Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Dia da Agricultura: adoção de boas práticas no cultivo garante sanidade vegetal, alerta Adaf

17 de outubro de 2025
Compartilhar

A aquisição de mudas certificadas e o cuidado com o transporte de material vegetal estão entre as recomendações técnicas

Foto: Divulgação/Adaf

Nesta sexta-feira (17/10), Dia da Agricultura, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) volta seu olhar para o campo, valorizando os agricultores que, com trabalho e dedicação, garantem alimento, renda e desenvolvimento às comunidades rurais. Mas a data também serve como alerta para que cada produtor adote boas práticas no cultivo, siga às legislações fitossanitárias e ajude o Estado a garantir a sanidade vegetal e uma agricultura saudável, produtiva e sustentável.

Para o diretor-presidente da autarquia, José Omena, agricultores conscientes tornam-se agentes ativos na defesa vegetal, contribuindo para um sistema de produção mais seguro. “Neste Dia da Agricultura, mais do que celebrar, é tempo de reafirmar o compromisso com a sanidade vegetal, a origem segura das mudas, e o trabalho em conjunto entre produtores e o órgão de defesa oficial do estado. Afinal, uma agricultura forte se constrói com sementes de responsabilidade”, disse.

O gerente de Defesa Vegetal da autarquia, Sivandro Campos, destaca que a missão da instituição é proteger o patrimônio vegetal local por meio da vigilância, prevenção e controle de pragas que ameaçam lavouras e podem comprometer toda a cadeia produtiva.

“Nosso trabalho é orientar o produtor desde a escolha das mudas. Isso porque, ao adquirir mudas certificadas e com procedência comprovada, ele reduz significativamente o risco de introduzir pragas no cultivo. Mudas clandestinas, além de ilegais, podem carregar doenças invisíveis ao olho nu, mas com alto potencial de destruição para plantações inteiras”, explicou.

Fotos: Divulgação/AdafSegundo Sivandro, a colaboração dos produtores rurais com a Adaf é essencial. Cumprir a legislação, permitir a fiscalização, manter registros da produção, evitar o transporte irregular de material vegetal e comunicar qualquer suspeita de praga são atitudes que protegem não apenas a propriedade individual, mas todo o setor agrícola do Amazonas.

Há 13 anos, a Adaf combate e monitora a introdução e disseminação de pragas como a Mosca-da-Carambola (Bactrocera carambolae), ainda ausente no Amazonas, mas que ameaça a fruticultura regional, atacando frutas como manga, acerola, goiaba e a própria carambola; assim como a Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro (Moniliophthora roreri), praga presente no Estado e altamente destrutiva para o cacau e o cupuaçu, culturas com importância sociocultural na região.

Fotos: Divulgação/AdafA rotação de culturas, o manejo integrado de pragas, o controle biológico e o descarte correto de restos vegetais são algumas das boas práticas e recomendações técnicas que os agricultores amazonenses podem adotar para proteger e fortalecer o setor agrícola do Estado frente às ameaças sanitárias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Procon-AM realiza blitz fiscalizatória e de orientação para prevenir casos de intoxicação por metanol

18 de outubro de 2025
Amazonas

Vigilância ativa: FVS-RCP intensifica ações integradas em Parintins

18 de outubro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende casal e apreende mais de meia tonelada de entorpecentes em Manaus

18 de outubro de 2025
Amazonas

Departamento de Operações Aéreas da SSP-AM realiza resgate aeromédico de idosa e criança

18 de outubro de 2025
Amazonas

Ações continuadas do Governo Presente realizam mais de 3,1 mil atendimentos na área da saúde e cidadania na zona norte da capital

18 de outubro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas e Einstein Hospital impulsionam inovação em saúde no estado

17 de outubro de 2025