Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de Manaus

Reunião alinha ações da operação Acolhida entre o Exército e a prefeitura

21/05/2019
Compartilhar

Reunião alinha ações da operação Acolhida entre o Exército e a prefeitura

21/05/2019 19h45

Contents
Reunião alinha ações da operação Acolhida entre o Exército e a prefeituraNotícias relacionadas

A primeira reunião de alinhamento da operação Acolhida, realizada pelo Ministério da Defesa, ocorreu nesta terça-feira, 21/5, com o coordenador operacional da Força-Tarefa Logística Humanitária, general de brigada Eduardo Pazuello. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), localizada na avenida Airão, Centro.

Operação Acolhida 2

As tratativas tiveram início na noite da última segunda-feira, ocasião em que o prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu o general no Palácio Rio Branco, Centro.

A operação Acolhida vem conduzindo o regramento da fronteira, o acolhimento e a interiorização de venezuelanos. Durante a reunião, o general Eduardo Pazuello explicou que a reunião é um aprofundamento para detalhar o que será a operação Acolhida em Manaus. Segundo ele, o Exército brasileiro planeja aplicar a mesma experiência adquirida na operação realizada em Roraima, na capital amazonense.

“Estamos só no início, pois é assim que começamos. O controle da ansiedade é necessário, porque vamos precisar executar o planejamento para que seja autorizada a viabilização de recursos, contratações, entre outros.  Isso não é imediato, pois requer todo esse trabalho. Estamos no caminho certo, traçando soluções juntos para começar a ter soluções nos próximos 40 dias”, frisou Pazuello.

Também participaram das discussões, representantes das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Parceria e Projetos Estratégicos (Semppe) e Casa Militar, além do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a instituição Fraternidade Sem Fronteiras (FSF).

Subcomitê

 

A proposta do Exército Brasileiro, segundo o general Pazuello, é que haja um posto de triagem intitulado subcomitê, o mesmo utilizado em Roraima com a presença de vários órgãos envolvidos na operação Acolhida, oferecendo serviços de saúde, emissão de documentação entre outros.

“Para cada especificidade da resposta, existem alguns órgãos e organizações que fazem parte dessa demanda, que é necessária para compor um subcomitê focado para o ordenamento da parte documental, triagem, abrigamento, resposta indígena, ou seja, para cada tipo de resposta, há um grupo especializado de pessoas”, explicou o general Pazuello.

A titular da Semasc, Conceição Sampaio, destacou que a Prefeitura de Manaus, desde o final de 2016 tem desenvolvido um trabalho com os refugiados venezuelanos indígenas e não indígenas.

“O Exército ficará à frente do controle dos refugiados no Estado, mas a prefeitura também terá sua participação direta nessa construção. A operação Acolhida tomou conta da situação dos refugiados lá em Roraima. Naquele momento, houve uma solicitação para que a operação pudesse chegar aqui, até em função da quantidade de pessoas, que era menor em 2016. A operação não veio, mas a realidade de 2019 nos mostra exatamente o contrário”, pontuou Conceição.

Operação Acolhida

A operação foi lançada em Roraima, em março de 2018 e reúne órgãos federais, estaduais e municipais que atuam em conjunto nas ações de acolhimento aos venezuelanos, como fornecimento de refeições, serviços de saúde, direcionamento para abrigos e a regularização documental dos refugiados que queiram permanecer no Brasil e ser distribuídos para outras regiões, juntamente com suas famílias. A operação já contabiliza ao menos 6.258 venezuelanos interiorizados em mais de 15 Estados brasileiros.

— — –

Texto – Alexsandro Machado / Semasc

Foto – Divulgação / Semasc

Notícias relacionadas

Termos encontrados Acidente Vascular Cerebral, Aids, Asma, Bronquite, Câncer de cólon, Câncer de esôfago, Câncer de fígado, Câncer de mama, Câncer de pâncreas, Câncer de próstata, Cidadania, Cirrose, colesterol, Depressão, Diabetes, Estado de Roraima, Estado do Acre, Estado do Amazonas, Gripe, Hipertensão arterial, Infarto, Ministério da Saúde, Ministro da Saúde, Prefeitura de Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Serviços
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

51507942861 6d770edc9b 1
DestaquePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

27/07/2022
52244312950 38cc93c5aa z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza workshop sobre práticas pedagógicas do Cemeapi

27/07/2022
52243243149 553511c660 z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida entrega R$ 6,2 milhões para organizações sociais atendidas no edital do Fundo Manaus Solidária

26/07/2022
52240919480 78f2d7dd60
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida enfatiza marca histórica de 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

25/07/2022
52213176112 7b47ae1ff3 w
Portal Prefeitura de Manaus

Requalificação de feiras e mercados marca um novo ciclo na vida dos permissionários da capital

25/07/2022
52233354627 ba5a379cfa
ManchetePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta condutores para o retorno do corredor exclusivo do transporte coletivo

22/07/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo