Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza mutirão de atendimento

3 de outubro de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta sexta-feira, 3/10, um mutirão de atendimento às crianças com deficiência permanente decorrente da Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus zika (SCZ). 

A ação, além de fortalecer o compromisso da prefeitura com a saúde das crianças, prestando uma linha de cuidados à saúde das famílias, teve o objetivo de facilitar a emissão de laudos necessários para o acesso às pensões especiais concedidas pelo Governo Federal.

As atividades do mutirão aconteceram no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER) da Semsa, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. Neuropediatras, pediatras e enfermeiros tiveram a missão de avaliar as manifestações clínicas apresentadas por 25 crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo zika vírus, para definir os protocolos de assistência à saúde a serem adotados. 

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou a ação e explicou que além de garantir a emissão dos laudos necessários, o mutirão vai possibilitar os encaminhamentos adequados para cada paciente, de acordo com suas necessidades específicas.

“O surto de zika vírus no Brasil teve um forte impacto na saúde materno-infantil. Os filhos de algumas mulheres infectadas desenvolveram a síndrome congênita pelo vírus, que é a transmissão do vírus da mãe para o feto, que ocasiona uma série de anormalidades, como a microcefalia e outras comorbidades, com prejuízos muitos graves no desenvolvimento dos bebês”. 

A diretora do CER municipal, Janaína Campos, informou que ó mutirão  contou com a participação de vários especialistas. “Todas as crianças passaram primeiro pela enfermagem, para os procedimentos de triagem, e depois por uma neuropediatra e também pela pediatra, para ter então um diagnóstico e o laudo detalhado de sua situação de saúde”. 

O mutirão foi desenvolvido com a colaboração da “Associação Mais Fé: união de mães em defesa das crianças com microcefalia em Manaus” que, por meio do trabalho voluntário e das doações, se mobiliza para assegurar os direitos das crianças, dentre os quais o reconhecimento do direito à pensão especial e a políticas de suporte.

A presidente da Associação, Romilda Joyce, que também esteve no CER acompanhando as famílias atendidas, agradeceu o acolhimento da Semsa e o envolvimento das equipes técnicas no atendimento e emissão dos laudos.  De acordo com Romilda, a entidade congrega familiares de 99 crianças, sendo que parte delas já está com a documentação atualizada. 

Entre as mães presentes, estava Rayane Barbosa, mãe do Manoel. Ela explicou que o quadro da criança exige acompanhamento médico contínuo com especialistas. “Então, esse mutirão é muito maravilhoso para agilizar a emissão do laudo”, disse.

Zika vírus 

Entre as características da Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika estão o tamanho da cabeça (microcefalia), resultante do desenvolvimento incompleto do cérebro, problemas neurológicos que podem resultar em dificuldades de locomoção, convulsões e dificuldades para coordenar os movimentos e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. 

A criança pode apresentar ainda deficiências na visão e na audição, problemas na fala, deferência intelectual e outras condições que podem afetar sua vida significativamente no longo prazo.— — —Texto – Divulgação/SemsaFotos – Valdo Leão / SemcomDisponíveis em  –https://flic.kr/s/aHBqjCwdJL

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Mais um foragido é preso em ação da Guarda Municipal e PF

20 de outubro de 2025
Manaus

David Almeida fiscaliza obras no Centro de Manaus

20 de outubro de 2025
Manaus

Prefeitura promove ação de trânsito com ‘Clube de Aventureiros’

20 de outubro de 2025
Manaus

Mais de 17 mil doses são aplicadas no ‘Dia D’ de Multivacinação

20 de outubro de 2025
Manaus

PMM informa locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

20 de outubro de 2025
Manaus

Prefeitura promove treinamento sobre código de ética

17 de outubro de 2025