Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre as potencialidades da fruticultura no Alto Solimões

31/01/2023
WhatsApp Image 2023 01 30 at 16.10.49 1024x512 1
Compartilhar

Por Agência Amazonas

O estudo da Fapeam analisou frutas com destaque na economia local

FOTOS: Jean Paulo de Jesus Tello – Acervo do pesquisador.
Geração de renda, promoção do uso das cadeias produtivas de frutas, além de valorizar os conhecimentos tradicionais dos municípios do Alto Solimões estão entre os principais objetivos de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter), Edital n°. 003/2020.

O coordenador da pesquisa, Maximo Alfonso Rodrigues Billacrês, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (Nesam), identificou não somente os fluxos de produtos e subprodutos do ramo da agricultura no mercado interno e externo, mas também especificou os sujeitos integrantes das cadeias produtivas e da biodiversidade dos municípios da microrregião do Alto Solimões, composta por Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Iça, Tonantins, Jutaí e Fonte Boa.

Resultados da pesquisa

A pesquisa identificou as frutas com grande destaque na economia local, porém que no âmbito estadual não apresentaram relevância comercial ou então conhecimento e aprovação da população. “A região apresenta em seu mercado interno uma intensidade na comercialização de frutas (sazonais), no qual podemos destacar, com base nos dados coletados em Tabatinga, as seguintes: açaí, araçá, bacuri, biribá, camu-camu, cubiu, ingá, macambo, mapati, rambutã, sapota e umari”, afirma Maximo Billacrês, doutor em Biotecnologia.O estudo identificou a intensa participação indígena no processo da economia local, visto que grandes quantidades de frutas são extraídas de terras indígenas, e também a participação da mulher para o complemento de renda familiar, uma vez que a participação feminina nos locais de comercialização é visível na etapa de venda das frutas.O projeto, em andamento, encontra-se na fase de organização e tabulação de dados. Dessa forma, sobre as potencialidades, averiguou a diversidade de frutas existentes na região do Alto Solimões e suas possibilidades de uso, baseado no etnoconhecimento dos produtores. Quanto às limitações, colocou o aspecto logístico, isto é, a dificuldade do transporte desses produtos.

Impactos relevantes

Os resultados desse estudo podem impactar na economia da região do Alto Solimões de diversas maneiras. “Melhoramento e geração de renda, promoção e usos das cadeias produtivas de frutas, cultivos como mais uma geração de renda das unidades familiares, valorização dos conhecimentos tradicionais, promoção do uso sustentável da biodiversidade da faixa de fronteira e a promoção do desenvolvimento dos produtos regionais”, lista Maximo sobre as possibilidades de impactos na vida da sociedade local.

Por outro lado, o entendimento comparativo entre a cadeia de produção local/regional e a cadeia de produção global apontaram para os potenciais e fragilidades do aproveitamento da biodiversidade local e da sua inserção regional em cadeias de escalas diferenciadas.

Apoio da Fapeam

O coordenador do estudo intitulado “Cadeias produtivas sustentadas e sustentáveis: um diagnóstico da cesta frutífera da agricultura familiar do Alto Solimões” avalia que editais como o Painter são importantes para incentivar as pesquisas que já ocorrem nos municípios do interior do estado.

“Existem rarefações tecnológicas de informação no interior que dificultam e, em alguns casos, contribuem como cortinas que impedem a luminosidade de pesquisa científica no interior do Estado, realizadas por quem vivencia tais realidades. Diante disso, o nosso muito obrigado a Fapeam pelo financiamento e incentivo a pesquisa no interior do Estado do Amazonas”, afirma.

Sobre o Programa

O Painter fomenta a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado do Amazonas com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior do Estado.

Termos encontrados Amaturá, Amazonas, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Economia, Educação, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Jucea Amazonas 1o lugar no ranking nacional 300x212 1
Governo do Amazonas

Avanço digital e desburocracia : Amazonas lidera ranking nacional em tempo de abertura de empresas

10/05/2025
SECOM DIA DAS MAES5 300x200 1
Governo do Amazonas

Na véspera do Dia das Mães, governador Wilson Lima entrega kits de bebê para gestantes em Manaus

10/05/2025
DIA DAS MAES IMDL FOTO GUILHERME FRAGAS 4 300x225 1
Governo do Amazonas

Instituto Dona Lindu faz homenagem a mães de bebês internados

10/05/2025
Palestras em Humaita Foto 2 09 05 2025 300x169 1
Governo do Amazonas

Ipaam finaliza mutirão de educação ambiental em Humaitá com mais de 890 alunos alcançados

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 10 at 104750 300x200 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: A menos de 50 dias da festa dos bumbás, artesãos comemoram aumento das vendas em Manaus

10/05/2025
UGPE GOVERNO INICIA LICITAC807 A771 O PARA CONSTRUC807 A771 O DAS MORADIAS PARA FAMI769 LIAS DO ARTHUR BERNARDES FOTO TIAGO CORREA UGPE 18 300x200 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia licitação para construção do Complexo Habitacional Cachoeira Grande

10/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo