Há 33 minutos
Ações foram realizados pelo Idam e Ipaam nos municípios de Humaitá, Rio Preto da Eva, Canutama e Itacoatiara


O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou 437 atendimentos a agricultores familiares e produtores rurais durante mutirões de retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ocorridos nos municípios de Humaitá, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Canutama (distantes 590, 57, 176 e 616 quilômetros de Manaus, respectivamente). As ações resultaram em 298 registros renovados, até a semana passada, quando o calendário de atividades do ano foi encerrado.
Realizadas em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), as ações buscaram dar continuidade às metas do Projeto de Implantação do CAR (ProjeCAR), que incluem ampliar a implementação do cadastro no interior do estado.
O coordenador do Núcleo de Geoprocessamento do Idam, Victor Hugo Andrade, informou que os atendimentos visaram, prioritariamente, a retificação do CAR, mas frisou que os produtores que não possuíam o registro também foram atendidos pelas equipes.
“A retificação consiste em casos em que o produtor rural já esteja cadastrado, mas precisa de ajustes para estar regularizado junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Além disso, oferecemos atendimentos para esclarecer questões relacionadas à inscrição no CAR, regularização do imóvel e a importância de ter o CAR em dia”, delineou.
ProjeCAR
Com o objetivo de aprimorar a infraestrutura do Estado e ampliar a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no interior, o ProjeCAR é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
O projeto, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia, prevê o apoio ao cadastramento de 11.749 imóveis de até quatro módulos fiscais e a retificação de 20 mil imóveis já inscritos no SICAR, em 36 municípios do Amazonas, além da análise de 10 mil cadastros ambientais rurais distintos, que correspondem a 30 mil análises de CAR.