Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas analisa o potencial de resíduos agroindustriais amazônicos

05/06/2025
Compartilhar


Há 41 minutos

Estudo foi fomentado pelo Programa de Apoio à CT&I em Áreas Prioritárias, da Fapeam

Foto: Arquivo do pesquisador Flávio Augusto.

Transformar resíduos agroindustriais da Amazônia, como sementes de açaí, cascas de tucumã, bem como folhas e coroas de abacaxi, em compostos químicos de alto valor agregado foi o objetivo de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O projeto “Desenvolvimento de compostos de alto valor agregado a partir de resíduos agroindustriais amazônicos” foi realizado via Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação em Áreas Prioritárias para o Estado do Amazonas – CT&I ÁREAS PRIORITÁRIAS, edital n° 010/2021.

A ideia é que compostos orgânicos como o ácido levulínico, furfural e hidroximetilfurfural possam contribuir para o desenvolvimento de produtos em diversas áreas industriais, incluindo biocombustíveis, fármacos, cosméticos e embalagens sustentáveis, atividades que podem beneficiar a região amazônica no contexto da Bioeconomia.

O estudo foi coordenado pelo pesquisador Flávio Augusto de Freitas, doutor em Ciências (Química), gerente do Núcleo de Materiais e Energia do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A pesquisa leva em consideração aspectos da inovação, a valorização da biodiversidade amazônica e a sustentabilidade.

O foco do estudo está também na diminuição dos impactos ambientais e na conservação da biodiversidade. Flávio Augusto afirma que os resíduos agroindustriais costumam ser descartados de maneira inadequada, poluindo aquíferos e, quando queimados, causando impactos severos no efeito estufa. Ele explica que o projeto contribui também para a melhora da saúde pública, já que muitas pessoas vivem em comunidades próximas às plantações e centros industriais.

De acordo com o coordenador, a aplicação correta dos resíduos agroindustriais como matéria-prima se encaixa no modelo da chamada Economia Circular, pois incentiva a redução do desperdício de insumos. Além disso, os compostos químicos analisados apresentam um alto potencial de serem absorvidos pelas indústrias que fazem parte do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Fotos: Arquivo do pesquisador Flávio Augusto.

Metodologia

Folhas e coroas de abacaxi, matérias-primas que fazem parte da pesquisa, foram adquiridas em feiras da região metropolitana de Manaus e no município de Tefé (distante a 523 quilômetros da capital).
“A escolha desses pontos permitiu uma representatividade regional e o uso de resíduos reais, comumente gerados por pequenos produtores e feirantes locais”, relatou.

As diferentes etapas do estudo incluíram a caracterização de teores lignocelulósicos, além do pré-tratamento e análise dos resíduos coletados. As matérias-primas lignocelulósicas reúnem materiais de origem vegetal, que são compostos principalmente por três polímeros estruturais: celulose, hemicelulose e lignina.

“São abundantes em resíduos agrícolas, como palhas, bagaços, cascas e sementes, e representam uma alternativa sustentável por serem renováveis, não concorrentes com alimentos e altamente disponíveis na Amazônia”, descreveu Flávio Augusto.

A pesquisa foi conduzida em uma parceria do CBA com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus. A expectativa é que o projeto auxilie no aperfeiçoamento de mão de obra altamente qualificada e no desenvolvimento de novas tecnologias, gerando emprego e renda.

O projeto aponta a necessidade de uma conscientização social e acadêmica sobre a geração, uso e monetização de resíduos agroindustriais. O pesquisador informa que esses insumos passam a ganhar um outro valor à medida em que deixam de ser considerados lixo. Incentivando cadeias produtivas sustentáveis com base técnica, surge a oportunidade de substituir insumos fósseis por alternativas renováveis.

“A longo prazo, este projeto pavimenta o caminho para o desenvolvimento de biorrefinarias na Amazônia, capazes de transformar resíduos em bioprodutos industriais. Isso pode impulsionar a criação de startups locais, reduzir a dependência de petróleo e atrair investimentos em tecnologias limpas”, afirmou.

Apoio da Fapeam:

Flávio Augusto define o apoio da Fundação como algo decisivo para o andamento da pesquisa, com a aquisição de equipamentos e a participação de bolsistas durante as atividades experimentais.

“Mais do que recursos, a Fapeam viabilizou a construção de conhecimento científico em uma área estratégica para o estado do Amazonas, promovendo a autonomia tecnológica da região”, concluiu.

CT&I Áreas Prioritárias

O Programa CT&I Áreas Prioritárias apoia propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, nas diferentes áreas do conhecimento, coordenadas por pesquisadores residentes no Amazonas, vinculados às instituições de pesquisa ou ensino superior ou centros de pesquisa de natureza pública ou privada sem fins lucrativos, que busquem o avanço e o aprofundamento das áreas do conhecimento e o estudo de seus problemas e desafios, contribuindo com o desenvolvimento do ecossistema científico, tecnológico e de inovação no Amazonas.

Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Homenagem: FVS-RCP recebe reconhecimento em evento alusivo ao Agosto Lilás

29/08/2025
Governo do Amazonas

Agenda Fapeam: confira a programação de eventos científicos e tecnológicos apoiados pelo Governo do Amazonas em setembro de 2025

29/08/2025
Governo do Amazonas

Tarumã Mirim recebe projeto ‘Mural de Grafite, Arte Sem Limites’ neste sábado

29/08/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM: Operação de fiscalização recupera três motocicletas roubadas em Humaitá

29/08/2025
Governo do Amazonas

Semana Solo Seguro: Governador Wilson Lima destaca 20,8 mil famílias beneficiadas com regularização fundiária

29/08/2025
Governo do Amazonas

Cultura e competição: Os itens que definem o Festival de Cirandas de Manacapuru

29/08/2025
Governo do Amazonas

Agenda Esportiva: Estádio Carlos Zamith recebe finais da Taça das Favelas do Amazonas 2025

29/08/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM: Contemplados pelo projeto CNH Social devem realizar o agendamento até o dia 29 de setembro

29/08/2025
Governo do Amazonas

Em Iranduba, Idam avança na divulgação do método do pastejo rotacionado na pecuária

29/08/2025
Governo do Amazonas

Complexo Hospitalar Sul recebe “Vampirão” do Hemoam para campanha de doação de sangue

29/08/2025
Governo do Amazonas

Setembro Verde: SEPcD divulga resultado para atividade lúdica com cães da Polícia Militar

29/08/2025
Governo do Amazonas

Festival de Cirandas 2025: Seas assegura direitos de crianças e adolescentes em Manacapuru

29/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo