Há 2 horas
Barco Hospital, UTI aérea e Telessaúde foram os destaques levados pela secretária Nayara Maksoud, ao evento do Conass

Foto: Agência PA
O Barco Hospital São João XXIII e os serviços de UTI Aérea e de Telessaúde, soluções adotadas pelo Governo do Amazonas para ampliar o acesso à saúde em meio às especificidades da Amazônia, foram apresentadas pela secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, durante a reunião da Câmara Técnica de Atenção à Saúde, em Belém (PA). O evento, que acontece de segunda até quarta-feira (14 a 16/07), é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e reúne os gestores da pasta na Amazônia Legal.
Representando o Amazonas, Nayara Maksoud compartilhou experiências como do Barco Hospital, resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. O barco leva atendimento médico e odontológico especializado às comunidades ribeirinhas. O serviço de UTI aérea, considerado o maior do gênero na América Latina, foi outra experiência que mostra como o Governo do Amazonas enfrenta os desafios de se fazer saúde na Amazônia.
“Temos, no Amazonas, experiências exitosas com equipamentos de saúde que dialogam com a nossa realidade. O mais importante é que estamos construindo um Sistema Único de Saúde forte nos municípios, o que nos permite trabalhar a regionalização com eficiência. Estamos aqui para discutir essas experiências e mostrar que é possível fazer saúde de qualidade mesmo em um território com tantos desafios logísticos como o nosso”, afirmou a secretária.
Nayara Maksoud também apresentou a experiência do programa de Telessaúde, o Saúde AM Digital, que reforça a política de regionalização, ao ampliar a oferta de consultas e exames especializados a todo os cidadãos em qualquer município do estado.

Foto: Divulgação SES-AM
Da mesma forma, a secretária de Saúde do Amazonas apresentou o modelo de regulação implantado no estado, que fortalece a organização do acesso aos serviços de saúde na capital e nas chamadas Regiões de Saúde. A estrutura contempla a Central de Regulação Ambulatorial, a Central de Regulação de Urgência e Internação, a Central de Regulação de Alta Complexidade e o Serviço de Regulação de Transporte Inter hospitalar, tanto terrestre quanto aéreo.
Durante o evento, a titular da SES-AM também coordenou a mesa redonda sobre Saúde em Territórios Líquidos. “O evento do Conass representa um espaço fundamental de troca de experiências entre os estados da região e reforça o compromisso do Amazonas em contribuir com soluções que tornem SUS mais acessível, equitativo e eficiente”, disse a secretária.
Programação
A programação da Câmara Técnica prossegue nesta terça-feira (15/07), com a apresentação de experiências exitosas dos 27 estados e o lançamento de uma plataforma virtual do Conass, que reunirá práticas regionais. No dia 17, encerrando o evento, haverá uma visita técnica ao Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, para conhecer de perto iniciativas que podem servir de modelo para outros estados.