Há 1 minuto
Unidade de elite operacional é empregada em ocorrências de alto risco e que requerem resposta imediata


Um grupo de 14 policiais militares passaram a integrar a unidade de elite operacional da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): a Companhia de Operações Especiais (COE). Responsável pelo atendimento de ocorrências de grande risco, de alta complexidade e que requerem resposta imediata, para tornaram-se integrantes do grupo, um dos requisitos, é os policiais militares passarem pelo Curso de Ações Táticas Especiais (CATE). A solenidade de conclusão dos PMs aprovados, na décima segunda edição do curso, foi realizada na noite de quinta-feira (08/05), na base da COE, na avenida Torquato Tapajós, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
O chefe de Estado-Maior Geral (Chemg) da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, explica que a capacitação é árdua. Os participantes são testados aos limites físico, mental e emocional. Ele revelou ainda que o 12º CATE iniciou com 53 participantes e 14 deles concluíram com êxito todas as etapas. A formatura reuniu autoridades militares, civis, familiares e integrantes da corporação.


“Os novos operadores táticos estão agora preparados para integrar o time de elite da COE, atuando em situações de alta complexidade e ocorrências de crise em todo o Estado. Agora, entregamos para a sociedade 14 operadores aperfeiçoados. Estamos diante de uma das tropas mais especializadas da Polícia Militar”, enfatizou.
O CATE tem como objetivo especializar e capacitar policiais militares, e agentes de instituições da Segurança Pública, no planejamento e execução de ações táticas especiais, principalmente em ocorrências de crise em ambientes urbanos.
Durante a formação, os participantes passaram por treinamento físico militar e disciplinas como: Técnicas de Abordagem e Sobrevivência Policial, Primeiros Socorros e Atendimento Pré-Hospitalar, Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises e Negociação, Salvamento Aquático, Natação Utilitária, Ações Antibombas, Contra-Terrorismo, Operações em Ambientes Urbanos e de Selva.