Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Comissão técnica do sistema de licenciamento da prefeitura tem alta de 7% no número de processos em 2025

17 de outubro de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), teve um aumento de 7,2% no número de processos analisados pela Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU), de janeiro a setembro de 2025, comparando com igual período de 2024. No acumulado do ano, são 488 procedimentos, contra 455 do ano anterior.

Outro incremento do colegiado é de 15% nos processos de Certidão de Uso do Solo analisados. Este ano foram 395 processos, contra 343 de 2024.

No mês de setembro, a comissão analisou 43 certidões, contra 38 de 2024, uma alta de 13%. A CTPCU fez a análise de 488 processos este ano, incluindo os de desmembramento (31) e Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV), com 62.

“Os números refletem o fortalecimento da política de planejamento urbano de Manaus, ancorada na transparência e na eficiência dos processos. A análise criteriosa, principalmente referente a mudança de uso, entre outras demandas, garante que o crescimento da cidade ocorra de forma ordenada, sustentável e alinhada ao interesse coletivo. Nosso compromisso é continuar aprimorando os instrumentos técnicos e legais que orientam o desenvolvimento urbano, assegurando que Manaus avance com equilíbrio e qualidade de vida para todos”, comentou o presidente da comissão e diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro.

A comissão técnica compõe, em caráter permanente e consultivo, juntamente com os órgãos da administração direta e indireta e com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), o Sistema Municipal de Planejamento Urbano.

Instrumento

Instrumento da política urbana municipal, instituído pelo Estatuto da Cidade, Lei Federal 10.257/2001, o EIV é uma exigência prevista na Lei Municipal 1.838/2014 para implantação de empreendimentos de significativo impacto urbano-ambiental.

O Estudo de Impacto de Vizinhança faz a análise e informação prévia para o poder público municipal quanto às repercussões da implantação de empreendimentos e atividades impactantes, privadas ou públicas, de forma a evitar desequilíbrios no crescimento das cidades; garantir condições mínimas de qualidade urbana; zelar pela ordem urbanística e pelo uso socialmente justo e ambientalmente equilibrado dos espaços urbanos. 

A CTPCU faz reuniões semanais, às segundas-feiras e quintas, às 14h, no formato virtual.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação e Maxwell Oliveira/Implurb

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura promove treinamento sobre código de ética

17 de outubro de 2025
Manaus

Manausprev é destaque com cases de gestão premiada no 2º Congresso Rondoniense de Previdência

17 de outubro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus envia à CMM PLOA 2026

17 de outubro de 2025
Manaus

Prefeitura entrega premiações do sétimo sorteio do IPTU Premiado

17 de outubro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica dragagem de igarapés

17 de outubro de 2025
Manaus

PMM recupera rua Barcelos e melhora mobilidade na Praça 14

17 de outubro de 2025