Brincadeiras e arte marcaram o encerramento do Circuito da Alegria na Orla do São Raimundo
FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaO Circuito da Alegria, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, encerrou no domingo (19/10), a programação da semana da criança com muita atividade gratuita no Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus. A ação reuniu famílias para uma tarde de brincadeiras, oficinas e atividades culturais que celebraram a infância e o convívio em comunidade.
Durante o evento, o público participou de brincadeiras populares, atividades artísticas e oficinas criativas, além de aproveitar o espaço da biblioteca volante “Anibal Beça”, integrante do programa Mania de Ler, que levou contação de histórias, pintura e empréstimo de livros.
De acordo com a gerente do programa Mania de Ler, Oiana Couto, a receptividade ao projeto foi positiva ao longo de toda a programação. Ela destacou que o público demonstrou grande interesse tanto pelos livros quanto pelas demais atividades.
FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa“A movimentação foi muito boa. As crianças participaram das oficinas e procuraram bastante os livros e as contações de histórias. É gratificante ver como a literatura e o brincar se complementam nesses momentos”, afirmou.
O gerente da Central de Artes e Educação da Secretaria de Cultura, Ricardo Lopes, ressaltou o sucesso das ações realizadas em diferentes bairros da capital ao longo do mês. “Passamos por vários espaços, e em todos tivemos uma adesão muito grande das famílias. As crianças brincaram, criaram, e os pais participaram junto. Hoje encerramos com essa energia linda no Parque Rio Negro, com brincadeiras, pintura, oficinas e o espetáculo teatral que fala sobre a importância do ato de brincar”, disse.
Encerrando o evento, o Grupo Allegriah apresentou o espetáculo “O Dr. das Brincadeiras”, uma peça que convida o público a refletir sobre o valor do brincar em família e na convivência comunitária.
FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaEntre o público, Lucivânia Araújo levou a filha para participar das atividades. Ela destacou a importância de ações como essa, um espaço dedicado às crianças, acessível e gratuito, que permite que elas se divirtam e convivam em família. “Esses momentos são muito importantes e minha filha está adorando”, contou.