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Governo do Amazonas

Secretaria de Educação seleciona professores educadores populares para o Programa Brasil Alfabetizado

14/03/2025
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Há 41 segundos

Educadores atenderão voluntariamente estudantes não inseridos no sistema formal de ensino

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas Educacionais (DPDI) e a Gerência de Atendimento Educacional e Específico e da Diversidade (GAEED), torna pública a chamada que selecionará alfabetizadores populares para a prestação de atividade voluntária no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

O PBA tem como objetivo induzir e coordenar o esforço nacional de universalizar a alfabetização entre as pessoas de 15 anos ou mais e estimular a elevação da escolaridade, contribuindo, assim, para a potencialização do exercício da cidadania. A forma de organização do programa prevê a instalação de turmas em diferentes espaços sociais, como associações de bairro, igrejas e centros comunitários para evitar grandes deslocamentos das pessoas que precisam se alfabetizar.

“É de importância muito grande para que a gente tenha a redução do índice de analfabetismo nos municípios e na capital, assim como também, futuramente, o aumento da demanda e matrículas de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria de Educação”, ressaltou a gerente da GAEED, Kátia Mendes.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A solicitação de inscrição deve ser efetuada através do envio dos documentos comprobatórios listados no edital para o endereço de e-mail: pactoeja.dpdi@educacao.am.gov.br, no período de 14 a 17 de março de 2025. Para se candidatar, é necessário ter ensino médio completo e experiência comprovada como educador popular, além de outros requisitos detalhados no edital.

Os currículos serão avaliados por uma comissão formada por servidores da Secretaria de Estado de Educação, que se responsabilizará por todo o processo de seleção e avaliará a formação acadêmica e a experiência profissional do candidato. Após a análise, será feita uma entrevista com o candidato para conhecer seu perfil, bem como a expertise em alfabetização.

A entrevista será realizada nos dias 20 e 21 de março de 2025, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, em formato remoto, por meio de link a ser disponibilizado aos candidatos.

A divulgação do resultado final será no dia 28 de março de 2025, na página eletrônica da Secretaria de Estado de Educação: https://www.seduc.educacao.am.gov.br.

Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
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