Há 33 minutos
A participação da equipe foi possível com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A delegação do Amazonas já está em Brasília para participar dos Jogos da Juventude 2025, que acontecem a partir desta quarta-feira (10/09) até o dia 25 de setembro, com mais de cinco mil estudantes-atletas, de 15 a 17 anos de todo o país. A participação da equipe só foi possível com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que garantiu toda a estrutura logística para que a delegação pudesse disputar a competição.
Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o evento tem sua cerimônia de abertura nesta quarta-feira (10/09), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, que também sediará a maior parte das disputas e contará com um centro de convivência para os atletas.
Representando o estado em 17 modalidades, a delegação amazonense conta com 165 atletas e 38 integrantes da comissão técnica, totalizando 204 participantes entre atletas, técnicos e dirigentes. Além dos alunos da rede estadual, também integram a delegação alunos da rede particular e militar de ensino. O grupo viaja confiante em superar o recorde alcançado em 2024, quando o Amazonas conquistou 17 medalhas (3 ouros, 6 pratas e 8 bronzes), consolidando-se como uma das potências esportivas da Região Norte.
Para a logística da viagem, os atletas foram divididos em três blocos. O primeiro embarcou na terça-feira (09/09), com representantes do atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco. Na sequência, o segundo grupo, formado pelos competidores de wrestling, basquetebol, futsal, vôlei de praia e águas abertas. Por fim, os atletas de badminton, judô, handebol, voleibol, ginástica rítmica e taekwondo completam o terceiro bloco de viajantes.


“A nossa perspectiva é que o número de medalhas ultrapasse o do ano passado. Este ano estamos indo bem fortes, com alguns atletas que participaram do brasileiro, recentemente, e que estão com grandes chances de trazer medalhas para o nosso estado”, afirmou o oficial da delegação, Gilmar Melo.
Aluna da Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, a atleta Sarah Letícia, do salto em altura, demonstrou muita confiança na ida para a competição.
“Estou muito feliz em poder ter essa oportunidade mais uma vez de participar dos Jogos da Juventude, por meio da minha colocação no JEA’s. Minha maior expectativa é a medalha e melhorar a minha marca para 1,70 metros”, declarou a atleta.

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Os Jogos da Juventude são reconhecidos como uma das principais portas de entrada para futuros atletas olímpicos e poderão ser acompanhados pelo público no canal oficial do Time Brasil, no YouTube.