Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Barco Hospital São João XXIII retorna a Beruri com atendimentos de saúde

24 de outubro de 2025
Compartilhar

Unidade ficará ancorada na comunidade Castanho, a partir desta sexta-feira (24/10), com consultas, exames e cirurgias

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

O município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus) recebe, a partir desta sexta-feira (24/10), a 20ª expedição do Barco Hospital São João XXIII. A embarcação ficará ancorada na comunidade Castanho. A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Essa é a segunda expedição realizada no município e os atendimentos seguem até o dia 29 de outubro. Serão oferecidas consultas em oftalmologia, clínica geral, cirurgia geral, anestesiologia, radiologia e atendimento odontológico. A população também terá acesso a exames laboratoriais, raio-X, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, vacinação e dispensação de medicamentos. Conforme avaliação médica, são realizadas cirurgias como hérnia, vesícula, postectomia, laqueadura, vasectomia e pterígio, ampliando o alcance da assistência prestada.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta o alcance da ação, como um marco histórico na ampliação do acesso à saúde no Amazonas. “O Barco Hospital representa o compromisso do Governo do Estado em fazer com que a saúde chegue a todos os lugares, independentemente da distância. Já ultrapassamos a marca de 135 mil atendimentos desde o início das expedições, o que demonstra o impacto real dessa política pública nas comunidades do interior. Mais do que consultas, exames e cirurgias, levamos cuidado e a presença do estado para quem mais precisa”, afirmou.

O coordenador do Barco Hospital São João XXIII, Frei Matias, destaca o sucesso da ação em Beruri e a importância das parcerias locais para o êxito da missão. “A nossa expectativa é que essa expedição seja tão boa quanto a primeira realizada em Beruri. Essa missão só é possível graças à parceria com o Governo do Estado e ao apoio das equipes locais, que sempre nos recebem de braços abertos e caminham conosco”, reforçou.

O projeto conta com o apoio, também, do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT-AM), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de outras instituições parceiras.

Balanço

Desde que iniciou os atendimentos, em dezembro de 2024, o Barco Hospital já realizou cerca de 135 mil atendimentos em comunidades do interior do Amazonas. Ao todo, foram 20.205 consultas médicas realizadas, 25.908 atendimentos odontológicos, 25.165 procedimentos de enfermagem, 43.676 exames laboratoriais e de imagem, 4.194 procedimentos oftalmológicos, além de 13.856 atendimentos farmacêuticos, 1.839 cirurgias e 934 internações hospitalares.

As ações itinerantes já percorreram 18 municípios, levando assistência médica, odontológica, de enfermagem e exames especializados a locais de difícil acesso, contribuindo diretamente para o fortalecimento de saúde pública no interior do estado. Os municípios atendidos foram: Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Manacapuru, Anori, Codajás, Itacoatiara (duas vezes), Urucará, Urucurituba, Anamã, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Beruri, Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Silves.

A 19ª expedição foi realizada entre os dias 9 e 16 de outubro, no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus), totalizando 4.731 atendimentos em saúde. Durante a ação, foram efetuadas 1.061 consultas médicas, 1.389 atendimentos odontológicos e 2.125 exames, entre laboratoriais, mamografia, ultrassonografias, raio-x, eletrocardiograma e exames oftalmológicos. Também foram realizadas 112 cirurgias registradas e 44 internações cirúrgicas.

Os exames são destinados a pacientes adultos que já passaram por atendimento e têm encaminhamento emitido pelo Complexo Regulador do Amazonas. Durante as consultas realizadas pelos médicos a bordo do Barco Hospital São João XXIII, também é possível receber o encaminhamento. No caso da mamografia, as mulheres a partir dos 40 anos não precisam do encaminhamento. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estrutura e sustentabilidade

Com estrutura hospitalar distribuída em quatro andares, o Barco Hospital São João XXIII conta com 14 leitos, sendo dez destinados à internação e quatro à recuperação pós-cirúrgica. A unidade fluvial é totalmente equipada para a realização de cirurgias de pequena e média complexidade, além de atendimentos em consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos.

O espaço dispõe, ainda, de sala de medicação e vacinação, leitos de enfermaria e equipamentos modernos para exames, como eletrocardiograma e análises clínicas em laboratório próprio. Para garantir o suporte às ações, o barco possui duas ambulanchas destinadas à remoção de pacientes e apoio logístico, além de sistemas de tratamento de esgoto, que asseguram uma operação ambientalmente sustentável.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Teatro da FUnATI emociona público com espetáculo sobre a cultura amazônica em fórum nacional

24 de outubro de 2025
Amazonas

Empresa no Distrito Industrial é multada pelo Ipaam em mais de R$ 100 mil por operar sem licença

24 de outubro de 2025
Amazonas

Ipaam e Batalhão Ambiental da PM apreendem cinco toneladas de peixe sem documentação no bairro Educandos

24 de outubro de 2025
Amazonas

Dia Mundial Contra a Pólio: Amazonas reforça ações para fortalecer a imunização infantil

24 de outubro de 2025
Amazonas

Manaus 356 anos: Governo do Estado celebra aniversário da capital com avanços e investimentos em setores essenciais

24 de outubro de 2025
Amazonas

No Amazonas, mais de 42 mil alunos da rede estadual deverão fazer o Enem 2025

24 de outubro de 2025