Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Concerto “Lux Aeterna” homenageia Maestro Branco e Hermeto Pascoal no Teatro Amazonas

15 de outubro de 2025
Compartilhar

Em clima de reverência e virtuosismo, a Amazonas Band conduziu o público do Teatro Amazonas por um concerto dedicado à memória

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Teatro Amazonas recebeu, na terça-feira (14/10), o concerto “Lux Aeterna – À memória de Maestro Branco e Hermeto Pascoal”, apresentado pela Amazonas Band sob regência do maestro Rui Carvalho. O espetáculo, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, reuniu o público em uma noite de emoção, virtuosismo e celebração do legado de dois ícones da música brasileira.

Com duração de 1h20, o concerto integrou o calendário de programações do Teatro Amazonas e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos artistas e da produção musical brasileira. O programa incluiu obras que dialogam entre o jazz e a música popular, com arranjos inéditos preparados ao longo de 2025 especialmente para a Amazonas Band.

Sob a regência de Rui Carvalho, a apresentação teve como destaque a execução da obra “Réquiem”, composta pelo próprio maestro. Dividida em quatro partes – Lamento, Prece, Senda e Lux Aeterna -, a peça foi escrita durante a pandemia e traduz o sentimento de reflexão e esperança diante da finitude da vida. “Essa composição nasceu em um período difícil, de muitas perdas, e só é apresentada quando existe um motivo especial. Hoje, dedicamos a Maestro Branco e a Hermeto Pascoal, dois grandes mestres que deixaram marcas profundas na música brasileira”, explicou Rui.

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia CriativaO maestro também destacou a importância de José Roberto, conhecido como Maestro Branco, em sua trajetória. O arranjador e compositor foi uma figura marcante na formação do maestro, com quem manteve uma relação próxima e de aprendizado. Seu mestrado, inclusive, foi dedicado ao amigo e mentor, a quem se referiu como um verdadeiro professor de arranjo e inspiração artística.

A homenagem contou com a participação especial do Madrigal do Amazonas, que se uniu à banda em momentos de destaque do concerto, como Réquiem e Na Baixa do Sapateiro. “Foi uma alegria trabalhar com o Madrigal e ver o Teatro Amazonas lotado, com um público tão receptivo. A energia da plateia coroou essa noite de celebração”, completou o maestro.

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia CriativaO repertório também incluiu interpretações de obras consagradas como As Três Marias (Wayne Shorter), Maiden Voyage (Herbie Hancock), Pizindim (Evaldo Gouvêa e Jair Amorim), Bahia (Ary Barroso), Serrado, Flor de Lis e Samba Dobrado (Djavan).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Espetáculo ‘Uma História Mágica’ encanta o público no Teatro Amazonas com alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

19 de outubro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta segunda-feira

19 de outubro de 2025
Amazonas

Operação Impacto: Policiais apreendem 680 quilos de drogas em sacos de fibra

19 de outubro de 2025
Amazonas

Procon-AM realiza blitz fiscalizatória e de orientação para prevenir casos de intoxicação por metanol

18 de outubro de 2025
Amazonas

Vigilância ativa: FVS-RCP intensifica ações integradas em Parintins

18 de outubro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende casal e apreende mais de meia tonelada de entorpecentes em Manaus

18 de outubro de 2025