Há 1 hora
A Agência oferece linhas de crédito para apoiar o empreendedorismo amazonense, tanto para investimentos em capital de giro quanto máquinas e equipamentos

FOTO: Zeca Leal/Afeam
Três empreendedoras uniram conhecimento, experiência e força de vontade para transformar um projeto em realidade: a abertura de um estúdio de pilates voltado para a promoção da saúde e qualidade de vida. O empreendimento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que oportuniza financiamento para pequenos negócios.
Desde sua criação, em 2018, o Estúdio Estabilize e Fisioterapia, situado na avenida Mário Ypiranga (ao lado do antigo Detran-AM), zona centro-sul, é referência em beleza, saúde e performance pelas mãos das fisioterapeutas e empreendedoras Juliany Maury, Andressa Terço e Kênia Nakayama.
A sócia Juliany Maury destacou que a linha de crédito possibilitou a aquisição de equipamentos específicos, adequação do espaço físico e capital de giro para o início das atividades, há sete anos.
Atualmente, o estúdio conta com oito funcionários, sendo seis fisioterapeutas e duas auxiliares administrativas. Semanalmente, o estúdio atende mais de 50 pessoas entre diversos públicos, que se destaca pelo atendimento humanizado e pela proposta de incentivar hábitos saudáveis, por meio da atividade física orientada.
“É de suma importância esse investimento do Governo do Estado, justamente por incentivar novos empreendedores e, com isso, gerar emprego e renda para muitas famílias”, destacou Juliany Maury.
Atuação da Afeam
A Afeam oferece linhas de crédito para apoiar o empreendedorismo no Amazonas, tanto o capital de giro quanto investimentos em equipamentos fazem parte desses financiamentos, oportunizando aos empresários a manutenção de seus negócios.
A ação é por meio do Mais Crédito Amazonas, um programa da Afeam que oferece opções de linhas de crédito com condições diferenciadas, taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento acessíveis destinadas a Autônomos, Profissionais Liberais, Produtores Rurais, Cooperativas e Associações ligadas ao Agronegócio, Microempreendedores Individuais (MEI), Micro e Pequenas Empresas.
Balanço 2025
Somente em 2025, a Afeam aplicou mais de R$ 222 milhões em mais de 8 mil operações, sendo na capital mais de R$ 92 milhões e no interior mais de 129 milhões.
Mais informações sobre as linhas de crédito da Afeam, os interessados podem acessar o site o Portal do Cliente (https://www.afeam.am.org.br).