Há 2 horas
A previsão de conclusão dos trabalhos e a entrega do Caic TEA é em julho deste ano

Foto: Arthur Castro/ Secom
Moradores do bairro Jorge Teixeira e mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão com boas expectativas para a inauguração do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) José Contente, que será direcionado ao atendimento multidisciplinar gratuito de crianças com TEA na zona leste de Manaus. O espaço é resultado de uma reforma realizada pelo Governo do Amazonas e deve começar a funcionar em julho deste ano.
O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (15/05), as futuras instalações e apresentou o projeto para a representante do Instituto Autismo no Amazonas (IAAM) e líderes comunitários do bairro Jorge Teixeira.
Para muitas mães, o serviço chega como um alívio em meio às dificuldades financeiras enfrentadas no cuidado diário com os filhos, como destaca a fundadora do IAAM, Ana Maria Silva.
“Eu fico muito feliz, e com certeza as outras mães também vão ficar muito felizes com esse Caic sendo inaugurado. Tudo agora está muito caro. Um tratamento médico é muito caro para os nossos filhos, principalmente, para as mães que não trabalham”, destacou Ana Maria, mãe de um jovem autista.

Foto: Arthur Castro/ Secom
A expectativa também se estende aos líderes comunitários da região, que veem no novo Caic uma oportunidade de ampliar a rede de serviços públicos disponíveis na zona leste. Gelson Garcia, liderança no bairro Jorge Teixeira, destacou o impacto da unidade.“Vai impactar e vai melhorar a vida de muitas crianças, de muitas pessoas. É um Caic que vai gerar mais outros serviços, além do que já tinha, e que vai impactar não só no Jorge Teixeira, mas também bairros nas adjacências”, disse Gelson.
Para o líder comunitário da segunda etapa do bairro, Edvan Alves, o serviço representa inclusão e acolhimento. “É muito importante que esse serviço chegue para a nossa comunidade, principalmente, para atender as crianças que mais precisam”, disse.
Foto: Arthur Castro/ Secom
Investimento
O Caic José Contente é uma das unidades reformadas pelo Governo do Amazonas e será voltado exclusivamente para atendimento de crianças com TEA, de até 11 anos. A unidade contará com consultórios médicos, salas de atendimento terapêutico, integração sensorial, psicomotricidade, multissensorial, entre outras estruturas essenciais para o desenvolvimento das crianças.
Com investimento de R$ 1 milhão, o espaço passou por melhorias estruturais, como revitalização da edificação principal, reservatório elevado, chafariz comunitário, estacionamento, cobertura, forro, instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura geral e paisagismo.

Foto: Arthur Castro/ Secom
Caic TEA
O atendimento multidisciplinar será levado para três unidades da capital: Caic José Contente, na zona leste; Caic Gilson Moreira, na zona norte, cuja reforma está́ em fase de conclusão para ser adaptado; e o Caic+Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque 10, já reformado e que também vai passar por readequação de seus espaços.
O atendimento será baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), um método cientificamente comprovado que auxilia pessoas com autismo a desenvolver habilidades sociais, comunicativas e de autocuidado.

Foto: Arthur Castro/ Secom
“O transtorno de espectro autista é uma das maiores demandas que temos hoje para poder atender com qualidade as crianças que precisam de um acompanhamento diferenciado. É importante colocar que o serviço cumpre os princípios da equidade do Sistema Único de Saúde, diferenciado e inovador no Amazonas, que vai trazer serviços para desenvolver a linguagem, a autoconfiança e habilidades motoras”, destacou a secretária de saúde, Nayara Maksoud.
O Governo do Amazonas já concluiu a reforma de sete Caics: Caic Alexandre Montoril, bairro Petrópolis; o Caic Edson Melo, bairro Zumbi; Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Colônia Terra Nova; o Caic Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado; Caic Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque 10; Caic Ana Maria Braga, no bairro São José; e o Caic Dr. Alberto Carreira, no bairro Compensa.