Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas apoia estudo que mapeia impactos da crise climática em comunidades vulneráveis

14 de outubro de 2025
Compartilhar

Iniciativa da Teto Brasil contou com o suporte das equipes sociais da UGPE para levantar dados em territórios na capital

Foto:TIAGO CORREA_UGPE

A Organização Não Governamental Teto Brasil lançou, nesta terça-feira (14/10), em Brasília, o Panorama Climático das Favelas e Comunidades Invisibilizadas. O estudo, que mapeia os impactos da crise climática em comunidades vulneráveis no país, contou com o apoio do Governo do Amazonas, no levantamento das informações em Manaus.

As equipes que atuam no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), deram suporte na aplicação de questionários e entrevistas com lideranças comunitárias de diferentes zonas da capital amazonense.

O Prosamin+ reassenta populações de áreas de risco, promovendo saneamento básico e requalificação urbanística para mitigar os efeitos das alagações. As obras do programa ajudam a reduzir os impactos causados pelas mudanças climáticas. As equipes da área social do programa possuem expertise nesse contato com as comunidades.

Foto:TIAGO CORREA_UGPE

A parceria entre a Teto Brasil e o Governo do Amazonas foi formalizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica, assinado em julho deste ano, com o objetivo de facilitar o acesso às comunidades e apoiar a execução do estudo no território amazonense. O estudo inédito mapeou os impactos da crise climática em 119 favelas e comunidades de todas as regiões do Brasil.

O estudo reúne dados quantitativos e qualitativos obtidos a partir da escuta direta de moradores e lideranças locais, revelando como a crise climática afeta o cotidiano de comunidades marcadas por múltiplas vulnerabilidades e, frequentemente, invisibilizadas em levantamentos tradicionais, segundo a organização.

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que a colaboração reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a sustentabilidade ambiental e a inclusão social. “O Prosamin+ tem como missão melhorar a qualidade de vida das populações mais vulneráveis, e contribuir com um estudo dessa relevância é parte de nossa responsabilidade socioambiental”, afirma Campêlo.

De acordo com a subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, a equipe social do Prosamin+ apoiou a Teto Brasil na aplicação de questionários com entrevistas a lideranças das comunidades da Sharp, na zona leste, Manaus 2000 e Morro da Liberdade, zona sul, além da Cachoeira Grande, na zona oeste. “Nosso papel foi facilitar o acesso aos territórios e contribuir com informações locais. Essa parceria foi essencial para ampliar o alcance da pesquisa e incluir a perspectiva amazônica no diagnóstico nacional sobre os impactos da crise climática, além de outras vulnerabilidades sociais”, contou.

Foto:TIAGO CORREA_UGPEPara a diretora de Relações Institucionais e Incidência da Teto Brasil, Camila Jordan, o estudo traz à tona realidades que precisam de maior destaque no debate climático nacional. “Ouvir quem vive diariamente os impactos das mudanças climáticas é fundamental para construir políticas públicas mais justas e eficazes”, ressalta.

Jordan acrescenta, ainda, que a parceria da organização com a equipe da UGPE demonstra que, quando sociedade civil e governo trabalham em conjunto, é possível ir mais longe. “Esperamos, com este exemplo, demonstrar a importância da colaboração para levar justiça climática aos territórios que estão na linha de frente dos impactos, como o programa Prosamin+ já vem fazendo”, completa.

Sobre a organização

A Teto Brasil é uma organização que atua desde 2006, formada por jovens voluntários que implementam iniciativas de moradia e habitat em favelas precárias ao lado dos moradores, fortalecendo as capacidades para desenvolver comunidades autogeridas e, assim, superar a pobreza no país.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Espetáculo ‘Uma História Mágica’ encanta o público no Teatro Amazonas com alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

19 de outubro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta segunda-feira

19 de outubro de 2025
Amazonas

Operação Impacto: Policiais apreendem 680 quilos de drogas em sacos de fibra

19 de outubro de 2025
Amazonas

Procon-AM realiza blitz fiscalizatória e de orientação para prevenir casos de intoxicação por metanol

18 de outubro de 2025
Amazonas

Vigilância ativa: FVS-RCP intensifica ações integradas em Parintins

18 de outubro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende casal e apreende mais de meia tonelada de entorpecentes em Manaus

18 de outubro de 2025