Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas apoia ações de popularização da ciência em São Gabriel da Cachoeira

13 de outubro de 2025
Compartilhar

Iniciativa leva conhecimento científico às escolas do município, via Programa POP CT&I, da Fapeam

Fotos: Acervo da pesquisadora do Inpa, Neusa HamadaCom apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), serão realizadas, entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, ações de popularização da ciência em três escolas públicas de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus). A iniciativa é amparada via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e promove oficinas, jogos educativos e maquetes interativas.

As atividades devem acontecer no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), na Escola Estadual Sagrada Família e na Escola Municipal Indígena Duraka Capuamu, na comunidade Ilha de Camanaus. O objetivo é mostrar a importância dos insetos aquáticos para a vegetação ripária e a manutenção da vida dos ecossistemas amazônicos. A ação também inclui o lançamento de um livro trilíngue (português, tucano e nheengatu) sobre os insetos aquáticos, promovendo o conhecimento científico em línguas indígenas.

Coordenado pela pesquisadora e doutora em Entomologia, Neusa Hamada, da Coordenação de Biodiversidade do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o projeto “Insetos e Conservação no Alto Rio Negro: Divulgação Científica para a Preservação dos Ambientes Aquáticos” busca aproximar a comunidade escolar e os pesquisadores, promovendo a conscientização ambiental, o fortalecimento do ensino de ciências e a valorização das línguas e culturas indígenas.

Para a coordenadora, a realização do projeto é fundamental para aproximar a ciência das comunidades indígenas e promover o diálogo entre conhecimento científico e saberes tradicionais.

“Interiorizar a informação é reconhecer que o conhecimento não deve ficar restrito aos grandes centros, mas precisa dialogar com as pessoas que vivem e cuidam dos territórios. Buscamos despertar o interesse dos jovens pela pesquisa científica e pela conservação da biodiversidade regional, afinal de contas, só é possível preservar o que se conhece”, destaca Neusa.

Lançamento do Livro

Em parceria com professores indígenas da rede pública local, a publicação busca preencher uma lacuna de termos científicos nessas línguas e contribuir para a valorização dos saberes tradicionais, ampliando o acesso ao conhecimento científico e fortalecendo o ensino de ciências nas escolas.

Segundo a pesquisadora, a ideia do livro surgiu do desejo de tornar o conhecimento científico acessível a todos e valorizar a diversidade linguística e cultural da Amazônia.

“Selecionamos essas línguas porque são cooficiais no município. Assim, o livro permitirá que crianças, jovens e demais membros das comunidades indígenas leiam sobre insetos aquáticos em suas próprias línguas. Isso representa um avanço importante na inclusão linguística e cultural da divulgação científica na região”, explica a pesquisadora.

Fomento Científico

De acordo com Neusa Hamada, com o financiamento da Fapeam o projeto passa a contribuir na aproximação entre educação científica e comunidades locais da Amazônia.

“O apoio da Fapeam é de extrema importância, pois incentiva e fortalece a divulgação científica e a popularização da ciência através de editais específicos. Esse tipo de apoio permite transformar as pesquisas em ações concretas de educação, comunicação e preservação ambiental, ampliando o alcance da ciência e fortalecendo o diálogo entre pesquisadores e comunidades da Amazônia”, ressaltou.

Sobre o POP CT&I

O programa tem como objetivo fomentar a realização de ações e eventos de popularização científica, em formatos presencial, virtual ou híbrido, com ênfase nas atividades desenvolvidas no interior do Amazonas.

Por meio do financiamento à produção e à distribuição de materiais educativos, contribui para democratizar o acesso ao conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2025 e consolidar a Política Pública de CT&I do Estado.

Agenda Fapeam

Confira a relação de eventos científicos e tecnológicos programados para o segundo semestre de 2025, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, com informações sobre datas, coordenadores, municípios e instituições executoras: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Espetáculo ‘Uma História Mágica’ encanta o público no Teatro Amazonas com alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

19 de outubro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta segunda-feira

19 de outubro de 2025
Amazonas

Operação Impacto: Policiais apreendem 680 quilos de drogas em sacos de fibra

19 de outubro de 2025
Amazonas

Procon-AM realiza blitz fiscalizatória e de orientação para prevenir casos de intoxicação por metanol

18 de outubro de 2025
Amazonas

Vigilância ativa: FVS-RCP intensifica ações integradas em Parintins

18 de outubro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende casal e apreende mais de meia tonelada de entorpecentes em Manaus

18 de outubro de 2025