maneira virtual.

Nesta quarta-feira (24/11), foi realizada a abertura oficial, com a presença da secretária Executiva Adjunta Pedagógica, Hellen Matute, a secretária Executiva Adjunta da Capital, Arlete Mendonça e a secretária Executiva Adjunta de Gestão, Rosalina Lobo.

Avanços

Em sua fala, a secretária de Educação, Kuka Chaves, destacou que desde 2019, foram 1.058 profissionais convocados para atuação na Educação Indígena, por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS). Além disso, a continuidade do “Projeto Pirayawara”, que permite aumentar o número de comunidades e populações indígenas atendidas também se destaca.

A secretária Executiva Adjunta Pedagógica, Hellen Matute, reiterou o papel fundamental do executivo estadual em viabilizar as ações voltadas à educação escolar indígena. “Nós estamos aqui para demonstrar nosso total apoio às necessidades de aprendizagem dos estudantes indígenas e, assim, propor novas estratégias que garantam o direito à educação que busca minimizar os impactos devastadores desta pandemia”, lembrou.

Entre as conquistas nestes últimos 3 anos, destaca-se o modelo de alimentação escolar indígena, adotado na rede pública estadual do Amazonas, que é referência para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Em relação ao Conselho, foi destacada a parceria, com a oferta de estrutura necessária, servidores capacitados e a logística para a execução das atividades.

CEEI-AM

De acordo com o presidente do CEEI-AM, Jesiel Santos dos Santos, o encontro visa discutir e ter um novo olhar sobre a educação indígena. “Essa é a primeira vez que nos vemos após o ápice da Covid-19 no Amazonas. Então, este é um momento histórico, dialogar com os nossos parentes sobre as demandas que nós vivemos é muito importante, nossas especificidades e a nossa realidade precisa ser debatida. E assim, eu acredito que a ideia é essa, pois estamos no mesmo barco pela luta a favor da educação escolar indígena”, destacou Jesiel.

Desde o ano passado, o Governo do Amazonas tem realizado aquisições para a alimentação escolar indígena. O Amazonas é o único a cumprir a proposta, que envolve diversas instituições.

O Conselho de Educação Escolar Indígena (Ceei) foi instituído por meio do Decreto Governamental nº 18.749, de 6/5/1998, como parte integrante da estrutura da Seduc-AM e institucionalizado no I Seminário de Educação Escolar Indígena no Estado, realizado em 1998.

Representante da Região do Baixo Amazonas, o conselheiro Elizeu Hixkaryana, cita a importância de reunir indígenas de todas as calhas do Estado. “A gente busca se unir com os diferentes povos, tudo com um único objetivo, a melhoria da qualidade da educação escolar indígena do Amazonas. Logo, é muito importante para nós dos povos indígenas do Amazonas, ter as nossas demandas sendo ouvidas”, reiterou Elizeu da etnia Hixkaryana, localizada no município de Nhamundá.

———

Por Agência Amazonas
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc

Termos encontrados Amazonas, Educação, Governador Wilson Lima, Manaus, Nhamundá, Silves
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sect atende 208 famílias em mais uma etapa de regularização fundiária em Caburi, em Parintins

12/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima afirma que COP em Belém será importante para mostrar ao mundo as prioridades da Amazônia

12/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas reforça segurança pública no interior com novas viaturas

12/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e Unicef realizam Encontro Estadual ‘Zelar e Proteger’ para fortalecer rede de proteção infanto-juvenil

12/08/2025
Governo do Amazonas

Serviço aéreo da SSP-AM resgata bebê com bronquiolite aguda grave em comunidade rural em Manaus

12/08/2025
Governo do Amazonas

Amazonas sedia 14ª reunião do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária do Brasil

12/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam e UEA destacam que águas da Bacia do Tarumã-Açu estão dentro dos padrões, mas com qualidade em queda

12/08/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM inicia primeiro curso remoto alcançando 11 municípios do estado

12/08/2025
Governo do Amazonas

Educação do Amazonas é destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira

12/08/2025
Governo do Amazonas

Busca Preço Amazonas agora tem aplicativo para celular

12/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas celebra o Dia Internacional da Juventude com ações do Pelci

12/08/2025
Governo do Amazonas

Amazonprev retoma recadastramento para aposentados e pensionistas

12/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo