Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Wilson Lima estende poder de fiscalização ambiental a instituições de segurança pública

02/06/2022
Compartilhar

Há 17 minutos
Por Agência Amazonas

Além do Ipaam, novo decreto permite que autuações sejam feitas pelo Batalhão Ambiental, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil

A medida foi instituída em decreto assinado pelo governador Wilson Lima nesta quinta-feira (02/06) – Foto: Arthur Castro/SecomCom o objetivo de ampliar o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais no estado, o Governo do Amazonas estende o poder de fiscalização ambiental a órgãos de segurança pública. A medida foi instituída em decreto assinado pelo governador Wilson Lima nesta quinta-feira (02/06), ocasião em que também decretou Situação de Emergência Ambiental no Sul do Amazonas e na Região Metropolitana de Manaus.

Agora, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) poderá firmar convênio junto ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental, ao Corpo de Bombeiros Militar e à Polícia Civil do Amazonas, para que as instituições exerçam, também, as prerrogativas de fiscalização ambiental.

Segundo o governador, a medida visa otimizar as ações de campo realizadas pela Operação Tamoiotatá 2. A força-tarefa tem integrado, desde a sua primeira edição, em 2021, as forças ambientais e de segurança do Amazonas, no intuito de amplificar os resultados e aprimorar as ações de inteligência no combate aos crimes contra o meio ambiente.

“Nós estamos entrando em um período muito delicado que é o período de estiagem, o verão amazônico. Há um aumento muito grande de pressão sobre as florestas naquela região do Sul do Amazonas, que é a que mais nos preocupa. Desde que eu assumi o governo temos trabalhado para dar condições ao Ipaam e aos órgãos de segurança para que possam atuar de forma firme contra a criminalidade praticada ao meio ambiente”, disse Wilson Lima.

Reforço

A medida foi decretada a partir da alteração do Decreto 10.028, de 04 de fevereiro de 1987, que regulamenta a delegação de competência da Fiscalização Ambiental no Amazonas. Com a mudança, tanto o Batalhão quanto os Bombeiros e a PC-AM tornam-se autoridades competentes para lavrar sanções administrativas ambientais, por prazo determinado em convênio com o Ipaam.

Além da fiscalização, os servidores da segurança poderão ser designados para reforçar as atividades no Centro de Monitoramento Ambiental e de Áreas Protegidas do Instituto, que realiza a análise remota de geoprocessamento dos alertas de desmatamento e focos de calor, bem como a elaboração do termo de constatação e a lavratura de autos de infração remotos.

“O decreto dá o ‘start’ para que a gente elabore convênios com as forças de segurança do Estado. São quatro comandos e cada um desses comandos estabelecerá quem irá se capacitar através de uma portaria. A ideia é nivelar toda a ação, desde a abordagem da fiscalização até a geração dos atos administrativos previstos”, reforçou o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

Emergência ambiental

Foto: Arthur Castro/Secom O governador também assinou o decreto que declara Situação de Emergência Ambiental nos municípios do Sul do Amazonas e da Região Metropolitana de Manaus (RMM). As áreas são consideradas as mais vulneráveis para o desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas.

De acordo com o decreto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) coordenará a articulação interinstitucional com os demais órgãos públicos para a definição e execução das estratégias de combate ao desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas.

Já ao Ipaam caberá a execução operacional das ações de resposta às ocorrências. A emergência ambiental alcançará também as ações desempenhadas em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e os demais órgãos do sistema de segurança pública que integram a Operação Tamoiotatá 2.

O decreto ficará em vigor por 180 dias a partir da data da publicação. Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o decreto é extremamente importante para agilizar os processos que envolvem as ações de combate.

“A gente precisa se estruturar, planejar as ações e isso tem a ver com o fato de cumprir o ritual burocrático para licitar equipamentos. O decreto vai permitir que o estado tenha uma maior agilidade do ponto de vista da contratação, solicitação de diárias, obviamente mantendo a transparência, todos os requisitos de compras, mas vai dar uma agilidade maior”, ressaltou Taveira.

Concurso

Wilson Lima também destacou o fortalecimento dos órgãos do Estado que atuam para combater ilícitos ambientais. Ele ressaltou o reforço dos servidores do Ipaam a partir da realização de concurso público. A Comissão Organizadora do Concurso Público do Ipaam foi instituída em dezembro do ano passado. Serão 153 vagas, sendo 107 para nível superior para o cargo de analista ambiental e outras 46 para nível médio para o cargo de assistente técnico. O edital deve ser lançado no ano que vem.

MATERIAL DE VÍDEO

RETRANCA: GOVERNADOR ASSINATURA DECRETO AMBIENTAL

REPÓRTER: PEDROSO DE JESUS

SONORAS:

WILSON LIMA – GOVERNADOR

JULIANO VALENTE – DIRETOR-PRESIDENTE DO IPAAM

EDUARDO TAVEIRA – SECRETÁRIO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

BAIXE AQUI:

http://cloud.prodam.am.gov.br/index.php/s/b8TbnhabKW4yP7K

*CRÉDITO IMAGENS: DAVIS ALBERTO/SECOM

Termos encontrados Amazonas, Governador Wilson Lima, Manaus, Polícia, Polícia Civil, Polícia Militar
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Geral

Roberto Cidade ultrapassa Menezes e assume a terceira colocação nas intenções de votos para a Prefeitura de Manaus

30/11/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM divulga resultado definitivo do VIII Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica 

10/07/2023

PGE-AM assegura o fortalecimento do poder fiscalizatório da administração fazendária

10/07/2023

PGE-AM assegura o fortalecimento do poder fiscalizatório da administração fazendária

10/07/2023
Geral

Sessão especial na Aleam homenageia os 20 anos do Cetam

10/07/2023
Geral

Sessão especial na Aleam homenageia os 20 anos do Cetam

10/07/2023
Geral

Cetam realiza mais de mil atendimentos em ação no CECF Teonízia Lobo

10/07/2023
Geral

Cetam realiza mais de mil atendimentos em ação no CECF Teonízia Lobo

10/07/2023
Geral

Cetam abre inscrições para curso de Metrologia Básica

10/07/2023

Aprovados em concursos públicos da Procuradoria Geral do Estado são nomeados

22/06/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo