Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da JustiçaManchete

Grupo Comunhão e Direito do AM realiza projeto em escola no município de Novo Airão, interior do Estado

27/09/2022
Novo AirC3A3o ComunhC3A3o e Direito
Compartilhar

O grupo que tem à frente a desembargadora Socorro Guedes, do TJAM, realizou oficinas para 275 pessoas, entre professores, pais e alunos numa escola pública do município.


O Grupo Comunhão e Direito do Amazonas, coordenado pela desembargadora Socorro Guedes Moura, do Tribunal de Justiça do Estado (TJAM), promoveu mais uma ação do projeto ”Fraternidade e Direito na Comunidade: Protegendo Crianças e Adolescentes”, desta vez no município de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus. Esta é a segunda ação do grupo no interior do Estado. A palestra de abertura foi destinada aos adolescentes sendo ministrada na Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade; já as oficinas com pais e professores foram promovidas na Escola Estadual de Tempo Integral Danilo de Mattos Areosa, no último dia 16.

São 36 voluntários que integram o grupo, principalmente, operadores do Direito. Entre os participantes da atividade estavam, aproximadamente, 200 jovens estudantes da rede pública, 50 pais e 25 educadores, totalizando 275 pessoas.

Para advogada Fernanda Mendonça, a participação da comunidade é muito importante para a mobilização em prol do tema da proteção da infância e juventude. “Nosso grupo foi muito bem recepcionado e acolhido pela cidade, especialmente pelo juiz da Comarca, Túlio de Oliveira, e pelos representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Novo Airão. Eles envidaram todos os esforços para que o projeto fosse viabilizado. Também considerei positiva a participação dos pais nas oficinas. E é disso que precisamos: a participação da comunidade como um todo”, disse a voluntária.

A advogada Laura Lucas, que integra o grupo, explicou que as oficinas são importantes para informar o que são os diversos tipos de agressões praticados contra crianças e adolescentes; ouvir e identificar relatos dos jovens e professores; e, sobretudo, orientar quanto às medidas de proteção. “Expomos os tipos de assédios, bullying e abusos diversos e o nosso objetivo consiste em ensiná-los a identificar tais agressões, prevenir e a procurar pela ajuda adequada. Obtivemos relatos estarrecedores. Segundo os professores, é gritante o percentual de alunos que sofrem de ansiedade, depressão e que por conta disso eles tentam o suicídio e a automutilação”, contou a voluntária.

A coordenadora do projeto, desembargadora Socorro Guedes Moura, lembrou que a ação foi a segunda no interior no Amazonas promovida pelo grupo e que a cada atividade desenvolvida, sempre de forma voluntária, há disseminação de informações relacionadas à proteção da criança e do adolescente. “A nossa intenção é colaborar para que pais, professores, jovens, enfim, toda a comunidade, se engajem nesse trabalho que é a proteção de nossas crianças e adolescentes. Já desenvolvemos diversas atividades, dentre elas as oficinas sobre temas infantojuvenil em escola de Parintins no ano passado; e, quando as aulas estavam ocorrendo de forma virtual, conseguimos notebooks seminovos, através de doação, para que alunos conseguissem assistir às aulas em Manaus. Tudo isso é muito gratificante”, comentou.

Ainda de acordo com a magistrada, a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determinam que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade entre tantos outros direitos. “Mas gostaria de destacar a dignidade e a educação como principais fontes para construção de um futuro íntegro e consciente dos próprios direitos”, afirmou a desembargadora.

Rede Comunhão e Direito

A Rede Comunhão e Direito existe desde 2001, através da qual foi desenvolvido o projeto “Fraternidade e Direito na Comunidade: Protegendo a Infância e Adolescência”, iniciado em Manaus em 2019. No ano seguinte, foram realizadas ações no Centro Social Roger Cunha, em bairro da periferia de Manaus; depois na Fundação Mathias Machline, também na capital amazonense; e na cidade de Parintins, em 2021.

Inspirados no ideal de Chiara Lubich (mulher religiosa italiana que desenvolveu o lema que fundamenta o grupo), foram realizadas no município de Novo Airão três oficinas direcionadas às famílias, educadores e aos adolescentes, com os seguintes temas: “Prevenção da violência na adolescência”; “Prevenção da violência na família” e “Formação de educadores e medidas de prevenção no desenvolvimento de atividades com crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis”.

#PraTodosVerem – A foto que ilustra a matéria está em plano geral e mostra um grupo de estudantes sentados em cadeiras dentro de uma sala, que olham para uma mulher que está à frente. A mulher está em pé, ao centro da sala, com um microfone e fala para o público. Atrás dela, uma mesa com notebook, sendo possível visualizar um casal. Ao lado da mulher que ministra a palestra, é possível visualizar um painel com gravuras em temática infantil e imagens de crianças brincando.

Amanda Bulcão

Foto: Acervo do Grupo Comunhão e Direito AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: divulgacao@tjam.jus.br

Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus, manchete, Novo Airão, Parintins
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2023 10 02 at 16.23.06 2
AmazonasManausMancheteSaúde

Hospital da Criança Zona Sul receberá apoio financeiro, segundo Deputado Delegado Péricles, para melhorias na Saúde.

02/10/2023
SSP AM NOVA CIN MAHATMA PORTO FOTOS CARLOS SOARES SSP AM 1024x768 3
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
SSP AM NOVA CIN MAHATMA PORTO FOTOS CARLOS SOARES SSP AM 1024x768 2
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
SSP AM NOVA CIN MAHATMA PORTO FOTOS CARLOS SOARES SSP AM 1024x768 1
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
SSP AM MATERIAL APREENDIDO FOTOS DIVULGACAO SSP AM 1024x716 3
AmazonasMancheteNoticias CapaPolícia

Hórus/Fronteira Mais Segura: Ações desencadeadas em Pauini, Apuí, Itacoatiara e Autazes resultam na prisão de seis suspeitos  

10/07/2023
SSP AM MATERIAL APREENDIDO FOTOS DIVULGACAO SSP AM 1024x716 2
AmazonasManchetePolícia

Hórus/Fronteira Mais Segura: Ações desencadeadas em Pauini, Apuí, Itacoatiara e Autazes resultam na prisão de seis suspeitos  

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo