Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Amazonas leva empresas e produtos da sociobiodiversidade à 2ª Exposição Econômica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa em Macau

20 de outubro de 2025
Compartilhar

A comitiva contará com a participação das empresas como Neo Power, Amazônia Smart Food e Hillary Gin

Fotos: Angelo Vinicius/ Sedecti e DivulgaçãoO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em parceria com o Escritório de Representação do Governo do Amazonas em São Paulo (ERGSP), lidera a comitiva de empresas do estado que participará da 2ª Exposição Econômica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa (2ª C-PLPEX), que acontece entre os dias 22 e 25 de outubro de 2025, em Macau, na China.

Além da participação na exposição, os representantes do governo do Amazonas realizarão agendas institucionais estratégicas. Na terça-feira (21/10) haverá visita ao Instituto de Promoção de Investimentos de Macau (Ipim), com o objetivo de celebrar um protocolo de intenções para promoção de produtos da sociobiodiversidade amazônica. No sábado (25/10), a delegação participará de reunião na Embaixada Brasileira em Hong Kong, fortalecendo relações institucionais e oportunidades de cooperação internacional.

A comitiva contará com a participação das empresas: Neo Power, especializada em energia renovável e instalação de eletropostos; Amazônia Smart Food, especializada em tecnologia de alimentos; Hillary Gin, produção de bebidas com insumos amazônicos.

No stand do governo do Amazonas, o público poderá conferir a “Vitrine da Sociobiodiversidade”, uma exposição de produtos de 15 empresas do setor, destacando a riqueza natural e a inovação tecnológica do estado.

Segundo o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, a participação do Amazonas nesta exposição ressalta o potencial do estado como polo de inovação e exportação, além de promover internacionalmente produtos e tecnologias que valorizam nossa sociobiodiversidade.

“O Estado do Amazonas tem todo o interesse de que empresas voltadas para a bioeconomia consigam se inserir no mercado internacional. A ida deste grupo a Macau é uma oportunidade de estabelecer novos contatos e abrir novos mercados, e, por isso, o governo do Estado do Amazonas oferece todo o apoio a essa iniciativa”, declarou Corrêa.

Potencial criativo e inovador

De acordo o secretário-chefe do ERGSP, Alfredo Lins, a participação tem como foco divulgar o potencial criativo e inovador do Amazonas, apresentando ao mercado global as soluções e produtos que refletem o talento e a capacidade empreendedora da região.

“O objetivo principal da participação do Amazonas na 2ª Exposição Econômica e Comercial China e Países de Língua Portuguesa é promover internacionalmente as atividades econômicas do Estado e utilizar esse espaço para divulgar nosso potencial criativo direcionado à inovação”, destacou.

Segundo o secretário, a iniciativa representa uma oportunidade estratégica para projetar a força produtiva local e criar novas possibilidades de negócios, especialmente junto ao mercado asiático.

“O ERGSP assumiu o desafio de articular, em parceria com a Sedecti, a presença do Amazonas na feira de Macau, conferindo maior peso institucional ao projeto, o qual deve se consolidar como adesão permanente. A intenção é que o evento passe a integrar o calendário oficial do Estado, estimulando a participação de um número crescente de empresas e consolidando-se como uma vitrine internacional dos produtos desenvolvidos a partir dos insumos da nossa terra”, concluiu Lins.

Oportunidade

A CEO da Amazônia Smart Food, Pricila Almeida, ressaltou a importância de participar da comitiva como uma forma de estabelecer novos contatos e firmar a posição da bioeconomia amazonense no mercado mundial. Pricila pontuou também sobre a função do Governo do Amazonas, por meio da Sedecti, em intermediar a participação das iniciativas locais em um evento internacional.

Fotos: Angelo Vinicius/ Sedecti e Divulgação“Minha expectativa para essa viagem é altíssima. Vejo nessa experiência uma oportunidade valiosa de expandir horizontes, conhecer novos mercados, aprender com outras culturas e inserir os produtos amazônicos em cadeias de valor globais”, disse.

Pricila também destacou o apoio do Governo do Estado. O suporte do Governo do Amazonas, por meio da Sedecti, demonstra compromisso com a promoção da inovação, do empreendedorismo local e com a internacionalização de negócios amazônicos”, enfatizou Pricila.

Para o CEO da Neo Power, Francerbley Bragança, a participação da empresa representa um grande marco em sua trajetória e no avanço da eletromobilidade no Amazonas. O empreendedor também citou o fomento da Sedecti como um importante aliado para a promoção da internacionalização das empresas amazonenses.

“Estar presente neste evento é uma oportunidade estratégica, buscar parcerias tecnológicas e atrair novos investimentos voltados ao desenvolvimento sustentável da nossa região. O fomento concedido pela Sedecti demonstra o compromisso do governo em fortalecer o ecossistema de inovação e impulsionar negócios de base tecnológica com foco em sustentabilidade e transição energética”, justificou Bragança.

A representante da empresa Hilary Gin, Raquel Omena, salientou que buscar a melhor forma de posicionar a marca visando o mercado internacional tem sido um exercício constante, associado a necessidade de estabelecer novas ligações entre os mercados amazônico e asiático.

“Para nós, levar o Hilary London Dry Gin para a China é um passo importante e desafiador. Estamos muito felizes com a oportunidade de apresentar um produto criado na Amazônia em um mercado tão expressivo como o asiático. Para nós, é um motivo de grande orgulho integrar a comitiva organizada pela Sedecti, que tem desempenhado um papel fundamental em abrir caminhos e fortalecer a presença das empresas amazonenses no exterior”, afirmou Raquel.

Sobre a 2ª C-PLPEX

Com o tema “Criar novas oportunidades de cooperação com base no novo padrão de desenvolvimento”, o evento tem como objetivo implementar o Plano de Ação para a Cooperação Econômica e Comercial (2024–2027), assinado durante a 6ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau).

Organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), a feira enfatiza o papel de Macau como elo estratégico entre a China e os países lusófonos. Nesta edição, serão introduzidos três novos setores econômicos, a cadeia da indústria agrícola, as novas energias e a economia azul, e a participação de mais de 480 empresas da China e de países de língua portuguesa, com a previsão de 13 projetos inéditos a serem apresentados durante o evento.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sedecti apoia workshop do BNDES sobre Programa Mais Inovação voltado a empresas da Zona Franca de Manaus

20 de outubro de 2025
Amazonas

PC-AM apreende R$ 19,5 milhões em cocaína e cocaína negra em mansão na Ponta Negra

20 de outubro de 2025
Amazonas

FUnATI é destaque nacional ao conquistar dois prêmios no 12º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde

20 de outubro de 2025
Amazonas

Manaus recebe evento nórdico-brasileiro pré-COP30 com apoio do Governo do Amazonas

20 de outubro de 2025
Amazonas

ADS divulga programação das Feiras de Produtos Regionais desta semana

20 de outubro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima dá início ao maior mutirão de cirurgias de catarata da história do Amazonas em homenagem aos 356 anos de Manaus

20 de outubro de 2025