Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Estudantes da rede estadual são premiados em concurso nacional sobre segurança e saúde nas escolas

10 de outubro de 2025
Compartilhar

Evento na Escola Estadual Marechal Hermes marcou, também, o lançamento do Concurso Cultural Segurança e Saúde nas Escolas 2025

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Em homenagem ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, celebrado nesta sexta-feira (10/10), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar recebeu, na Escola Estadual Marechal Hermes, o evento de premiação dos vencedores amazonenses do Concurso Cultural Segurança e Saúde nas Escolas 2024 e o lançamento da edição 2025 da iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT/MTE).

A atividade reuniu estudantes, professores e gestores das escolas da rede pública, que participaram das quatro categorias do concurso: desenho, frase, redação e vídeo. No último ano, o Amazonas enviou mais de 5 mil trabalhos, entre capital e interior, alcançando destaques nacionais em todas as categorias, com premiações entre os três primeiros colocados do país.

Na categoria “Desenho”, Helena Machado, da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Arminda, conquistou o 2º lugar nacional, e Emilly Souza, da Escola Estadual Geny Bentes, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), ficou em 6º lugar.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Na categoria “Frase”, o Amazonas levou o 1º lugar com Katarina Diaz, da Escola Estadual Altair Severiano Nunes, e o 5º lugar com Larissa Vieira, da Escola Estadual Paula Ângelo Francinetti.

Na “Redação”, a aluna Mariana Oliveira, da Escola Estadual de Tempo Integral Brandão de Amorim, foi 1º lugar nacional, seguida por Anahi Lima, da Escola Estadual Dom Gino Malvestio, em Parintins (3º lugar), e outra representação amazonense em 10º lugar, pela Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo.

E na categoria “Vídeo”, o estado também foi destaque: Heloísa Alecrim, da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, conquistou o 1º lugar, e Djoulisa Alcindor, da Escola Estadual de Tempo Integral Nossa Senhora das Graças, ficou em 2º lugar.

A premiação para os trabalhos ranqueados no top 3 da etapa nacional do concurso foi: smartphones para os alunos, tablets para os professores e notebook para as escolas.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Edição 2025

Durante o evento, também foi feito o lançamento oficial do Concurso Cultural 2025, que já está com inscrições abertas. Este ano, os trabalhos devem abordar o tema “Resíduos Sólidos Urbanos”, e podem ser inscritos até o dia 31 de outubro, por meio das escolas. As produções poderão concorrer nas quatro categorias tradicionais: desenho, frase, redação e vídeo.

A auditora fiscal do trabalho Juliana Carvalho destacou a importância da participação da rede estadual na iniciativa, que tem se consolidado nacionalmente.

“O envolvimento das escolas da Secretaria de Educação tem sido fundamental para o sucesso do concurso. Isso se reflete nas conquistas que o Amazonas vem alcançando em nível nacional. Nosso objetivo é formar cidadãos críticos, conscientes de seus direitos e do papel que desempenham na sociedade. Para este ano, queremos ampliar o número de CIPAs Escolares ativas em todo o estado”, afirmou.

A escolha da Escola Estadual Marechal Hermes para sediar o evento também teve significado especial: a unidade é uma das quatro escolas da rede que possuem Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas (CIPA) Escolar ativas, ao lado da EE Vicente Telles de Souza, EE Professora Lecita Fonseca e EE Ruy Araújo. A CIPA atua na prevenção de riscos, promoção de ações de segurança e saúde mental e no fortalecimento da cultura de prevenção entre estudantes e servidores.

A diretora da Escola Estadual Vicente Telles de Souza, Márcia Regina de Souza, também participou do evento e destacou a relevância do reconhecimento recebido.

“A CIPA da nossa escola fez um trabalho de mapeamento dos ambientes, identificando locais de risco e promovendo ações educativas. Receber esse prêmio é um reconhecimento a uma boa prática que mobilizou toda a comunidade escolar”, afirmou.

Ao final do encontro, os organizadores reforçaram o convite às escolas da rede estadual para participarem da edição 2025 do concurso. Os 10 melhores trabalhos de cada categoria irão compor um livro digital (e-book), que será divulgado nas redes sociais e páginas oficiais das instituições envolvidas. o edital de inscrição, com mais informações, pode ser acessado em: https://bit.ly/Regulamento_Concurso_MTE.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Circuito da Alegria encerra programação do Mês das Crianças com tarde de diversão no Parque Rio Negro

20 de outubro de 2025
Amazonas

Amazonas ocupa 3º lugar no ranking nacional de perfis genéticos e se destaca na genética forense

20 de outubro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas dá apoio técnico e investe recursos na 26ª Exposição Agropecuária de Humaitá

20 de outubro de 2025
Amazonas

Amazonas leva empresas e produtos da sociobiodiversidade à 2ª Exposição Econômica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa em Macau

20 de outubro de 2025
Amazonas

Cetam abre inscrições para 67.200 vagas gratuitas em cursos de Qualificação Profissional na modalidade EaD

20 de outubro de 2025
Amazonas

Espetáculo ‘Uma História Mágica’ encanta o público no Teatro Amazonas com alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

19 de outubro de 2025