Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP capacita profissionais para atuação em casos de intoxicação por metanol

15 de outubro de 2025
Compartilhar

Evento integra ações de vigilância para prevenir e responder a emergências em saúde pública

FOTO: Jheffeson Coelho/ FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (15/10), o webinar “Manejo Clínico de Paciente com Suspeita de Intoxicação por Metanol”, voltado a profissionais de saúde. O encontro teve como objetivo atualizar protocolos clínicos e fortalecer a rede de vigilância frente aos riscos de intoxicação química.

A atividade faz parte das ações do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs Amazonas), da FVS-RCP, responsável por coordenar a detecção, monitoramento e resposta a emergências em saúde pública no estado.

O webinar foi conduzido pela médica toxicologista Patrícia Drumond, referência nacional em toxicologia clínica, com mediação da farmacêutica Vivian Pereira, coordenadora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Amazonas (CIATox-AM).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o evento integra as ações de preparação da rede de assistência à saúde para a identificação precoce, resposta rápida e tratamento adequado de casos suspeitos de intoxicação por metanol, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

“Reforço que, até o momento, o Amazonas não registra casos suspeitos, mas o risco existe. A intoxicação por metanol é um evento de saúde pública. Esse treinamento on-line tem o objetivo de fortalecer a capacidade dos profissionais de saúde para reconhecer precocemente os sinais clínicos e agir de forma oportuna diante de possíveis ocorrências”, destacou Tatyana.

Durante a apresentação da médica Patrícia Drumond, foi abordada a importância do diagnóstico diferencial e do tratamento específico nos casos de intoxicação por metanol. “É importante identificar os quadros clínicos que diferenciam a intoxicação por metanol de outras condições parecidas como cetoacidose alcoólica e diabética e intoxicação por outras substâncias tóxicas e reforçou a necessidade de identificação precoce e manejo adequado para evitar complicações graves”, destacou.

O webinar também reforçou a importância da integração entre os serviços de saúde, a vigilância em saúde e o CIATox-AM, que oferece suporte técnico especializado em casos de intoxicação por metanol, medicamentos e agentes biológicos. O vídeo completo da apresentação está disponível no canal oficial da FVS-RCP no YouTube.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Procon-AM realiza blitz fiscalizatória e de orientação para prevenir casos de intoxicação por metanol

18 de outubro de 2025
Amazonas

Vigilância ativa: FVS-RCP intensifica ações integradas em Parintins

18 de outubro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende casal e apreende mais de meia tonelada de entorpecentes em Manaus

18 de outubro de 2025
Amazonas

Departamento de Operações Aéreas da SSP-AM realiza resgate aeromédico de idosa e criança

18 de outubro de 2025
Amazonas

Ações continuadas do Governo Presente realizam mais de 3,1 mil atendimentos na área da saúde e cidadania na zona norte da capital

18 de outubro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas e Einstein Hospital impulsionam inovação em saúde no estado

17 de outubro de 2025