Há 37 minutos
Edição de 2025 traz o tema “Brasileiro Sou! Alma, Som e Identidade” e promete imersão cultural até o dia 10 de agosto


A partir desta sexta-feira (1º/08), Manaus entra na rota mundial da música com a realização do Amazonas Green Jazz Festival 2025. A abertura inicia, às 20h, com uma apresentação inédita protagonizada por Luccas Martins, renomado multi-instrumentista que valoriza a herança africana em suas composições, e a Amazonas Band, grupo anfitrião do evento. O espetáculo será realizado no palco do Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, bairro Centro – Zona sul de Manaus.
Os últimos ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br. A partir do tema “Brasileiro Sou! Alma, Som e Identidade”, a edição deste ano do evento enfatiza a rica herança musical do país, com a realização de shows, exposições imersivas, circuito gastronômico e cultural, entre outras atividades, até o dia 10 de agosto.
Quem abre a noite é Luccas Martins. Arranjador, compositor, percussionista, produtor musical e cultural, e multi-instrumentista paulista, radicado no Espírito Santo, que ganhou destaque nacional por ter uma linguagem artística que transita entre o jazz, a música instrumental afro-brasileira e sonoridades sinfônicas contemporâneas. Durante sua apresentação, o público vai conhecer a sutileza de seu handpan (instrumento que lembra um pouco o som do steel drum caribenho) e suas percussões em meio aos instrumentos de sopro, com o sotaque ancestral e contemporâneo característicos nas obras de Martins.
Ao seu lado estará a Amazonas Band, grupo anfitrião do evento que, sob regência de Rui Carvalho, tem mais de 25 anos de atuação e reúne mais de 20 músicos de destaque no cenário regional, consolidando-se como uma das principais big bands do país. Juntos, eles farão um show inédito com um repertório que une clássicos da Amazonas Band com obras escritas para percussão e orquestra de Martins.


A realização do festival em Manaus reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com a valorização da cultura como vetor de desenvolvimento social e criativo. Para o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, o Amazonas Green Jazz Festival é mais do que um evento musical — é uma plataforma de projeção internacional da identidade amazônica por meio da arte.
“O Amazonas Green Jazz Festival se consolida como um dos maiores festivais de jazz do país e reforça o papel de Manaus como um polo cultural e criativo. Estamos falando de uma iniciativa que une inovação, diversidade e identidade amazônica, conectando o nosso estado ao circuito internacional da música instrumental”, destacou o secretário.
A partir das 21h30, o palco recebe Heloísa Fernandes, pianista, compositora e uma das principais representantes da música brasileira. Em 2005, ao lado de grandes mestres, como Zeca Assumpção e Naná Vasconcelos, gravou seu primeiro disco, “Fruto”, com um repertório de composições próprias e arranjos de obras de Pixinguinha e Caetano Veloso.
Em 2023, ela foi uma das artistas do Amazonas Green Jazz Festival, quando conheceu e se apaixonou pela beleza regional de Manaus e da Amazônia. Agora, ela traz seu novo espetáculo “Oferenda ao Rio Amazonas”, em especial a canção “Sonhos das Águas”, com um repertório inspirado que homenageia os rios, as florestas e a diversidade amazônica. Ao lado dos companheiros Toninho Carrasqueira (flauta), Sidiel Vieira (baixo) e Ari Colares (percussão), ela promete uma noite de muita emoção ao público.
“Preparamos uma programação muito especial que reúne nomes consagrados e novas referências do jazz, em diálogo com a música brasileira e com a identidade amazônica. É uma oportunidade única para o público vivenciar grandes espetáculos inusitados da cena jazzística contemporânea”, afirma Rui Carvalho, diretor artístico do festival.
Sobre o Amazonas Green Jazz Festival
O Amazonas Green Jazz Festival é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Novidades e mais informações estão disponíveis no Portal Cultura do AM e no site oficial do Amazonas Green Jazz Festival, além das redes sociais: @culturadoam e @amazonasgreenjazzfestival.