Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Adaf altera data de dia de campo sobre a vassoura-de-bruxa da mandioca em Presidente Figueiredo

13 de outubro de 2025
Compartilhar

Programação acontecerá de 14 a 17 de outubro e contempla reunião e dia de campo com agricultores do município

FOTO: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) promoverá, entre os dias 14 e 17 de outubro, uma programação de educação sanitária em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) voltada para a conscientização de produtores sobre a praga vassoura-de-bruxa da mandioca, ausente no estado. A ação tem a parceria do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

Abrindo a programação, no dia 14 de outubro, a partir das 8h, a equipe da Adaf vai comandar uma reunião para falar do assunto com atores do setor primário do município, incluindo agricultores, técnicos de instituições parceiras, lideranças indígenas e profissionais de instituições de ensino, entre outros. O encontro será no auditório do Sebrae de Presidente Figueiredo (Rua Andirás, setor 1, quadra 18, Centro).

FOTOS: Divulgação/AdafNos dias 16 e 17, a ação vai se deslocar até a Ilha do Natan, na comunidade Rumo Certo, para realizar um dia de campo, levando informações sobre os sintomas dessa praga e as principais medidas que os agricultores deverão realizar para evitar a entrada dessa praga no Amazonas. “Estaremos em contato com os agricultores, visitaremos plantações de alguns deles e o intuito é conscientizar o máximo de agricultores sobre essa nova praga, que entrou no país e que não está presente no estado do Amazonas”, explica o engenheiro agrônomo da Adaf, Acássio Eugênio.

A vassoura-de-bruxa da mandioca é uma praga que recentemente foi confirmada nos estados do Amapá e Pará e representa uma ameaça à cultura da mandioca, que tem papel importante para a economia e alimentação na Região Norte, com destaque para comunidades indígenas.

A Adaf reforça que não devem ser transportados materiais de propagação, especialmente do Amapá e Pará, para o Amazonas, como forma de evitar a entrada da vassoura-de-bruxa no estado. A doença é causada por fungo e deixa os ramos das plantas secos e deformados, que se assemelham a uma vassoura.

FOTOS: Divulgação/AdafEm caso de suspeita, a recomendação é não realizar a coleta de material por conta própria e informar a agência pelo telefone (92) 99390-1750. “Orientaremos os agricultores sobre os sintomas da praga para que, se eles identificarem algo parecido nas suas propriedades, notifiquem o quanto antes a Adaf para que possamos ir nas suas plantações e realizar as medidas fitossanitárias cabíveis de forma a identificar ou não a presença de possíveis focos dessa praga aqui no nosso estado”, completa Acássio.

Treinamento

Técnicos da Adaf receberam treinamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no dia 8 de outubro, para, entre outros pontos, reconhecer os principais sintomas da vassoura-de-bruxa da mandioca e receber orientações sobre a coleta de materiais a serem enviadas para laboratório credenciado em caso de suspeita de foco. O encontro foi comandado pelo fitopatologista da Emprapa Mandioca e Fruticultura Hermínio Souza Rocha.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Espetáculo ‘Uma História Mágica’ encanta o público no Teatro Amazonas com alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

19 de outubro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta segunda-feira

19 de outubro de 2025
Amazonas

Operação Impacto: Policiais apreendem 680 quilos de drogas em sacos de fibra

19 de outubro de 2025
Amazonas

Procon-AM realiza blitz fiscalizatória e de orientação para prevenir casos de intoxicação por metanol

18 de outubro de 2025
Amazonas

Vigilância ativa: FVS-RCP intensifica ações integradas em Parintins

18 de outubro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende casal e apreende mais de meia tonelada de entorpecentes em Manaus

18 de outubro de 2025