Há 2 horas
Iniciativas como os programas Amazonas Meu Lar e Prosamin+, e a Microrregião de Saneamento Básico, estão sendo destacadas no evento

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) apresentam programas e ações nas áreas de habitação, saneamento básico e mobilidade urbana, durante a 2ª Feira de Negócios e Inovação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O evento iniciou na quinta-feira (11/09) e segue até esta sexta-feira (12/09), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul da capital.
A feira se destaca como um ponto de encontro entre empreendedores e empresas que buscam acesso facilitado a crédito e contato com as principais tendências do mercado. O evento fortalece a economia local, ao promover conexões entre empresas, clientes e fornecedores, reunindo mais de 80 expositores, entre clientes da agência e parceiros credenciados.
A Sedurb conta com um estande onde são apresentadas ações como Amazonas Meu Lar, programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e de Saneamento Integrado (Prosai), além da criação da Microrregião de Saneamento Básico (MRSB), os avanços do Ilumina+ Amazonas e do Asfalta Amazonas.
Representando o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, a secretária executiva do órgão, Daniella Jaime, ressaltou a relevância dos programas desenvolvidos no estado. “Tivemos a oportunidade de apresentar as grandes ações que o governador Wilson Lima está promovendo, tanto na capital quanto no interior. São iniciativas que, de fato, transformam a vida das pessoas”, destacou.
O público que visita o estande da Sedurb e UGPE, tem a oportunidade de conhecer mais sobre o Amazonas Meu Lar, que atua em parceria com o programa federal Minha Casa, Minha Vida e tem como meta atender 24 mil famílias com soluções de moradia e 33 mil com regularização fundiária. O programa alcançou, até o momento, mais de 28 mil famílias, sendo 7,8 mil com soluções de moradia e 20,8 mil com regularização fundiária.


O Prosamin+ também está sendo apresentado aos visitantes. A iniciativa está promovendo a requalificação urbanística ao longo do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades Manaus 2000, na zona sul, e Sharp, na zona leste. O programa inclui habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, requalificação urbanística e reflorestamento.
O Prosamin+ já beneficiou 1.714 famílias com reassentamento de áreas de risco para locais seguros. A meta é reassentar 2.580 famílias, com a construção de 808 unidades habitacionais e demais soluções de moradia ofertadas pelo programa.
Também são apresentadas as ações do Prosai, em andamento em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), e que já está levando água tratada para a população e implantando rede de esgoto. O programa também está promovendo requalificação urbanística e irá reassentar 832 famílias de áreas de risco de alagação no entorno da Lagoa da Francesa para locais seguros. Serão construídas 504 unidades habitacionais, além de outras soluções de moradia previstas no programa.
Outro programa divulgado é o Ilumina+ Amazonas, que já contabiliza mais de 110,9 mil pontos de LED instalados em 58 municípios e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas. A meta é alcançar os 61 municípios do interior. Com isso, o Amazonas passará a ser o primeiro estado brasileiro com iluminação pública 100% em LED no interior.
Está sendo apresentada ainda a MRSB-AM, que iniciou os trabalhos no mês de agosto deste ano. A autarquia intergovernamental é composta pelo estado e pelos 61 municípios do interior, com as funções de planejar, regular, fiscalizar e oferecer a prestação direta ou contratada dos serviços públicos de saneamento básico. O modelo é importante para avançar na universalização dos serviços de água e esgoto, prevista no Marco Legal do Saneamento Básico.
Feira de Negócios e Inovação
Para a 2ª Feira de Negócios e Inovação, a expectativa da Afeam é liberar, aproximadamente, R$ 10 milhões em crédito de fomento, impulsionando pequenos, médios e grandes empreendimentos e fortalecendo a economia local. A Afeam também promove ações de liquidação e renegociação com o programa Limpa Crédito.
Durante a programação, o público pode conhecer as linhas de financiamento oferecidas pela Afeam, por meio do programa Mais Crédito Amazonas. Entre as modalidades disponíveis estão: Energia Sustentável, voltada para implantação de soluções limpas e renováveis; Crédito para Empresas, destinado a micro, pequenas e médias empresas; Crédito para Pessoas Físicas, que apoia trabalhadores autônomos e empreendedores individuais; Crédito por meio de Parceiros Técnicos credenciados, além das linhas de Crédito Agro, que fomenta o agronegócio local; e Crédito Inovação, voltada para negócios de tecnologia e soluções inovadoras.