Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas promove a popularização da ciência em estudos sobre a malária

14 de outubro de 2025
Compartilhar

A ação acontece em Manaus e Parintins e é desenvolvida no âmbito do programa POP CT&I, da Fapeam

Foto: Divulgação (ILMD/Fiocruz Amazônia)

Despertar o interesse e ampliar o conhecimento do público sobre a malária são os objetivos de um evento apoiado pelo Governo do Amazonas. A iniciativa é amparada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital nº 003/2025.

O evento será realizado em Manaus e Parintins (localizada a 369 km da capital) entre os dias 18 e 23 de outubro. A ideia é explicar ao público como o parasita Plasmodium se desenvolve e é transmitido.

O projeto é coordenado pela doutora em Genética e Biologia Molecular e diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Costa Pinto Lopes, e tem o objetivo de contribuir para a redução do impacto da malária ao popularizar informações sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do controle da doença.

A programação acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em sua 22ª edição tem como tema: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

Foto: Divulgação (ILMD/Fiocruz Amazônia)

A coordenadora explica que ações desse tipo são importantes não apenas para o avanço da pesquisa científica, mas também para levar o conhecimento para além dos espaços acadêmicos.

“A expectativa é contribuir para a formação de uma cultura científica e de prevenção em saúde nas comunidades amazônicas, aumentando a compreensão sobre o ciclo de vida do Plasmodium, as formas de transmissão e as estratégias de controle da malária”, ressaltou Stefanie Costa.

A programação inclui a exibição de materiais audiovisuais, que posteriormente serão disponibilizados nas redes sociais da Fiocruz Amazônia. Também serão realizadas rodas de conversa, palestras e distribuídos conteúdos impressos relacionados ao tema.

Programação

No dia 18 de outubro, será realizada em Manaus a exposição “Ciclo de vida do parasita da malária” na sede da Fiocruz Amazônia, localizada na Rua Terezina, Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital. A mostra é conduzida por uma equipe composta por bolsistas de Iniciação Científica, discentes e pesquisadores do Instituto.

Nos dias 21 e 22 de outubro, será apresentado no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, localizado na Avenida Mário Ypiranga, um projeto de pesquisa que utiliza a Inteligência Artificial para acelerar o diagnóstico da malária.

Em Parintins (localizada a 369 km da capital), a exposição sobre o ciclo de vida do parasita irá acontecer no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), nos dias 22 e 23 de outubro.

Durante as atividades, o público poderá observar exemplares de mosquitos vetores e lâminas contendo o parasita em diferentes estágios de desenvolvimento. O objetivo destas atividades interativas é compreender como a doença é transmitida, diagnosticada, os principais sintomas e quais as estratégias de controle.

Apoio da Fapeam

Para Stefanie Costa, o apoio da Fapeam tem sido fundamental para a popularização da ciência e auxilia na formação de pesquisadores aptos a divulgar seus estudos em linguagem acessível.

“Esse apoio fortalece o diálogo entre ciência e sociedade, interioriza o conhecimento científico e contribui para a construção de uma cultura de prevenção e cidadania em saúde na Amazônia”, concluiu.

Sobre o POP CT&I

O POP CT&I incentiva e apoia a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em CT&I, fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2025, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Amazonas leva empresas e produtos da sociobiodiversidade à 2ª Exposição Econômica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa em Macau

20 de outubro de 2025
Amazonas

Cetam abre inscrições para 67.200 vagas gratuitas em cursos de Qualificação Profissional na modalidade EaD

20 de outubro de 2025
Amazonas

Espetáculo ‘Uma História Mágica’ encanta o público no Teatro Amazonas com alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

19 de outubro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta segunda-feira

19 de outubro de 2025
Amazonas

Operação Impacto: Policiais apreendem 680 quilos de drogas em sacos de fibra

19 de outubro de 2025
Amazonas

Procon-AM realiza blitz fiscalizatória e de orientação para prevenir casos de intoxicação por metanol

18 de outubro de 2025