Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Melhor em Casa, do Governo do Amazonas, realizou mais de 2 mil atendimentos, em março

28/03/2025
Compartilhar


Há 2 horas

Programa, que oferece atendimento a pacientes que precisam de acompanhamento no lar, recebeu o reforço de mais 195 servidores

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

O Programa Melhor em Casa, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou mais de 2 mil atendimentos no mês de março. Além do acompanhamento hospitalar com equipe multidisciplinar, o programa fornece nutrição, suplemento alimentar e insumos, como esparadrapo, soro fisiológico, entre outros produtos, para pacientes crônicos, que necessitam continuar os cuidados em domicílio, após alta hospitalar.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, atualmente, 690 pacientes estão sendo acompanhados pelo programa, que segue em plena atividade e cada vez mais sendo reforçado pelo Governo do Amazonas. No mês de março, ela afirma, o Melhor em Casa recebeu 195 novos servidores para integrar as equipes multiprofissionais responsáveis pelo atendimento domiciliar.

“A missão do Programa Melhor em Casa é proporcionar assistência humanizada a pacientes crônicos, que se encontravam hospitalizados, atendendo-os em suas residências, perto de seus familiares”, afirma Nayara Maksoud.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Junto com o atendimento integral, os pacientes também recebem um leque de produtos para proporcionar o tratamento em casa. Quinzenalmente, a central do programa recebe para estoque mais de 130 mil insumos, entre fraldas, nutrição e produtos para saúde.

Os pacientes recebem de duas a três visitas por semana das equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e de apoio (EMAP), dependendo da necessidade. As equipes contam com assistente social, psicólogo, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

“Ao ser incluído no Melhor em Casa, o paciente recebe todo o material. A gente faz a dispensação para pacientes que estejam com lesões, por exemplo, e orienta a família a como tratá-las”, afirmou a coordenadora do Melhor em Casa da SES-AM, Semira Torres.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Participando do programa há três meses, a autônoma Paula Laranjeiras recebe os insumos para cuidar do pai de 85 anos que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Eu estou meses sendo acompanhada aqui por essa equipe maravilhosa. Eles estão me apoiando e nunca deixaram de fazer o serviço. Eles sempre ligam perguntando como é que está meu pai, se precisa de alguma coisa, se está se alimentando bem, como é que está o estado dele. Espero que essa equipe seja vista com carinho pela população”, afirmou.

A coordenadora do Melhor em Casa explica que a equipe realiza busca ativa nas unidades de saúde do Estado, para verificar os pacientes que estão dentro dos critérios para participar do programa. “É realizada uma avaliação para ver se o paciente tem condições de dar continuidade ao tratamento em casa. A partir do momento que o paciente recebe alta, ele já é da atenção domiciliar”, destacou.

Semira ressalta que o Amazonas foi o primeiro Estado a dispensar material de curativo, incluindo o de alto custo, como é o caso do material de curativo a vácuo. “Hoje, o Governo do Estado proporciona aos pacientes essa nova tecnologia, que antes era utilizada somente em hospitais e redes particulares. A secretária Nayara tem uma atenção muito grande com o Melhor em Casa e uma visão ampla em relação ao cuidado domiciliar”, ressaltou.

De acordo com a nutricionista do Melhor em Casa, Riane Carvalho, o programa fornece aos pacientes tanto nutrição como suplementação para uma alimentação saudável. “Temos aqui nutrições tanto por via oral quanto via enteral, e a gente atende os pacientes desde os primeiros meses de vida até os mais idosos”, pontuou.

Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Espetáculo ‘Regionalidades – Parte 2’ celebra diversidade cultural no palco do imponente Teatro Amazonas

10/09/2025
Governo do Amazonas

Hemoam e UEA lançam edital para mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia

10/09/2025
Governo do Amazonas

Espetáculo ‘Regionalidades – Parte 2’ celebra diversidade cultural no palco do imponente Teatro Amazonas

10/09/2025
Governo do Amazonas

UEA e Motorola anunciam novo projeto na área de cibersegurança com IA

10/09/2025
Governo do Amazonas

Delegação amazonense chega a Brasília para os Jogos da Juventude 2025

10/09/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués

10/09/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia

09/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima assina convênio para recuperação viária e inaugura iluminação pública em Canutama

09/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Canutama e amplia atendimento para 16 especialidades médicas

09/09/2025
Governo do Amazonas

Em Canutama, governador Wilson Lima fortalece setores primário e social e entrega ajuda humanitária para famílias afetadas pela estiagem

09/09/2025
Governo do Amazonas

Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas

09/09/2025
Governo do Amazonas

Encontro Formativo fortalece práticas pedagógicas nas Escolas em Tempo Integral do Amazonas

09/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo